Desenvolvimento Embrionário E Gestação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Advertisements

SEGUNDA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO
REPRODUÇÃO HUMANA.
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
FERTILIZAÇÃO Citologia e Embriologia – Vera Vargas, 2011.
Segunda Semana Vera Vargas, 2011.
Desenvolvimento embrionário.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
A vida antes do nascimento
Reprodução humana Recapitulando ….
Uma Produção do Professor Aldinho:
Embriologia Humana Fecundação e Segmentação
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Na trompa o óvulo é fecundado pelo espermatozóide
EMBRIOLOGIA.
FECUNDAÇÃO.
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Sistema Reprodutor Feminino
AULA 06 GAMETOGÊNESE.
FISIOLOGIA HUMANA REPRODUÇÃO.
EMBRIOLOGIA.
Transmissão da vida.
Embriologia.
Anexos embrionários dos mamíferos
E.E.E.M. ADOLFO FETTER EMBRIOLOGIA Maria Cecília Monteiro.
Anatomia do Sistema Reprodutor Gametogénese
Sistema Reprodutor.
FECUNDAÇÃO É a união do óvulo com o espermatozóide resultando num ovo ou zigoto. Apenas a cabeça do espermatozóide, contendo o núcleo, penetra no óvulo.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Desenvolvimento Embrionário Embriogênese Humana
Desenvolvimento embriológico humano
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
- Meiose Quiz 1 – uma é falsa Histologia e Embriologia – UBM I
Prof.: Alessandra Casimiro
Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
EMBRIOLOGIA.
Uma Viagem maravilhosa!
Gravidez, Gestação e Parto
REPRODUÇÃO HUMANA.
O que é gametogênese?.
Profª Elisangela Freitas
Embriologia.
Embriologia Humana Fecundação e Segmentação
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Transmissão da Vida.
FECUNDAÇÃO Aspectos gerais dos gametas envolvidos.
Transmissão da vida.
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Clinica Dale 20 anos.
Valeska Silva Lucena  É o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. Começa no momento da fertilização do óvulo,
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
Prof. Bartolomeu Garcia
Biologia 12 Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade 1 Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano.
DESENVOLVIMENTO HUMANO Professora: Ana Cristina Acorsi Etges
Anexos embrionários Mamíferos.
Fecundação “Processo durante o qual um gameta masculino se une a um gameta para formar uma célula, o zigoto” Local e Fases Passagem do espermatozóide pela.
Ciências Naturais – 9.o ano
Segunda Semana Vera Andrade, 2016.
Para recordar a aula anterior... Algumas questões.... Uma pequena animação...
Aparelho Reprodutor Feminino
FISIOLOGIA REPRODUTIVA FERTILIZAÇÃO, CLIVAGEM, IMPLANTAÇÃO
Ciclos sexuais femininos
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Embrionário E Gestação Fecundação Desenvolvimento Embrionário E Gestação 1

Espermatogénese / Oogénese É contínua a partir da puberdade. A fase de multiplicação ocorre até ao final da vida. O aumento de volume das células germinativas, na fase de crescimento, é quase imperceptível. A citocinese que ocorre na fase da maturação origina células iguais. Ocorre em ciclos, desde a puberdade até à menopausa. A fase de multiplicação ocorre apenas durante alguns meses da vida intra – uterina. Verifica-se um grande aumento de volume das células germinativas na fase de crescimento. A citocinese, na fase de maturação, origina células de diferentes dimensões.

Fecundação 3

Morfologia do Oócito II / Óvulo - O oócito II é uma célula esférica, sem meios de locomoção; - Desloca-se em direcção ao útero, por contracções da trompa de Falópio e movimentos ciliares do seu epitélio. - Apresenta o citoplasma rico em substâncias nutritivas para alimentar o embrião nos primeiros dias.

Fecundação Durante uma ejaculação, são lançados na vagina 50 a 130 milhões de espermatozóides. Os espermatozóides movimentam-se em direcção ao oócito II, mas somente alguns conseguem alcançá-lo Apenas um só espermatozóide vai fecundar o oócito II. 5

Fecundação O oócito II tem uma duração de 24 horas O espermatozóide uma duração de 72 horas. As Trompas de Falópio são o local de fecundação; As células foliculares produzem e libertam uma substância que atrai os espermatozóides; Os espermatozóides introduzem-se entre as células foliculares ; A zona pelúcida possui receptores específicos que vão reconhecer um só espermatozóide.

Fecundação - Reacção Acrossómica A zona pelúcida do oócito II reconhece o espermatozóide Células foliculares /

Fecundação - Reacção Acrossómica Libertação de enzimas pelo acrossoma que vão digerir a zona pelúcida e permitir que a cabeça do espermatozóide seja absorvida pelo oócito II.

