EBS Diogo Bernardes Formação Interna Despertar para o Novo Acordo Ortográfico Organização dos professores António Rocha e Luís Arezes outubro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORTOGRAFIA Fique de.
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
Em janeiro de 2009 entra em vigor o novo acordo ortográfico
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
VIAJAR PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Sessão de Esclarecimentos
Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
O novo (?) acordo ortográfico da língua portuguesa: que mudou?
Professora: Ana Isabel Mota
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVA ORTOGRAFIA Orientações sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a Nova Ortografia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA.
Para conhecer o Novo Acordo Ortográfico
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Nova ortografia da língua portuguesa
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
Regras gerais da nova ortografia
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Acordar para o Novo Acordo Ortográfico
O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
REFORMA ORTOGRÁFICA PROFESSORA CARLA MANO
Acentuação Gráfica.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
O acordo ortográfico Estamos de acordo?
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
Departamento de Formação Profissional
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
ACORDO ORTOGRÁFICO Prof. Gilson Donato.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
O que muda com o Novo Acordo Ortográfico
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
NOVA ORTOGRAFIA – USO DO HÍFEN MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS
Prof. Danielle Guglieri Lima O uso ou não do hífen é importante e foi determinado concomitantemente com a lei que determinou a mudança de ortografia.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO (NAO)
DE ACORDO COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Christiane M. Nunes de Souza (CNPq/UFSC)
Tipos de Acentos e Acentuação Gráfica
Ortografia.
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
Departamento de Dicionários Porto Editora
Acentuação gráfica e o novo Acordo Ortográfico.. O Acordo Ortográfico Foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola,
O QUE MUDOU?.  A apresentação que se segue sistematiza as principais alterações introduzidas pelas novas regras do novo Acordo Ortográfico.  Numa tentativa.
Dito e Feito, 6.º ano Norma ortográfica da língua portuguesa Porto Editora.
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
Transcrição da apresentação:

EBS Diogo Bernardes Formação Interna Despertar para o Novo Acordo Ortográfico Organização dos professores António Rocha e Luís Arezes outubro de 2011

Enquadramento da ação  Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011.  Objetivos do Novo Acordo Ortográfico.  Justificação da ação.  Como lidar com o Novo Acordo em termos de avaliação.

Recursos para aceder ao Acordo Ortográfico  Acordo de 1990 – documento oficial.  DGIDC – Outros projetos – conversores (Lince) e verificadores ortográficos.  DGDIC - Webinar (conferências em linha).  Portal da Língua Portuguesa – várias ferramentas computacionais.  VOP – Vocabulário Ortográfico Português.  Dicionários e prontuários atualizados.

A Língua Portuguesa no Mundo  É uma língua de comunicação internacional.  Conta com cerca de 250 milhões de falantes no mundo.  É a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.  É a sexta a nível mundial.

A Língua Portuguesa no Mundo (continuação)  É uma língua que dá fácil acesso à aprendizagem de outros idiomas. Os falantes do português entendem: - 90% de espanhol - 50% de italiano - 30% de francês

Historial dos Acordos  O 1º acordo surge em 1911 com a implementação da República.  Esta reforma foi implementada apenas por Portugal, o que criou duas ortografias – a brasileira e a portuguesa. Surgem problemas com o dualismo de ortografia da língua portuguesa.

Historial dos Acordos (continuação)  Desde então, a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira têm feito várias tentativas de unificação da língua portuguesa.  Em 1988, é elaborado um anteprojeto de Bases de Ortografia Unificada da Língua Portuguesa, documento que deu origem ao Acordo de 1990.

O Acordo de 1990 já foi assinado: Brasil – 2004 Cabo Verde – 2005 São Tomé e Príncipe – 2006 Portugal – 2008 Timor Leste – 2009 Os restantes países já assumiram a sua intenção de vir a assinar o Acordo Ortográfico. Historial dos Acordos (continuação)

O alfabeto português era formado por 23 letras. Agora comporta 26 letras com a inclusão do: O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 1 Capa ou Cá Dáblio Ípsilon Alfabeto

O nome dos meses do ano, das estações do ano e dos pontos cardeais escreviam-se com maiúsculas. Passam a escrever-se com minúsculas: - primavera, verão… - janeiro, fevereiro, março… - norte, sul, este, oeste… (exceto quando se referem a regiões ou é usada a abreviatura). O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 2 Minúsculas

Títulos de livros: Amor de Perdição ou Amor de perdição ; Formas de tratamento(axiónimos): excelentíssimo senhor ou Excelentíssimo Senhor; doutor/Doutor Nomes sagrados: santa Maria ou Santa Maria; O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 3 Maiúsculas Opcionais

Edifícios ou monumentos : mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro dos Jerónimos; Designação de ruas ou praças: rua das colmeias ou Rua das Colmeias; avenida ou Avenida; praça da República ou Praça da República; Domínios do saber ou disciplinas: matemática ou Matemática. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico?

