BAIXA IDADE MÉDIA “MUDANÇAS NA EUROPA”. TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO Sociedade reclusa ∟ Expansão árabe ∟ Vikings ∟ Hunos ∟ Epidemias ∟ Fome.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
As Cruzadas e o Renascimento Comercial e Urbano
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
Europa Século XI (1001 – 1100) Século XII (1101 – 1200)
Crise Feudal, Cruzadas e Renascimento Comercial e Urbano.
Baixa Idade Média séculos X - XV
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A baixa Idade Média e a crise do feudalismo
MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
As transformações geradas com o Renascimento Urbano e Comercial
As Cruzadas (1096 – 1270)   Transformações na Europa Ocidental (sec. X e XI)   Fim das invasões bárbaras Diminuição do clima de insegurança Crescimento.
As Cruzadas – Baixa Idade Média
Baixa Idade Média Séculos X – XV Professor Marcito.
Anna Lavínia Mirella Larissa
e o renacimento comercial
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
BAIXA IDADE MÉDIA “MUDANÇAS NA EUROPA”.
MERCADO, RIQUEZA E AS TÉCNICAS DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL
O último paga o churrasco
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de.
A Baixa Idade Média A crise do feudalismo.
FEUDALISMO.
A PASSAGEM DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA:
Baixa Idade Média Igreja medieval Cruzadas Renascimento:
Baixa Idade Média A desagregação do Feudalismo
BAIXA IDADE MÉDIA.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
IDADE MÉDIA ALTA BAIXA V x XV AS CRUZADAS QUEDA QUEDA DE
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
IDADE MÉDIA Séc. V - XV O Século das Trevas?
Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas.
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
A IDADE MÉDIA. AS BASES DA NOBREZA FEUDAL Trabalhadores x guerreiros (a elite feudal) As relações de Suserania e Vassalagem (forjam a figura do rei,baseada.
O FEUDALISMO.
Conteúdo de História – 7º ano Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Diferenciar suserania e vassalagem [2][2] Caracterizar a inter-relação.
BAIXA IDADE MÉDIA CARACTERÍSTICAS: transformações na sociedade feudal: início da crise do feudalismo. + início da superação das estruturas feudais. + progressiva.
Estados Nacionais Modernos
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
As Cruzadas Baixa Idade Média.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Origem Local: Palestina (integrava o império romano) Fundador: Jesus Cristo O cristianismo encontra condições favoráveis na Palestina pois os judeus eram.
O DIREITO CANÔNICO. IDADE MÉDIA QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO PROTEÇÃO MILITAR DA POPULAÇÃO, COMÉRCIO E COMUNICAÇÃO FALTA DE TRABALHO PARA OS HOMENS LIVRES.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
BAIXA IDADE MÉDIA Características desse período: Fim da autonomia dos sr feudal (poder local) Fim do poder universal da Igreja ( hegemonia) ***************************************
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Reino Franco e Império Carolíngio.
Declínio do modelo feudal
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
REVISÃO UEM. A civilização grega na antiguidade: Na época dos genos estava organizada em propriedades coletivas; A pólis de Atenas existia em torno da.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
A União Ibérica. Retorno ao Norte de África A crise do império oriental, na segunda metade do séc. XVI, levou muitos portugueses a defenderem o regresso.
A divisão histórica ocidental O termo Idade Média foi inventado em um determinado momento e um certo lugar. E com motivo específico. Foi no século XVI.
“ uma peregrinação de cunho militar decidida pelo papa (Urbano II) que concede a seus participantes privilégios temporais e espirituais e lhes determina.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Capítulo 6.2 – Visões do Paraíso
BAIXA IDADE MÉDIA “MUDANÇAS NA EUROPA”.
SÉCULO 14: O MEDIEVO EM CRISE?.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULO XI AO XV.
O Islamismo.
A EUROPA DO SÉCULO VI AO SÉCULO XII
Transcrição da apresentação:

BAIXA IDADE MÉDIA “MUDANÇAS NA EUROPA”

TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO Sociedade reclusa ∟ Expansão árabe ∟ Vikings ∟ Hunos ∟ Epidemias ∟ Fome

TRANSFORMAÇÕES NO FEUDALISMO Charrua Rotação trienal de culturas Novo sistema de tração ∟ Colhera → Peito do animal Moinhos ∟ Roda d’água ∟ Vento

CONSEQUÊNCIAS Aumento ∟ produtividade ∟ área plantada ∟ população ∟ mão-de-obra + riqueza ∟ Senhor feudal ∟ Igreja X-XIII → Auge do feudalismo

AUGE DO FEUDALISMO Nobreza e clero Burgos ∟ Êxodo rural ∟ Centros urbanos ∟ Oficinas artesanais ∟ Comércio ∟ Bancos → moeda ∟ Burguesia

PRODUÇÃO ARTESANAL Mestre de ofício Aprendizes ∟ anos Jornaleiros Feiras ∟ Champagne ∟ Itália-Flandres

CRISE SOCIAL Crescimento demográfico ∟ Mendigos ∟ Maltrapilhos ∟ Assaltantes ∟ Tensão entre nobres Nobres sem terras ∟ Primogenitura Igreja ∟ Trégua de Deus “Proibida guerra em dias santos e em épocas de colheitas” ∟ Paz de Deus “Proibido guerrear em áreas de capelas e ao redor de cemitérios e alguns outros lugares”

RESOLVEU?

