Programa de Investimentos em Logística – PIL Projetos e condições de financiamento divulgadas pelo Governo Federal.

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Programa de Investimentos em Logística – PIL Projetos e condições de financiamento divulgadas pelo Governo Federal

Além Paraíba Imbituba Tubarão Pelotas Aceguá 2 Rodovias PIL Fonte: Programa de Investimentos em Logística Porto Real do Colégio Figueirópolis Luís Eduardo Rio Paraná Araquari Maracaju Itiquira BELO HORIZONTE PALMAS Uruaçu Lucas do Rio Verde GOIÂNIA RECIFE JOÃO PESSOA MACEIÓ PORTO ALEGRE FLORIANÓPOLIS CURITIBA VITÓRIA MANAUS BOA VISTA NATAL PORTO VELHO RIO BRANCO SALVADOR MACAPÁ BELÉM SÃO LUÍS TERESINA FORTALEZA BR-101 BA BR-060 DF/GO, BR-153 GO/MG, BR-262 MG BR-060 DF/GO, BR-153 GO/MG, BR-262 MG BR-153 TO/GO BR-050 GO/MG BR-163 MS, BR-262 MS, BR-267 MS BR-163 MS, BR-262 MS, BR-267 MS BR-262 ES/MG BR-163 MT BR-116 MG BR-040 DF/GO/MG RIO DE JANEIRO SÃO PAULO Sinop Sonora Mucuri Feira de Santana Viana Anápolis Cristalina Fronteira Delta Betim Brasília Três Lagoas CAMPO GRANDE CUIABÁ Guaíra Juiz de Fora Divisa Alegre Porto de Santarém Eliseu Martins Salgueiro Juazeiro Brumado da Bahia Balsas Estreito Piquet Carneiro Açailândia Vilhena Ribeirão Cascalheira Carajás Barcarena Sobral Trindade Juruti Oriximiná Rio Grande Marabá Caetité Montes Claros Ilhéus Estrela d’Oeste Panorama Cruzeiro do Sul Rodrigues Alves Limeira Barreiras Ibotirama Sorriso Alto Boa Vista Altamira Santana do Livramento Pres. Epitácio Santarém Miritituba Rio Teles Pires Rio Tapajós Rio Madeira Rio Tocantins Rio Paranaíba Rio Tietê Rio Puruê Eclusa de Tucuruí Gov. Valadares Rondonópolis Alto Araguaia Corumbá DF 7500 km R$ 42 bi, sendo R$ 23,5 bi em 5 anos 7500 km R$ 42 bi, sendo R$ 23,5 bi em 5 anos Porto de Itaguaí/Rio de Janeiro Porto de Porto Alegre Porto de Suape Porto de Maceió Porto de Aratu/Salvador Porto de Ilhéus Porto de Cabedelo Porto de Belém/Miramar/Outeiros Porto de Vitória Porto de Itaqui Porto de Vila do Conde Porto de Macapá Porto de Porto Velho Porto de Manaus/ Itacoatiara Porto de São Fco Sul/Itajaí/Imbituba Porto de Paranaguá/Antonina Porto de Rio Grande Porto de Santos/São Sebastião Porto de Pecém

BELÉM Porto de Itaguaí/Rio de Janeiro 3 Ferrovias PIL e PAC Fonte: Programa de Investimentos em Logística Porto de Santos/São Sebastião Porto de Porto Alegre PORTO ALEGRE Porto de Rio Grande Aceguá Porto de Suape Porto de Maceió Porto de Aratu/Salvador Porto de Cabedelo Porto de Pecém Porto de Belém/Miramar/Outeiros Imbituba Rio Paraná Juruti TERESINA Porto de Vitória Figueirópolis RECIFE JOÃO PESSOA MACEIÓ Lucas do Rio Verde - Uruaçu Uruaçu – Corinto - Campos Rio de Janeiro - Campos - Vitória Belo Horizonte – Salvador Salvador – Recife Maracaju - Mafra São Paulo – Mafra - Rio Grande PALMAS Açailândia – Vila do Conde MANAUS BOA VISTA NATAL PORTO VELHO SALVADOR MACAPÁ SÃO LUÍS FORTALEZA Uruaçu Lucas do Rio Verde Porto de Itaqui Porto de Vila do Conde Porto de Macapá Porto de Porto Velho CUIABÁ Porto de Santarém Eliseu Martins Salgueiro Juazeiro Brumado da Bahia Balsas Estreito Itiquira GOIÂNIA BELO HORIZONTE DF Acesso Porto de Santos CURITIBA RIO DE JANEIRO VITÓRIA Ferroanel SP – Tramo norte FLORIANÓPOLIS Ferroanel SP – Tramo sul Estrela d’Oeste – Panorama - Maracaju Piquet Carneiro Açailândia CAMPO GRANDE Maracaju Vilhena Araquari Pelotas Ribeirão Cascalheira Carajás Barcarena Sobral Trindade Oriximiná Porto de Manaus/ Itacoatiara RIO BRANCO Rio Grande Porto de São Fco Sul/Itajaí/Imbituba Porto de Paranaguá/Antonina Marabá Caetité Montes Claros Porto Real do Colégio Luís Eduardo Ilhéus Tubarão Estrela d’Oeste Panorama Cruzeiro do Sul Rodrigues Alves Limeira Barreiras Ibotirama Sorriso Alto Boa Vista Altamira Santana do Livramento Pres. Epitácio Santarém Miritituba Sinop Rio Teles Pires Rio Tapajós Rio Madeira Rio Tocantins Rio Paranaíba Rio Tietê Rio Puruê Eclusa de Tucuruí Gov. Valadares Rondonópolis Alto Araguaia Corumbá Ferrovias PIL Ferrovias PAC Ferrovias Estudos/ Avaliação PIL: 10 mil km R$ 91 bi, sendo R$ 56 bi em 5 anos + Novo marco regulatório PIL: 10 mil km R$ 91 bi, sendo R$ 56 bi em 5 anos + Novo marco regulatório SÃO PAULO Porto de Ilhéus

Porto Velho Manaus/ Itacoatiara Santarém Vila do Conde Belém/Miramar/Outeiros Pecém Itaqui Aratu/Salvador Suape/Recife Paranaguá/Antonina Rio Grande Ilhéus/Porto Sul Itajaí/Imbituba/São Francisco do Sul Vitória Itaguaí/Rio de Janeiro Santos/São Sebastião Macapá Cabedelo Maceió Porto Alegre Portos PIL 4 R$ 54,2 bilhões ( ) R$ 54,2 bilhões ( ) Fonte: Programa de Investimentos em Logística

Financiamento ao PIL condições especiais anunciadas pelo governo federal 5 Setores Prazo total * (em anos) Carência ** (em anos) Participação máxima (%) Custo financeiro Taxa de juros (% a.a.) FerroviasAté 30Até TJLP (5% a.a.) 1,0 RodoviasAté 25Até até 1,5 AeroportosAté 20Até 370 0,9 + risco*** PortosAté 20Até 365até 2,5 * terminando 5 anos antes do fim da concessão/arrendamento ** podendo haver escalonamento de tranches (subcréditos) *** spread de risco definido de acordo com o rating da empresa e/ou do projeto Garantias: Composição de instrumentos, de acordo com o risco do projeto em suas diferentes fases: (i) fiança dos acionistas; (ii) fiança bancária; (iii) seguro garantia; (iv) Equity Support Agreement; (v) conta reserva para pagamento da dívida; (vi) ações da SPE e cessão de recebíveis do projeto Covenants: ICSD ≥ 1,2 + PL/AT ≥ 20%

RodoviasFerroviasPortosAeroportos Estrutura do financiamento (estimativa) 23,5R$ bilhões56,054,211,4 65% 60% R$ bilhões 80% 20% 15% 20% 65% 15% 5% 15% 20% 15% 70% 15% 20% Fonte: BNDES 6 Agentes financeiros e outros investidores, inclusive do mercado de capitais: debêntures de infraestrutura e FIDC (Lei nº /11 garante I.R. = 0% para pessoas físicas e estrangeiros) Compartilhamento de garantias e instrumentos de cross-default Cofinan- ciamento Investimento em 5 anos: mais de R$ 140 bi (financiamento entre R$ 90 e R$ 115 bi) Equity Debêntures (Holding ou SPE) Finem*