Regra nº 4 Sequências Consonânticas O c das sequências cc, cç e ct; o p das sequências pc, pç e pt; o b das sequências bd e bt; o g da sequência gd; o m da sequência mn; e o t da sequência tm ora se conservam, ora se eliminam.  Conservam-se, quando as letras são pronunciadas.  Eliminam-se, quando as letras não são pronunciadas.

adepto apto erupção núpcias compacto eucalipto pacto bactéria intelectual O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? convicção ficção pictural convicto friccionar rapto corrupção opção interrupção Palavras em que se conservam as letras pronunciadas:

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras em que se elimina a letra não pronunciada: Antes (cc ou cç)Agora acçãoação accionaracionar leccionarlecionar fraccionarfracionar fracçãofração seleccionarselecionar selecçãoseleção direccionaldirecional coleccionarcolecionar colecçãocoleção correcçãocorreção

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras em que se elimina a letra não pronunciada: Antes (ct)Agora actualatual actividadeatividade directodireto electricidadeeletricidade objectivoobjetivo projectoprojeto actaata adjectivoadjetivo reflectirrefletir lectivoletivo rectareta colectivocoletivo

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras em que se elimina a letra não pronunciada: Antes (pc ou pç)Agora concepcionalconcecional decepcionardececionar excepcionalexcecional percepcionarpercecionar recepcionistarececionista acepçãoaceção adopçãoadoção excepçãoexceção decepçãodeceção intercepçãointerceção recepçãoreceção

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras em que se elimina a letra não pronunciada: Antes (pt)Agora adoptaradotar baptizarbatizar contraceptivocontracetivo EgiptoEgito óptimoótimo susceptívelsuscetível optimismootimismo peremptórioperentório

Com o acordo, o hífen só será usado em palavras formadas por prefixos nos seguintes casos: O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 5 Mantém-se a hifenização

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Quando o segundo elemento começa por h : anti-higiénico co-herdeiro circum-hospitalar pré-história extra-humano semi-hospitalar super-homem Atenção: Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contêm os prefixos des- e in- nas quais o segundo elemento perde o h inicial: desumano, desumidificar, inábil, inumano, etc..

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Nas formações em que o prefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: micro-onda auto-observação micro-organismo contra-almirante semi-interno infra-axilar supra-auricular

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Em palavras formadas pelos prefixos ex-, vice-, pré-, pós- e pró- tónicos: ex-diretor ex-primeiro-ministro vice-presidente vice-reitor pré-primária pós-graduação pró-ativo

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Em palavras formadas pelos prefixos circum- e pan- seguidos de palavras iniciadas em vogal, m ou n: circum-navegação circum-escolar pan-africano

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Em palavras formadas pelos prefixos hiper-, inter- e super- quando combinados com elementos iniciados por r: hiper-realista inter-racial super-resistente hiper-requintado inter-regional super-revista inter-relação inter-resistente

Em palavras compostas que designam espécies botânicas ou zoológicas: couve-flor ervilha-de-cheiro abóbora-menina cobra-capelo tartaruga-marinha O que muda com o Novo Acordo Ortográfico?

Em palavras que designam nomes de países, regiões (…), se iniciarem por Grão, Grã, por uma forma verbal ou se estiverem ligados por um artigo: Trás-os-Montes Grã-Bretanha Entre-os-Rios O que muda com o Novo Acordo Ortográfico?

Em palavras formadas por justaposição sem elementos de ligação (quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral): segunda-feira guarda-chuva azul-escuro guarda-noturno decreto-lei boa-fé bem-vindo O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Nota: Mantém-se a regra de hifenização para “bem” e “mal”.

Em palavras consagradas pelo uso: pé-de-meia água-de-colónia arco-da-velha mais-que-perfeito cor-de-rosa à queima-roupa ao deus-dará O que muda com o Novo Acordo Ortográfico?

