Expansão Comercial e Marítima Europeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
A Expansão Marítima Européia
EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Expansão marítima portuguesa
Por :Natania Nogueira Professora de História
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Expansão Marítima Grandes Navegaçãoes.
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
EXPANSÃO MARÍTIMA.
Expansão Marítima Oriental e Ocidental.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Expansão Marítima Européia Professor Ulisses Mauro Lima
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
EUROPA ANTES DO BRASIL.
Expansão marítimo-comercial portuguesa
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
AS GRANDES NAVEGAÇÕES.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do Reino de Portugal 1137
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
Expansão marítima.
Professor Edley
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Expansão marítima européia
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Expansão Marítima e Comercial
Expansão Marítima Europeia e Mercantilismo
Expansão marítima européia
Grandes Navegações A Centralização do poder nas mãos do rei absoluto facilitou a busca de novas terras para a nobreza e de novas rotas comerciais para.
A EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL PORTUGUESA
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Sistema Anglo de Ensino
Expansão Marítima Européia
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

Expansão Comercial e Marítima Europeia Professora Vanessa Martins

Processo histórico entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV; Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa; O contato comercial entre Europa, Ásia, África e América favoreceu a ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes. O que foi?

Fatores da Expansão Marítima: Formação do Estado Nacional e a centralização política: as Grandes Navegações só foram possíveis com a centralização do poder político, pois fazia-se necessária uma complexa estrutura material de navios, armas, homens, recursos financeiros. A aliança rei-burguesia possibilitou o alcance destes objetivos, tornando viável a expansão marítima. Avanços técnicos na arte náutica: desenvolvimento da cartografia, de instrumentos náuticos - bússola, astrolábio, sextante - e a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas. Fatores da Expansão Marítima:

Fatores da Expansão Marítima: Interesses econômicos: busca por metais preciosos para suprir a escassez de moedas, objetivo de romper o monopólio das cidades italianas no comércio e a tomada de Constantinopla, pelo turcos otomanos, que encarecia os produtos do Oriente. Religiosos: a possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo mediante a ação missionária da Igreja Católica. Fatores da Expansão Marítima:

Desconhecimento dos oceanos; Crença de que a Terra fosse plana; Longa distância; Desconhecimento dos oceanos; Crença de que a Terra fosse plana; Imaginário do período: medo, mitos e lendas; Problemas e desafios:

Países em busca de novas rotas comerciais: Portugal; Espanha; França; Holanda; Inglaterra. Países em busca de novas rotas comerciais:

Pioneirismo português: Posição geográfica privilegiada: de frente para o mar! Escola de Sagres: ensinava tudo sobre navegação; Foi um dos primeiros Estados a se formar na Europa. Pioneirismo português:

Etapas da expansão e expedições portuguesas: 1415 -tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África. 1420 -ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico. 1434 -chegada ao Cabo Bojador. 1445 -chegada ao Cabo Verde. 1487 -Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas. 1498 -Vasco da Gama atinge as Índias (Calicute). 1499 -viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Etapas da expansão e expedições portuguesas:

Navegações espanholas: antecedentes A Espanha se tornou um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista. Em 1492, o último reduto mouro - Granada - foi conquistado pelos cristãos. Navegações espanholas: antecedentes

Etapas da expansão espanhola: 1492 - chegada de Colombo a um novo continente, a América. O plano era viajar em sentido oeste para alcançar ao Oriente. 1504 -Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente. 1519 a 1522 - Fernão de Magalhães realizou a primeira viagem de circunavegação do globo. Hernán Cortés: 1519 iniciou o domínio da civilização asteca no México. Francisco Pizarro: conquistou a civilização inca, no Peru, 1532. Etapas da expansão espanhola:

Tratado de Toledo: 1480, Portugal garantiu o direito de explorar as terras ao sul das Canárias; Bula Inter Coetera: 4 de maio de 1493, determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas; uma linha imaginária a 100 léguas (660 quilômetros) da Ilha de Açores dividia o mundo, determinando que todas as terras a oeste dessa linha seriam de posse da Espanha e a leste seriam fixados os territórios portugueses. Tratado de Tordesilhas:7 de junho de 1494, dividia as terras "descobertas e por descobrir“. Rivalidade entre Portugal e Espanha: acordos para evitar conflitos sobre os territórios descobertos ou a descobrir

Navegações inglesas, francesas e holandesas: tardias Inglaterra e França: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e, após este longo conflito, a Inglaterra passa por uma guerra civil - a Guerra das Duas Rosas (1455-1485); Somente após estes conflitos internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603 ); e franceses, durante o reinado de Francisco I, iniciaram a expansão marítima. A Holanda tem seu processo de centralização política atrasado por ser um feudo espanhol. Somente com o enfraquecimento da Espanha e com o processo de sua independência (1581) é que os holandeses iniciarão a expansão marítima. Navegações inglesas, francesas e holandesas: tardias

Consequências: Decadência das cidades italianas. Mudança do eixo econômico do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico. Formação do Sistema Colonial. Enorme afluxo (grande quantidade) de metais para a Europa proveniente da América. Retorno do escravismo em moldes capitalistas. Eurocentrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo. Processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo. Consequências:

http://www. mundovestibular. com http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A- EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html Acesso em 03/04/2016 http://www.historiadigital.org/resumos/resumo-expansao- maritima/Acesso em 03/04/2016 http://pt.slideshare.net/nih_ela/a-expanso-martima-europeia-nos- sculos-xv-e-xvii-14968480?next_slideshow=1Acesso em 03/04/2016 Referências: