B A T I S M O B A T I S M O E M I S S Ã OB A T I S M O E M I S S Ã O.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
VOCAÇÃO E MISSÃO Jeremias 1,
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
COMPROMISSO CRISTÃO.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A VOCAÇÃO.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Missão Continental.
Encaminhamento para o AGIR
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
Maria a Bem-Aventurada
O Chamado.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Uma vez batizado, para sempre batizado.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
VOCAÇÃO LEIGA.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Cordeiro de Deus.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
A Trindade
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
ORAÇÃO VOCACIONAL ORAÇÃO VOCACIONAL.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Catequese 2.
O batismo de Jesus.
O sentido, a esperança, a vida inteira de toda a pessoa, fundamenta-se e sustem-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Eis o Cordeiro de Deus.
"O Espírito do Senhor repousa sobre mim".
Fraternidade e Juventude
O Projeto do Reino de Deus
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
Batismo de Jesus.
Trindade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Juventude Força do Amor (L e M Genivaldo)
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projeto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar.
Introdução à missões Aula 1 – O que é missões?.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O sentido, a esperança, a vida inteira da pessoa crente, fundamenta-se e sustém-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O 4º Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10º de São João,
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
Montgarri (Vall d’Aran ) Ciclo A O Baptismo do Senhor Domingo 12 de Janeiro de 2014 Música litúrgica dos Gals.
Transcrição da apresentação:

B A T I S M O B A T I S M O E M I S S Ã OB A T I S M O E M I S S Ã O

Os capítulos 3 e 4 de Mateus descrevem a chegada do Reino de Deus através da missão de Jesus.

Jesus ao deixar-se batizar por João Batista, se solidariza com toda criatura humana.

Submete-se ao batismo de João como forma de cumprir a vontade (=justiça) do Pai, de assumir o projeto do Pai, que é, justamente, o de solidarizar-se com a humanidade que sofre.

Sua atitude nos indica que não podemos fazer a missão sem o reconhecimento do Pai. O projeto é Deus

“Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado” (Mt 3,16-17).

Como ungido do Pai, é que Jesus assume sua missão

A missão de Jesus se caracterizará pela solidariedade com os marginalizados.

Assim, também, deve ser nossa ação missionária (convocada com tanta ênfase pela V Conferência de Aparecida) baseada na justiça, buscando não fazer acepção de pessoas ou nação.

Jesus, a partir do batismo, proclama e difunde a Boa Nova do Reino, não somente por meio de palavras, mas por meio de suas ações (Mc 4, 23-25)..

Por isso, todo aquele que, como Jesus, é submergido nas águas batismais é também chamado de “filho amado”, ungido pelo Espírito Santo e enviado a cumprir a missão de cristão no mundo

Ser chamado de “filho, filha amado/a do Pai” é uma expressão do profundo AMOR que Deus tem por cada um de nós.

Esse AMOR deve irradiar- se na vida, no nosso jeito de ser e de nos relacionar com as pessoas.

Temos a missão de levar a Boa Nova do Evangelho a todas as pessoas e fazer com que os valores do Evangelho sejam vividos no mundo.

Quando a Igreja pronuncia, por ocasião do batismo, as palavras que lembram a ação de Jesus “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, o cristão é inserido na comunidade cristã: torna-se seguidor de Jesus Cristo.

Recebe graças e dons para viver a diversidade de carismas e ministérios (1Cor 12, 4-31).

É chamado a servir à comunidade para construir uma história de justiça e fraternidade e assim viver “o batismo como fonte de todas as vocações”.

Aos batizados Jesus diz: “Ide, portanto e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O batismo é o alicerce da vida cristã. A partir do batismo vivemos a Igreja como comunidade dos batizados, seguidores de Jesus, abertos à luz do Espírito que nos conduz na missão evangelizadora.

O centro da vida de todos os batizados é a pessoa de Jesus Cristo e sua proposta transformadora de amor e de justiça.

O batismo está na origem de todas as vocações. Muitas vezes este chamado de Deus fica adormecido nas pessoas. Acham que a missão é para os outros.

O ano vocacional (2003), foi para nos ajudar a redescobrir o batismo como chamado de Deus, que nos faz Povo de Deus, povo com uma missão no mundo.

DOCUMENTO DE APARECIDA DISCÍPULOS MISSIONARIOS DE JESUS CRISTO

443: Os jovens e adolescentes constituem a grande maioria da população da América latina e do Caribe. Representam um enorme potencial para o presente e futuro da Igreja e de nossos povos como discípulos e missionários do Senhor Jesus.

Os jovens não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida; mas tem medo de uma vida sem sentido.

Por sua generosidade, são chamados a servir a seus irmãos, especialmente aos mais necessitados, com todo seu tempo e sua vida.

Tem capacidade para se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do álcool e de todas as formas de violência

Em sua procura pelo sentido da vida, são capazes e sensíveis para descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz.

Como discípulos missionários, as novas gerações são chamadas a transmitir a seus irmãos jovens, sem distinção alguma, a corrente de vida que procede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade.

Deus não pode fazer nada, se eu não abro a porta. Deus não força minha liberdade. Ele apresenta propostas. O dia de hoje, é uma proposta oferecida por Deus. Vocês aproveitaram. Outros recusaram. Outros não puderam vir.

Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa: à vida, a ser Filho de Deus, a ser Cristão, a ser Igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos par te do Reino de Deus. VOCAÇÃO FUNDAMENTAL:

Vocação é o chamado de Deus, que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.

É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização da Pessoa humana

É dom, é graça. É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão, na construção do Reino de Deus.

Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus. ALGUMAS PESSOAS RECEBEM UM CHAMADO A SEGUIR JESUS CRISTO DE MANEIRA RADICAL

VEM-CHAMADO: é um convite pessoal dirigido por Deus a uma pessoa.

SEGUE-ME - MISSÃO: é o seguimento da prática de Jesus.

Você tem um lugar que é só seu. Você tem uma tarefa a cumprir que ninguém poderá realizar por você. Você está escalado para o time oficial: nesta jogada não há torcida e nem banco de reserva. Todos têm de entrar em campo. Por isso, não deixe o tempo passar sem que você aproveite cada minuto para fazer o bem, ser bom em casa,na escola e participar para valer da vida da comunidade.

POSSO SER: CATEQUISTA, RELIGIOSA / O MISSIONÁRIO / A PADRE, LEIGO/A ENGAJADO/A NA PROMOÇÃO DA VIDA POLÍTICO/A HONESTO/A GRUPO JOVEM GRUPO DE VISITAS GRUPO DE ORAÇÃO

MEIOS QUE AJUDAM NA BUSCA DA VONTADE DE DEUS Oração pessoal e comunitária Leitura orante da Bíblia Freqüência aos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação Direção espiritual Catequese. Formação humana e cristã......

SINTA, AGORA, JESUS DIZENDO SEU NOME... SE QUERES, VEM E SEGUE-ME...

Senhor, que queres que eu faça, Senhor, que queres de mim, mostra- me os teus caminhos, Senhor, que queres de mim.

QUAL É SUA RESPOSTA?