NÃO!!!

O QUE FAZER? “Cristãos, uni-vos! Guerra ao inimigo infiel!” URBANO II – 1095 d.C.

"A nobre raça dos Francos deve ir ajudar os seus companheiros Cristãos no Leste. Os Turcos infieis estão avançando no coração do Reino Cristão de Leste; Cristãos estão sendo oprimidos e atacados; igrejas e lugares santos estão sendo profanados. Jerusalem está gemendo sob o jugo Sarraceno. O Santo Sepulcro está em mãos mulçumanas que o transformaram numa mesquita. Peregrinos são atormentados e impedidos no acesso á Terra Santa. O Oeste deve marchar para defender o Leste. Todos, ricos e pobres. Os Francos devem parar as suas guerras internas e brigas. Deus ele mesmo os liderá, para fazerem o Seu trabalho. Haverá absolvição e remissão dos pecados para todos os que morrerem em serviço de Cristo. Aqui são pobres e miseráveis pecadores; lá serão ricos e felizes. Não hesitem; devem marchar no próximo verão. Deus assim o deseja!”

CRUZADAS Expansão do cristianismo Crescimento ∟econômico ∟ demográfico Leste ∟ Bizantinos ∟ Avanço do cristianismo ∟ Búlgaros e poloneses 10 Cruzadas

ISLAMISMO Península ibérica Mediterrâneo Bárbaros Turcos ∟ Repressão aos cristãos ∟ Bizâncio

INTERESSES Bizantinos ∟ Turcos ∟ Ajuda do Papa Papado ∟ Expansão ∟ Reunificar a cristandade ∟ Pacificar a Europa Nobreza ∟ Conquista de terras ∟ Pilhagem Burguesia ∟ Expansão do comércio ∟ Controle do mediterrâneo Povo → Salvação

CRUZADAS 1ª ∟ Conquista a Terra Santa ∟ Ordens ∟ Cavaleiros monges ∟ cristão X muçulmano ∟ cristão X cristão ∟ reinos cristãos (terras) ∟ líderes ∟ Godofredo e Balduíno 2ª ∟ Turcos avançam ∟ Jihad

3ª ∟ Saladino → Jerusalém ∟ herói ∟ Cruzada dos reis ∟ Faixa litorânea cristã ∟ Acordo das partes ∟ cristãos desarmados podem peregrinar ∟ Italianos → Tratados comerciais Cruzada especial em 1212 ∟ crianças em busca de salvãção! 4ª ∟ Veneza ∟ Comércio ∟ Conquistam Bizâncio ∟ Domínio no mediterrâneo

UNESP 2014 Mais ou menos a partir do século XI, os cristãos organizaram expedições em comum contra os muçulmanos, na Palestina, para reconquistar os “lugares santos” onde Cristo tinha morrido e ressuscitado. São as cruzadas [...]. Os homens e as mulheres da Idade Média tiveram então o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituições, de crenças e de hábitos: a cristandade. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.) Segundo o texto, as cruzadas a) contribuíram para a construção da unidade interna do cristianismo, o que reforçou o poder da Igreja Católica Romana e do Papa. b) resultaram na conquista definitiva da Palestina pelos cristãos e na decorrente derrota e submissão dos muçulmanos. c) determinaram o aumento do poder dos reis e dos imperadores, uma vez que a derrota dos cristãos debilitou o poder politico do Papa. d) estabeleceram o caráter monoteísta do cristianismo medieval, o que ajudou a reduzir a influencia judaica e muçulmana na Palestina. e) definiram a separação oficial entre Igreja e Estado, estipulando funções e papéis diferentes para os lideres políticos e religiosos.

CONSEQUÊNCIAS Enfraquecimento do sistema feudal ∟ Senhores morrem ∟ Endividamento Norte europeu vazio Mediterrâneo ∟ Intenso comércio → Oriente e Ocidente ∟ Gênova e Veneza Contato com a cultura islâmica

OBJETIVOS CONQUISTADOS? Império Bizantino X Turcos ∟ Sofre com a 3ª cruzada Reunificar a fé cristã? Terras para os nobres? Jerusalém reconquistada?