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passado – presente - futuro

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Apresentação em tema: "passado – presente - futuro"— Transcrição da apresentação:

1 passado – presente - futuro
CBTU passado – presente - futuro

2 passado – presente – futuro
CBTU passado – presente – futuro SUMÁRIO SETOR METROFERROVIÁRIO HISTÓRICO ORGANIZAÇÃO SISTEMAS DE TRENS URBANOS INVESTIMENTOS E EXECUÇAO ORÇAMENTÁRIA

3 SETOR METROFERROVIÁRIO

4 SETOR METROFERROVIÁRIO - OPERADORAS

5 SETOR METROFERROVIÁRIO - CBTU

6 SETOR METROFERROVIÁRIO – ESTATAIS FEDERAIS

7 SETOR METROFERROVIÁRIO – ESTATAIS ESTADUAIS (5)

8 SETOR METROFERROVIÁRIO – CONCESSÕES (4+2 FUTURAS)

9 SETOR METROFERROVIÁRIO - 2014
BRASIL CBTU % CBTU PASSAGEIROS/DIA ÚTIL: 9,3 milhões 600 mil 6,5 PASSAGEIROS/ANO: 2,7 bilhões 180 milhões 6,7 CONSUMO DE ENERGIA: 1,700 GWh 0,109 GWh 6,4 EXTENSÃO DAS LINHAS: 973 KM 220 KM 22,6 QUANTIDADE DE LINHAS: 38 8 21 CARROS EM OPERAÇÃO: 3.900 267 6,8 QUANTIDADE DE ESTAÇÕES: 501 103 20,6

10 A CBTU NO SETOR METROFERROVIÁRIO - 2014
BRASIL CBTU % CBTU PASSAGEIROS/DIA ÚTIL: 9,3 milhões 600 mil 6,5 PASSAGEIROS/ANO: 2,7 bilhões 180 milhões 6,7 CONSUMO DE ENERGIA: 1,700 GWh 0,109 GWh 6,4 EXTENSÃO DAS LINHAS: 973 KM 220 KM 22,6 QUANTIDADE DE LINHAS: 38 8 21 CARROS EM OPERAÇÃO: 3.900 267 6,8 QUANTIDADE DE ESTAÇÕES: 501 103 20,6

11 COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS
CBTU COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS HISTÓRICO

12 HISTÓRICO 1957 – Criação da RFFSA 1974 –Criação subsidiária
1984 – Criação da CBTU 1988 – Constituição Federal 1993 – Lei nº 8.693 1994 – Controle Acionário para a União 1994 – Transferência Rio e S Paulo 2002 – Transferência Fortaleza 2003 – Ministério das Cidades 2005 – Transferência Salvador

13 HISTÓRICO 1957 – 1974 – 1984 – RFFSA, ENGEFER, CBTU
Foi constituída com fundamento no art. 5º da Lei 3.115/1957 (constituição da RFFSA), no Decreto /1974 (criação da ENGEFER) e no contido no Decreto /1984 (criação da CBTU), como Sociedade de Economia Mista subsidiária da Rede Ferroviária Federal – RFFSA. Desde a época de sua criação, atuou em nove regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió.

14 HISTÓRICO 1988 – CONSTITUIÇÃO FEDERAL
art. 30 – Compete aos Municípios: V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial 1993 – 1994 – LEI 8.693, MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES Lei nº 8.693/1993 dispõe sobre a descentralização dos serviços de transporte ferroviário urbano de passageiros da União para os Estados e Municípios O controle acionário da CBTU foi transferido, em 1994, da RFFSA para a União. A CBTU passou a ser vinculada diretamente ao Ministério dos Transportes, com a missão focada na modernização e expansão dos sistemas que operava, visando a transferência da administração e gestão daqueles sistemas para os governos locais.

