SEXUALIDADE Componentes: Caio Diego Gabriel Izabela Rebeca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
Ciências Naturais Prof. Teresa Marcelino
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
AMOR HUMANO Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Serão os valores morais universais?
FILOSOFIA O que faz um filósofo?
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Ética na Rede Se existe, então, para as coisas que fazemos algum fim que desejamos por si mesmo e tudo o mais é desejado por causa dele; e se nem toda.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
ESTAR SOZINHO....
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Sawabona Shikoba.
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Luzes e Sombras da Família hoje:
A síndrome da mulher cabeça
Amor e Sexualidade.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Ministério com Casais.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
Sexualidade Ana Catarina e Tiago. Sexualidade Para ti o que o que é a sexualidade? Para ti o que o que é a sexualidade? É um relacionamento entre um homem.
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
Entrevista.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
IDEOLOGIA.
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
Adolescência: Conflito entre gerações
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Moral e Ética: uma leitura psicológica
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Violência Sexual Ao contrário do que muitos pensam, é um CRIME muito comum. O estupro chega a atingir mais de uma em cada dez mulheres.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Ética.
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
David Hume (1711–1776).
MOTIVAÇÃO.
A NEGAÇÃO DA LIBERDADE E DA RAZÃO PRÁTICA.
7. Qual a Maior Necessidade das Famílias?. Qual a Maior Necessidade das Famílias? Texto Bíblico “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor,
COORDENAÇÃO ESTADUAL DST/AIDS GERÊNCIA DE PREVENÇÃO DISQUE DST/AIDS Lygia Benvenuti Técnica em Prevenção
1 De Dezembro Dia Mundial Da Luta Contra a AIDS. A AIDS A AIDS, mais do que uma doença é uma grave questão social, pois grande parte dos indivíduos infectados.
Em busca da felicidade.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

SEXUALIDADE Componentes: Caio Diego Gabriel Izabela Rebeca

INTRODUÇÃO A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.

PERSPECTIVA FILOSÓFICA Na perspectiva filosófica, ser sexuado é, então, para o homem e para a mulher um dado original, pois a experiência pessoal não pode deixar de passar desde sua origem – isto é fecundação – através da masculinidade ou da feminilidade. Isso significa que em sentido filosófico a pessoa humana em sua originalidade sexuada é masculino e feminino, portanto é uma unidade (pessoa humana) dual (necessariamente de diferentes).

SEXUALIDADE ≠ SEXO Sexo pode ser compreendido como uma relação sexual, enquanto que o conceito de sexualidade está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar.

OS PAIS A comunicação entre os pais e filhos sobre o sexo é geralmente difícil. Tanto uns como os outros podem não se sentir à vontade para falar de sexo, passando a evitar o assunto.

COMUNICAÇÃO ENTREVISTANDO PESSOAS NA FAIXA ETÁRIA DE IDADE ENTRE 12 A 70 ANOS (2010)

MANEIRA CORRETA DE DIALOGAR Falar apenas o necessário Tempo certo Conselheiro ideal Individualidade Conversa aberta Ato de amor Homossexualismo

DST Aids Sífilis Gonorreia Vírus do papiloma humano Herpes genital

PREVENÇÕES Uso correto da camisinha Outros métodos que previnem a gravidez, mas não as doenças: Pílulas anticoncepcionais Injeções contraceptivas Diafragmas Preservativos naturais

PROSTITUIÇÃO E ABORTO São decorrentes de muitos preconceitos e levam em si um mesmo conceito de que a mulher deve ter direitos sobre o próprio corpo

ABORTO “não impor aos outros o que não escolheria para si mesmo” – Confúcio Informações da razão: “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” – Joseph Goebbels

PROSTITUIÇÃO Segundo Kant, liberdade está relacionado com autonomia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Felicidade em bens materiais, Platão, Demócrito e Lao-tsé. Se a prostituição é um caminho para a mulher sair da pobreza o que deve ser feito é mexer na causa da pobreza: o baixo nível de escolaridade que impede a inclusão de tal indivíduo no mercado de trabalho (falta de oportunidade)

