COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Índice Introdução Como começou? O que é?
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNOS: ALESSANDRA ORTEGA
Política dos 3 R´s Educação Tecnológica TECNOLOGIA ESOCIEDADE
Ciclo de vida do produto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Gestão Ambiental.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Sugestões de ações para implantações
Agrupamento de Escolas de Alijó
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
Desenvolvimento sustentável.
Trabalho realizado por John Severino
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Reciclagem de Embalagens.
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Logística Empresarial Grupo 08F
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
COMPONENTES:CAROLINE
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
RRR Música: “The 3 R’s” – Mitchel Musso.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Grupo de Trabalho em Educação Ambiental
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
Profª Márcia Velista Cavalcante
RECICLAGEM.
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Coleta Seletiva e Reciclagem
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Tecnologia e Impacto Ambiental Educação Tecnológica 7.º/8.º/9.º.
Recicla Tudo apresenta:
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
Resíduos Sólidos Domiciliares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
Transcrição da apresentação:

COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tirados da natureza.

O que é coleta seletiva O que é coleta seletiva Sistema de materiais recicláveis, separados da fonte geradora e que podem ser re-utilizados ou reciclados: - papéis - plásticos - metais - orgânicos Funciona também o processo de Educação Ambiental, sensibilizando comunidades sobre os problemas do desperdício dos recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Praticar os quatro Rs: Praticar os quatro Rs: 1. Repensar: Na quantidade de lixo que geramos como consumidor. - Você é responsável pelo seu lixo! 2. Reduzir: Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo: - Preferir os produtos com refil! 3. Reutilizar Reaproveitar o material em outra função: - Usar as embalagens de vidro com tampa para guardar miudezas em geral. - Ex: Botões, pregos, etc. 4. Reciclar Transformar materiais já usados, artesanal ou industrial, em novos produtos. - Ex. Transformar embalagens pet em matéria-prima

Vantagens Vantagens A comunidade participa e se beneficia Cooperativas são formadas Empregos são criados Diminuir: - a exploração de recursos naturais - a poluição do solo, da água e do ar - os custos da produção, com o aproveitamento de reciclagem pela índústria - os gastos com a limpeza urbana - o consumo de energia Prolongar - a vida útil dos aterros sanitários Possibilitar: - a reciclagem de materiais que iriam para o lixo Criar : - oportunidades de fortalecer organizações comunitárias emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

Mãos a Obra Mãos a Obra O programa de coleta seletiva não é tarefa difícil, porém muito trabalhosa, exige dedicação. Engloba três etapas: 1. Planejamento 2. Implantação 3. Manutenção Primeiro passo: - Existência de pessoas interessadas para esse trabalho. - Reunir o grupo, responsável pelas três etapas. Importante: Informar as pessoas os passos que serão dados e pedir a participação

Planejamento Planejamento Conhecer um pouco o lixo do local: - Quem são os participantes - A quantidade de lixo gerada diariamente - Quais os tipos de resíduos - Onde é gerado e qual o local para a coleta municipal Conhecer as características do local: - Instalações físicas (local para armazenagem e locais intermediários) - Recursos materiais existentes - Quem faz a limpeza geral do lixo (Quantas pessoas) Rotina da limpeza: como é feita a limpeza e a coleta (freqüência, horários)

O operacional Educação Ambiental O operacional · O que será coletado; · Onde será armazenado; · Para quem será doado e/ou vendido; · Qual será a rota, desde o local onde é gerado até o local da estocagem; · Qual a freqüência e como será recolhido. Educação Ambiental Fundamental para o sucesso do programa · Listar os diferentes segmentos envolvidos. · Qual o tipo de informação cada segmento deve receber. · Planejar quais atividades propor · Explorar: cartazes, palestras, folhetos, reuniões, gincanas, festas, etc.

2. Implantação 2. Implantação · Compras, se necessário; · Confecção de placas sinalizadoras, cartazes, etc; · Instalação de equipamentos; · Treinamento dos funcionários responsáveis pela coleta; · Elaboração de folhetos informativos (horários, freqüências, etc.). Inauguração do programa Divulgar muito bem o evento que deve ter característica alegre, criativa, de festa, no qual as informações principais devem ser passadas.

3. MANUTENÇÃO 3. MANUTENÇÃO - Acompanhamento - Levantamento - Atividades contínuas de informação e sensibilização - Balanço

Legislação: Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981 José Sarney Filho