15 HISTÓRICO 1994 – ESTADUALIZAÇÃO SISTEMAS DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
Em atendimento à Constituição Federal e à Lei nº 8.693, foram estadualizados, em 1994, o sistema de trens urbanos de São Paulo, transferido para a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, de responsabilidade do estado, e o sistema de trens urbanos do Rio de Janeiro, que passou à responsabilidade da Companhia Fluminense de Trens Urbanos – FLUMITRENS, também estadual. Este sistema do Rio de Janeiro opera, desde 2008, sob concessão privada do consórcio SUPERVIA. 2002 – ESTADUALIZAÇÃO SISTEMA DE FORTALEZA Em 2002, o Sistema de Trens Urbanos de Fortaleza foi transferido para a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR, do Governo do Estado do Ceará.

16 HISTÓRICO 2003 – MINISTÉRIO DAS CIDADES
A partir de 01 de janeiro de 2003, a CBTU passou a ser vinculada ao Ministério das Cidades e o foco de sua missão voltou-se para atender às necessidades de deslocamento da população, integrando o transporte no contexto do desenvolvimento urbano, social e econômico, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo as desigualdades sociais, permanecendo as atribuições anteriores. 2005 –DESCENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SALVADOR Em 2005, o Sistema de Trens Urbanos de Salvador foi transferido para a Companhia de Transporte de Salvador – CTS, da Prefeitura de Salvador.

17 COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS
CBTU COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS ORGANIZAÇÃO

18 ORGANOGRAMA

19 A CBTU EM NÚMEROS 5 sistemas de trens urbanos
Administração Central no Rio 220 km de linhas 103 estações 6 oficinas 3700 empregados 600 mil pass/dia útil (2014) 180 milhões de passageiros/ano

20 COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS ADMINISTRAÇÃO CENTRAL
CBTU COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS ADMINISTRAÇÃO CENTRAL 4 andares do antigo Prédio da RFFSA – Central – Rio de Janeiro Diretorias e Gerências Gerais

21 COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS SISTEMAS DE TRENS URBANOS
CBTU COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS SISTEMAS DE TRENS URBANOS BELO HORIZONTE RECIFE NATAL JOAO PESSOA MACEIÓ

22 SISTEMA DE TRENS URBANOS DE BELO HORIZONTE
Linha 3 Linha 1 Eldorado - Vilarinho 28,5 km 19 estações 35 TUEs de 4 carros cada (10 em aquisição) Linha 2 SISTEMA DE TRENS URBANOS DE BELO HORIZONTE

23 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
BELO HORIZONTE MDU mil passageiros/dia

24 METRÔ DE BELO HORIZONTE

25 PAC – EQUIPAMENTOS 10 TRENS ELÉTRICOS PARA BELO HORIZONTE 25 25

26 SISTEMA DE TRENS URBANOS DE RECIFE
Rodoviária – Camaragibe – 4,7 km Linha Centro – 20,7 km Recife – Rodoviária – Camaragibe Recife - Jaboatão Linha Sul – 14,5 km Recife - Cajueiro Seco Cajueiro Seco – Curado - 8,5 km Linha Sul (diesel) - 17,6 km Cajueiro Seco – Cabo 66,0 km 36 estações 40 TUEs de 4 carros 9 VLTs diesel de 3 carros SISTEMA DE TRENS URBANOS DE RECIFE

27 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
RECIFE MDU mil passageiros/dia

28 METRÔ DE RECIFE Estação Cosme e Damião (Estação da Copa)
Terminais de Joana Bezerra e Prazeres, em fase de conclusão 28 28

29 METRÔ DE RECIFE Duplicação do trecho Cajueiro Seco – Cabo de Santo Agostinho 29 29

30 METRÔ DE RECIFE

31 METRÔ DE RECIFE TUE NOVO VLT 31 31

32 SISTEMA DE TRENS URBANOS DE NATAL
56,2 km (38,5 km – 17,7 km) 22 estações (13 – 9) 2 locomotivas diesel 8 carros de passageiros Em aquisição: 12 VLT diesel de 3 carros 2 locomotivas SISTEMA DE TRENS URBANOS DE NATAL

33 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
NATAL MDU - 6 mil passageiros/dia