MULHER: NEM SEMPRE TEM O DIREITO DA ESCOLHA ABORTO Falar sobre aborto é muito complexo, uma vez que, nem todos tem a mesma opinião o que pode gerar diversos conflitos. Mas ao invés de falar quais das visões é o mais correto colocaremos os pontos. 1) Milhares de mortes por conta de abortos clandestinos e inseguros. 2) Não sabemos o motivo que pode levar ao aborto, muitas das vezes estamos mais preocupados em apontar o dedo do que analisar os fatos. A) Sem direito de escolha( maridos violentos, medo de denunciar ou vergonha, obrigada pelos responsáveis) B) Medo de falar com os responsáveis da gravidez ou transtornos psicológicos desencadeados por agressão sexual. C) Sem preparo para evitar a engravidez, sem condições financeiras de criar ou cuidar da criança

“O SEGREDO DA MUDANÇA É FOCAR TODA NOSSA ENERGIA NÃO EM LUTAR COM O ANTIGO” – SÓCRATES Essa frase se encaixa no que diz respeito ao aborto, uma vez que muitas mulheres até mesmo no aborto espontâneo sofrem preconceito, mesmo em hospitais, e a ideia que esse pensamento de Sócrates pode nos trazer em questão disso é proibir o aborto e sim ajudar na diminuição dele. O que muitos pensam erroneamente é de que legalizando o aborto, teríamos muitos casos abortivos. O Uruguai, por exemplo, descriminalizou o aborto e investiu na educação sexual, nas instituições de métodos anticoncepcionais, diminuindo o número de interrupções na grvidez

PROSTITUIÇÃO Atividade institucionalizada que visa ganhar dinheiro com a cobrança por atos sexuais e a exploração de prostitutas Preconceito Foi considerada uma profissão de respeito, por sua vez, a igreja era contra tal oficio e queria eliminá-lo, e aproveitou a epidema das DSTs para a proibição. Atualmente, no Brasil, a prostituição não é considerada crime, mas não é regulamentada.

“A VIDA É DEDICADA A GANHAR DINHEIRO É UMA VIDA FORÇADA E A RIQUEZA NÃO É O BEM QUE PROCURAMOS. A RIQUEZA É COISA ÚTIL, NADA MAIS, DEVE SER DESEJADA NO INTERESSE DE OUTRA COISA” – ARISTÓTELES No que diz respeito à prostituição, a ídeia que a frase de Aristóteles pode nos trazer é de que por muitas vezes esse oficio é forçado, uma vez que é usada em interesse de dinheiro. Não sabemos o motivo, e nem é preciso, mas o que ocorre é o alto preconceito pelas escolhas que elas fizeram. Sendo que cada um tem o direito de fazer as próprias escolhas.

RELIGIÃO E SEXUALIDADE Muitas religiões ainda consideram o desnudar do corpo como algo obsceno e imoral, e não como um fato natural. Para a maioria o uso de métodos contraceptivos em relação ao planejamento familiar, são contrários ao sexo antes do casamento, condenam o adultério, o aborto e o homossexualismo (sendo considerado pecado).

RELIGIÃO X CASAMENTO HOMO AFETIVO “ a igreja tem o direito de se posicionar em relação aos seus dogmas e sobre condutas morais, mas para nós cristãos católicos. Ela pode sugerir para a sociedade, mas não pode fazer imposição àqueles que não creem” – Fábio de Melo Papa Francisco diz ser a favor da união civil entre homossexuais, mas diz não ser a favor do casamento.

POSIÇÕES DE CERTOS PENSADORES SOBRE RELIGIÃO Marx: religião = “ópio do povo”(contrario) Weber: observar a religião na sociedade (neutro) Durkheim: considerava religião reguladora (favor)

“O BRASIL PRECISA DE POLÍTICAS DE AÇÕES INCLUSIVAS CULTURAIS E DE RESPEITO” – DEPUTADA FEDERAL JANDIRA FEGHALI A questão não é amar ou não amar, gostar ou não gostar, mas sim o fato de respeitar, pois cada um tem seus direitos e esse é um assunto a ser muito debatido. A escolha sexual não diz respeito ao Estado, o que cabe ao mesmo é prevenir e evitar o bullyng e as doenças sexualmente transmissíveis enquanto não “abrirmos a cabeça” não poderemos discutir de forma adulta esta questão.