São grafadas sem hífen as seguintes palavras: O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 6 Palavras grafadas sem hifenização

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras formadas por prefixos terminados em vogal, seguidos de palavras começadas por r ou s, duplicam-se essas letras: autorretrato antissocial contrassenso suprarrenal antirrugas semirreal autossugestão minissaia semirreta

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras formadas por prefixos terminados em vogal e o segundo elemento iniciado por consoante diferente de r ou s: seminovo anteprojeto antipedagógico autoproteção semicírculo ultramoderno pseudoprofessor autopeça Atenção: com os prefixos VICE-, EX-, PRÉ-, PÓS- e PRÓ usa-se sempre o hífen.

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras formadas por prefixo terminado em vogal e acompanhado de palavra iniciada por vogal diferente: antiamericano autoafirmação autoajuda infraestrutura autoavaliação extraescolar autoestrada semiaberto

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Em palavras formadas pelos prefixos hiper-, inter- e super- quando combinados com elementos não iniciados por r: hipermercado interativo superinteressante

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Palavras formadas com o prefixo co-: (se o elemento seguinte não inicia por h) coadministração coocorrência coprodutor

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? São grafadas sem hífen as palavras compostas em que, devido ao uso, se perdeu a noção de composição: mandachuva paraquedista paraquedas

Suprime-se o hífen, sem grafar as palavras, nas seguintes situações: - Verbo haver acompanhado da preposição de Eu hei de ir a Roma. - Na maior parte das locuções: cartão de visita; fim de semana, sala de jantar, cor de vinho… O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 7 Supressão do hífen

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Regra nº 8 Acentuação gráfica O Novo Acordo Ortográfico elimina alguns acentos gráficos e aceita grafias duplas nos casos de variação de pronúncia.

Quando a sílaba tónica de uma palavra paroxítona é formada pelo ditongo aberto oi, o acento agudo será eliminado (tal com já acontecia com comboio, dezoito…). Ex: boia, heroico, paranoico, jiboia. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? ?

Elimina-se o acento circunflexo quando a palavra é uma forma verbal paroxítona formada por ee. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? ? AntesAgora crêemcreem dêemdeem lêemleem vêemveem relêemreleem

Será facultativo o uso do acento agudo nas formas verbais do pretérito perfeito do indicativo da 1ª pessoa do plural, quando coincidirem com a forma verbal correspondente no presente do indicativo. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? ? Pretérito PerfeitoPresente Pretérito Perfeito (agora) Nós amámosNós amamosNós amámos ou amamos Nós cantámosNós cantamosNós cantámos ou cantamos

O acento diferencial (desambiguador) sairá de uso, passando-se a escrever as palavras homógrafas sem nenhuma diferenciação gráfica. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? ? Nota: No entanto, mantém-se por / pôr e pôde / pode).

O escritor Teixeira de Pascoaes, ao referir-se à queda do y na palavra abysmo, escreveu o seguinte: “Na palavra abysmo, é a forma do y que lhe dá profundidade, escuridão, mistério. Escrevê-la com i latino é fechar a boca do abysmo, é transformá-lo numa superfície banal”. (Teixeira de Pascoais, A Águia, citado por Francisco Álvaro Gomes, O Acordo Ortográfico, Porto, Edições Flumen e Porto Editora, 2008, p. 10) As reações a todas as tentativas de reforma ortográfica foram de contestação. Curiosidades

1 - jiboia (supressão do acento gráfico – palavras graves com ditongo oi)2 - Egito (consoante muda)3 - egípcio (consoante pronuncia-se)4 - hão de (forma monossilábica de haver)5 – para (supressão do acento em palavras graves homógrafas)6 - jardim de infância (supressão na maior parte das locuções)7 - dezembro (meses – minúscula) 8 - extraescolar (elimina-se o hífen – prefixo terminado em vogal e elemento seguinte em vogal diferente) 9 - afeto (consoante muda) 10 – contrarrelógio (prefixo termina em vogal e o elemento seguinte começa por r – dobra a consoante e perde o hífen) Exercícios de aplicação