34 12 VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS – VLT
PAC – EQUIPAMENTOS 12 VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS – VLT NATAL

35 2 LOCOMOTIVAS PARA NATAL
PAC – EQUIPAMENTOS 2 LOCOMOTIVAS PARA NATAL

36 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS DE NATAL
Cruzamento na via atual Trecho de via permanente a ser recuperado Estação Tipo atual Estação Tipo do Projeto em desenvolvimento 36 36

37 SISTEMA DE TRENS URBANOS DE JOÃO PESSOA
30,0 km 12 estações 3 locomotivas diesel 11 carros de passageiros Em aquisição: 8 VLT diesel de 3 carros SISTEMA DE TRENS URBANOS DE JOÃO PESSOA

38 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
JOÃO PESSOA MDU - 6 mil passageiros/dia

39 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS DE JOÃO PESSOA
Estação Mancadarú – cruzamento único Estação Ilha do Bispo – trem com locomotiva Dormentes de via em estoque 39 39

40 8 VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS – VLT
PAC – EQUIPAMENTOS 8 VEÍCULOS LEVES SOBRE TRILHOS – VLT JOÃO PESSOA

41 SISTEMA DE TRENS URBANOS DE MACEIÓ
32,1 km 15 estações 2 locomotivas diesel 6 carros de passageiros 7 VLT diesel de 3 carros (frota de 8 VLT) SISTEMA DE TRENS URBANOS DE MACEIÓ

42 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
MACEIÓ MDU mil passageiros/dia

43 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS DE MACEIÓ

44 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS DE MACEIÓ INFRA E SUPERESTRUTURA

45 MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS DE MACEIÓ INFRA E SUPERESTRUTURA

46 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
CBTU

47 CBTU – 1984 a 2014 Desde 1984, a CBTU já transportou passageiros

48 INDICADORES DE DESEMPENHO
CBTU

49 TARIFAS PRATICADAS (TREM x ÔNIBUS)
POLÍTICA TARIFÁRIA TARIFAS PRATICADAS (TREM x ÔNIBUS) (março 2015)

50 COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
CBTU COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS INVESTIMENTOS E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

51 HISTÓRICO INVESTIMENTOS 1992 – PROGRAMA BIRD
A partir de 1992, a CBTU desenvolveu projetos de investimento nos sistemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador, com recursos financiados pelo Banco Mundial, totalizando cerca de US$1,5 bilhão.

52 INVESTIMENTOS FINANCIADOS PELO BIRD E JBIC
Metrô de Fortaleza – Eletrificação Linha Sul Metrô de Recife – Expansão Linha Centro e Eletrificação Linha Sul Metrô de Fortaleza – Recuperação Linha Oeste Belo Horizonte – Expansão Linha 1 Metrô de Salvador – Lapa a Pirajá Salvador – Trem Urbano Calçada a Paripe Rio de Janeiro – Recuperação Sistema de Trens Urbanos São Paulo – Recuperação Sistema de Trens Urbanos

53 HISTÓRICO INVESTIMENTOS 2005 – PPI
Em 2005, o Governo Federal priorizou recursos para Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza, dentro do PPI – Programa Piloto de Investimento. 2007 – PAC Em 2007, com a criação do PAC, as ações de investimento da CBTU em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza passaram a integrar este Programa.

54 INVESTIMENTOS DO PAC Natal – Linha Norte –Ribeira a Extremoz e Linha Sul – Natal a Parnamirim João Pessoa – Santa Rita a Cabedelo Metrô de Recife – Linha Centro e Linha Sul Metrô de Fortaleza – Linha Sul Metrô de Fortaleza – Linha Oeste Metrô de Recife – Aquisição de trens Maceió – Maceió a Lourenço de Albuquerque Belo Horizonte – Linha 1 – Eldorado a Vilarinho Metrô de Salvador – Lapa a Acesso Norte Metrô de Salvador – Acesso Norte a Pirajá Salvador – Trem Urbano Calçada a Paripe Ação concluída Em execução Ação transferida para o Estado da Bahia