Fecundação Conclusão da divisão II da Meiose, formando-se o óvulo e o 2º glóbulo polar; Formação da membrana de fecundação, impedindo a entrada de mais espermatozóides; Fusão dos núcleos dos dois gâmetas ( espermatozóide e óvulo) – Cariogamia; - Formação do ovo ou zigoto .

Fecundação

Embriogénese ou Desenvolvimento Embrionário 11

Embriogénese ou Desenvolvimento embrionário - Após a formação do ovo ou zigoto, inicia-se o desenvolvimento embrionário ou embriogénese, o qual termina com o nascimento. - Embora os fenómenos da embriogénese sejam contínuos, podemos considerar dois períodos: - Período embrionário , dura 8 semanas e no fim todos os órgãos estão já totalmente esboçados ( EMBRIÃO ). - Período fetal, dura as restantes semanas e corresponde ao desenvolvimento dos órgãos e ao crescimento do FETO.

Embriogénese FASES do Desenvolvimento Embrionário - Crescimento – por multiplicação das células (Mitoses) e aumento do seu volume. - Morfogénese – movimentos celulares que se colocam em função das estruturas que vão formar. Formam-se três camadas de células embrionárias. - Diferenciação celular – especialização estrutural e bioquímica da ectoderme, endoderme e mesoderme, para formar tecidos, órgãos e sistemas de órgãos.

Desenvolvimento embrionário Crescimento (Mitoses) 48 horas 26 a 36 horas 3 dias Mórula 4 dias Morfogénese Nidação 7 dias Blastocisto 5 a 6 dias 14

Desenvolvimento embrionário Dá origem ao embrião Morfogénese Produzem enzimas para digerir as células do endométrio (Nidação) ( 4 dias – Útero ) 15

Desenvolvimento embrionário Nidação 7 dias Nidação (ou Implantação) (7º dia) é a penetração do Blastocisto por entre as células da mucosa uterina (Endométrio) As células do trofoblasto aderem à zona superficial do endométrio A Nidação é um momento muito importante no desenvolvimento do novo ser.

Desenvolvimento embrionário Nidação 7 dias - O Trofoblasto produz enzimas para digerir as células do endométrio (Nidação) - O início da implantação do Blastocisto marca o final da 1ª semana.

Embriogénese - Morfogénese Ao nível do botão embrionário ocorrem divisões celulares e movimentos celulares e formam: Gástrula 18

Diferenciação celular

Anexos embrionários Embrião com 4 semanas :

Anexos embrionários 21

Anexos embrionários - Âmnio – membrana que delimita a cavidade amniótica, cheia de líquido amniótico. Protege o embrião da dessecação, de choques mecânicos e das variações de temperatura. - Córion – membrana mais exterior que rodeia o embrião e intervém na formação da placenta, formando uma extensa superfície de trocas. - Vesícula vitelina e alantóide, muito reduzidos e vão dar origem ao cordão umbilical.

Placenta - Fotografia Vilosidades do córion do embrião + o endométrio do útero da mãe. - Forma de disco, responsável pelas trocas selectivas de nutrientes e produtos de excreção entre o embrião e o corpo materno. 23

Placenta - Funções 24 Vilosidades do Córion Nutrientes Endométrio do útero da Mãe 24

Regulação Hormonal na Gravidez A hormona gonadotropina coriónica humana (HCG), libertada pelo embrião, impede a degeneração do corpo amarelo ( efeito semelhante à LH) que continua a produzir estrogénios e progesterona para manter o endométrio e permitir a nidação 25

Concentração Hormonal Regulação Hormonal Fecundação e nidação

Regulação Hormonal -Ás 8 semanas dá-se o declinio da produção de HCG e o corpo amarelo degenera. -A produção de estrogénios e progesterona é assegurada pela placenta. 27

Teste de Gravidez HCG é eliminada através da urina . 28

Importância das Hormonas Estrogénios e Progesterona: Aumento dos seios; Obstrução do cérvix ou colo do útero; Crescimento da placenta; Aumento do útero; Bloqueio dos ciclos.

Parto Ruptura do saco amniótico Feto de 9 meses Dilatação do colo do útero

Parto 31

Parto 32

Regulação Hormonal no Parto Produz Hipófise posterior + Dilatação do colo do útero

Como se forma o leite materno?

Como se forma o leite materno? Complexo Hipotálamo - Hipófise A sucção efectuada pelo bebé actua nos Produzida pelo hipotálamo é armazenada e libertada pela hipófise posterior Produzida pela hipófise anterior 35

Lactação – Regulação hormonal -A produção de leite materno é controlada por várias substâncias, entre as quais a hormona prolactina, produzida pela hipófise anterior. -Durante a gravidez os elevados níveis de estrogénios e progesterona exercem um feedback negativo sobre a produção de prolactina. -A placenta é expulsa e os níveis de estrogénios e progesterona diminuem e a prolactina é produzida e estimula as células secretoras das glândulas mamárias que produzem o colostro e a seguir o leite. -A libertação do leite é controlada pela oxitocina.