11 - estrela-do-mar (Zoologia - mantém o hífen)12 - matemática ou Matemática (disciplinas – facultativo)13 - eucalipto (pronuncia-se a consoante) 14 – cantamos / cantámos ou cantamos (a forma que corresponde ao pret. perf. pode escrever-se com ou sem acento) 15 - Freixo de Espada à Cinta versus Montemor-o-Novo (neste caso com hífen, pois os elementos estão ligados por artigo) 16 - reveem (supressão do acento circunflexo – formas verbais com e tónico em hiato e terminação em da 3ª pessoa do plural) 17 - água-de-colónia (caso consagrado pelo uso)18 - rua ou Rua (lugares públicos – facultativo)19 - largo ou Largo (lugares públicos – facultativo)20 - mal-humorado (mantém-se o hífen com o advérbio “mal”, antes de vogais, h ou l) Exercícios de aplicação

21 - bem-falante (mantém o hífen com o advérbio “bem”, salvo raras exceções) 22 - santo ou Santo (nomes de santos – facultativo) 23 - pôde (verbo pôr – mantém acento) 24 - corrupção (consoante pronuncia-se) 25 - árvore-da-borracha (Botânica – mantém o hífen) 26 - outono (estação do ano – minúscula) 27 - bacharel ou Bacharel (formas de tratamento – facultativo) 28 - beato ou Beato (nomes de santos – facultativo) 29 - A Cidade e as Serras ou A cidade e as serras (títulos de livros – facultativo) 30 - autoimune (Elimina-se o hífen – prefixo terminado em vogal e elemento seguinte em vogal diferente) Exercícios de aplicação

31 – ultrassom (prefixo termina em vogal e o elemento seguinte começa por s – dobra a consoante e perde o hífen) 32 - facto (consoante pronuncia-se) 33 - micro-ondas (mantém-se o hífen - prefixo terminado em vogal igual ao segundo elemento) 34 – antiaéreo (elimina-se o hífen – prefixo terminado em vogal e elemento seguinte em vogal diferente) 35 - biorritmo (prefixo termina em vogal e o elemento seguinte começa por r – dobra a consoante e perde o hífen) 36 - semi-interno (mantém-se o hífen - prefixo terminado em vogal igual ao segundo elemento) 37 - plurianual (elimina-se o hífen – prefixo terminado em vogal e elemento seguinte em vogal diferente) 38 -infeção (consoante muda) 39 - arco-íris (palavra composta sem elemento de ligação) 40 - infecioso (consoante muda) Exercícios de aplicação

41 - atualidade (consoante muda) 42 – autoelogio (elimina-se o hífen – prefixo terminado em vogal e elemento seguinte em vogal diferente) 43 - fim de semana (supressão do hífen na maior parte das locuções)44 - ata (consoante muda)45 - pé-de-meia (caso consagrado pelo uso)46 - amnistia (consoante pronuncia-se) 47 - agroindustrial (elimina-se o hífen – prefixo terminado em vogal e elemento seguinte em vogal diferente) 48 - cor de vinho (supressão do hífen na maior parte das locuções) 49 - maio (meses – minúscula) 50 - Direito ou direito (disciplina – facultativo) Exercícios de aplicação

51 - teto (consoante muda)52 - pelo (supressão do acento em palavras graves homógrafas)53 - hei de (forma monossilábica do verbo haver)54 - guarda-joias (utiliza-se em palavras compostas sem elementos de ligação)55 - cor de laranja (supressão do hífen na maior parte das locuções)56 - brincos-de-princesa (Botânica – mantém o hífen)57 - dói-me (mantém-se o acento porque a palavra é aguda)58 - heroico (supressão do acento gráfico – palavras graves com ditongo oi)59 – herói (mantém-se o acento porque a palavra é aguda) 60 - Trás-os-Montes (utiliza-se o hífen em alguns nomes de países, regiões (…) se iniciarem por Grão, Grã, por uma forma verbal, ou se estiverem ligados por um artigo) Exercícios de aplicação

61 - pôr (verbo pôr – mantém acento)62 - sala de jantar (o hífen suprime-se na maior parte das locuções) 63 – cooperante (escrevem-se sem hífen as palavras com o prefixo co-, mesmo que o segundo elemento inicie por o) 64 - excecional (consoante muda)65 - exato (consoante muda)66 - infecciosidade (consoante pronuncia-se)67 - infetado (consoante muda)68 - voo (só no Brasil se escrevia vôo) Exercícios de aplicação

EBS Diogo Bernardes Formação Interna Despertar para o Novo Acordo Ortográfico Agradecemos a vossa presença!