55 HISTÓRICO INVESTIMENTOS RENOVAÇÃO DA FROTA DE MATERIAL RODANTE
PAC 2 – TUEs e VLTs para Recife Neste exercício, foram aprovados R$ para aquisição de frota de 15 TUEs para Recife. Também para esta Superintendência foram aplicados R$ na aquisição de 9 VLTs (7 adquiridos em 2008 e 2 em 2012) 2009 e 2010 – EMENDA - VLTs para Maceió Entre 2009 e 2010, foram liberados R$ para aquisição de 8 VLTs para Maceió 2012 – PAC EQUIPAMENTOS – TUEs para Belo Horizonte e VLTs para Natal e João Pessoa Em 2012, foi aprovada a dotação de R$ para aquisição de nova frota de material rodante para os sistemas de Belo Horizonte (10 TUEs), Natal (2 locomotivas e 12 VLTs) e João Pessoa (8 VLTS)

56 HISTÓRICO INVESTIMENTOS MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS
2014 – NATAL, JOÃO PESSOA E MACEIÓ NO PAC No exercício de 2014, a ação de Modernização dos Sistemas de Trens Urbanos de Natal, João Pessoa e Maceió passou a integrar o PAC. O investimento total nos três sistemas será de R$ , tendo sido aprovados, em 2014, R$ e 2015 R$

57 PAC – MOBILIDADE Manaus (mono trilho) Fortaleza (metrôs- LS – LO e LL)
Teresina (trem urbano) Fortaleza (VLT – Mucuripe e Pecém) Natal (VLT) João Pessoa e Região Metropolitana (VLT) Petrolina (VLT) Recife (metrô- LS e LC) Recife (VLT) Maceió (VLT aeroporto) Brasília (metrô) Maceió (VLT - CBTU) Brasília (VLT) Salvador e Lauro de Freitas (metrô) Goiânia (VLT) Salvador (VLT Metropolitano) Belo Horizonte e Região Metropolitana (metrôs L1, L2 e L3) Cuiabá (VLT) Campos (VLT) São Gonçalo e Niterói (metrô L3) Campinas (VLT) Duque de Caxias (VLT) Curitiba (metrô) Santos (VLT) Rio de Janeiro (metrôs L1, L2 e L4 ,VLT) e Trem) Canoas (aero móvel) São Paulo metrô e trem (Linhas 2, 5, 8, 9, 13, 15, 17 e 18) Osasco (VLT) Porto Alegre e Região Metropolitana (metrô, trem e aero móvel) Veículo sobre trilho Ação preparatória

58 PAC – MOBILIDADE Manaus (mono trilho) Fortaleza (metrôs- LS – LO e LL)
Teresina (trem urbano) Fortaleza (VLT – Mucuripe e Pecém) Natal (VLT) João Pessoa e Região Metropolitana (VLT) Petrolina (VLT) Recife (metrô- LS e LC) Recife (VLT) Maceió (VLT aeroporto) Brasília (metrô) Maceió (VLT - CBTU) Brasília (VLT) Salvador e Lauro de Freitas (metrô) Goiânia (VLT) Salvador (VLT Metropolitano) Belo Horizonte e Região Metropolitana (metrôs L1, L2 e L3) Cuiabá (VLT) Campos (VLT) São Gonçalo e Niterói (metrô L3) Campinas (VLT) Duque de Caxias (VLT) Curitiba (metrô) Santos (VLT) Rio de Janeiro (metrôs L1, L2 e L4 ,VLT) e Trem) Canoas (aero móvel) São Paulo metrô e trem (Linhas 2, 5, 8, 9, 13, 15, 17 e 18) Osasco (VLT) Porto Alegre e Região Metropolitana (metrô, trem e aero móvel) Veículo sobre trilho

59 EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
EXERCÍCIO DE 2015 Limite contratação de bens e serviços e concessão de passagens e diárias para a CBTU - R$93,21 milhões Variação do IPCA – 35,195%

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