O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
A Civilização Árabe.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Associação Educativa Evangélica Cursos Superiores de Computação
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
O Fenômeno religioso Islã
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Instituto de educação Tecnológica de Cascais Mundo Actual
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
O ANO LITÚRGICO..
13 Dhu al-Qidah 1428 (23 Novembro de 2007).
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
MUÇULMANOS.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
Religiões Abraâmicas.
As Religiões Abraâmicas
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
As religiões abraâmicas
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
Religiões Monoteístas
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Aula 10 Civilização Islâmica
As Religiões Abraâmicas
Semana Santa by A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo.
Os árabes e o.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Escola EB 2,3/s Abel botelho- Tabuaço As religiões abraâmicas.
Judaísmo.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
Cidade de Meca Tradições do Islão. Cidade de Meca Meca é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra)
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Transcrição da apresentação:

O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra)

CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta 1.397 anos Fundada por Maomé (principal) e Ali (discípulo) Centro de Adoração: MECA Hoje: 935 milhões seguidores; a que mais cresce no mundo Islã = submissão

HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.C. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel Profissão de Fé: “Há um só Deus, Ala, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé”

HISTÓRIA DE MAOMÉ Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Medina (HÉGIRA) em 20/06/622. Medina: organiza exército para lutar contra os “infiéis”. Reconquista Meca (627) Escreve o Corão entre 610 e 632. Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo)

O CORÃO (ou ALCORÃO) Significa Recitação. 114 capítulos. Baseado no Torá (ou Talmud, Judeu) e na Bíblia (Cristã). Orienta fiéis como se relacionar uns com os outros, como rezar, como se vestirem, o que comer (e não comer), como adorar, como guerrear, como expandir a fé. Salvação apenas para os seguidores de Alá. Ressurreição no juízo final. Outras religiões terão lago de fogo.

ARTIGOS DE FÉ DO CORÃO Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Anjos (diferente do cristianismo/judaísmo) Corão – único livro sagrado Maomé – último e mais importante dos profetas Predestinação – tudo está escrito e não pode ser mudado. Ressurreição dos mortos para julgamento do bem e do mal

PRÁTICAS DO ISLAMISMO Receitar o credo (Há um só ...) Preces Cotidianas – 5 vezes ao dia, oração voltado para Meca (NE) – ajoelhado Ramadã – jejum obrigatório por 1 mês, do nascer até o pôr do sol Zakat – pagamento de tributo – 2,5% do ganho individual de cada fiél. Peregrinação a Meca (pelo menos uma vez na vida) Jihad (Guerra Santa) morte aos infiéis – propagação do Islã.

XIITAS E SUNITAS Xiitas Seguidores de Ali (tio de Maomé). Autoridade passada a Ali. Fiéis são independentes Hoje – São os mais radicais, guiados por Alá. Sunitas Seguem os Califas, sendo dependentes deles para suas decisões. Líderes (califas) são escolhidos pelo povo. Hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes.

O ISLAMISMO HOJE Religião que mais cresce no mundo; Associada (erroneamente) a terrorismo; Impera no Norte da África, países de língua árabe, Paquistão, Afeganistão (Talibã), Irã (República dos Aiatolás); Muitos seguidores em: Índia, países da ex-Iugoslávia, Europa (França, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha, etc); América do Norte (exceção México)

O ISLAMISMO NO BRASIL Muitos seguidores nos Grandes Centros (Rio, São Paulo, Curitiba, B.H., etc) Maior população percentual – Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu). Mais pacíficos que em outros países; bom relacionamento com cristãos e judeus. Cerca de 1,5 milhão de seguidores; segundo lugar nacional (perde para Cristãos)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DEUS Judaísmo: Jeová Cristianismo: Deus Islamismo: Alá MEDIADORES Judaísmo: Moisés Cristianismo: Jesus Cristo Islamismo: Maomé

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES IDADES: Judaísmo: 5.750 anos Cristianismo: 1.979 anos Islamismo: 1397 anos FUNDADORES Judaísmo: Moisés Cristianismo: Jesus Cristo Islamismo: Maomé

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES ESCRITURAS Judaísmo: Torá ou Talmud Cristianismo: Bíblia Islamismo: Corão ou Alcorão PATRIARCA Abrahão para as três

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIAS SANTOS Judaísmo: Sábado Cristianismo: Domingo Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: Judaísmo: Yon Kipour Cristianismo: Natal e Páscoa Islamismo: Ramadã

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIVISÕES Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Cristianismo: Católicos e Protestantes Islamismo: Xiitas e Sunitas MUTILAÇÕES Judaísmo: Circuncisão (homens) Cristianismo: Não tem Islamismo: Retirada do Clitóris* (mulheres)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SACERDOTES Judaísmo: Rabinos Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Islamismo: Mulás, Xeiques, Califas* CIDADES SAGRADAS Judaísmo: Jerusalém Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) Islamismo: Meca e Jerusalém

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SÍMBOLO PRINCIPAL Judaísmo: Estrela de Davi Cristianismo: Cruz Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas) SEGUIDORES HOJE Judaísmo: 18 milhões (5ª mundo) Cristianismo: 2,1 bilhões (1ª mundo) Islamismo: 935 milhões (2ª mundo)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES TEMPLOS Judaísmo: Sinagogas Cristianismo: Capelas, Catedrais Islamismo: Mesquitas ESPERANÇA NO FUTURO Judaísmo: Vinda do Messias e Ressurreição Cristianismo: Vinda de Cristo (2ª) e Ressurreição Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição

Dia da Hégira O ano islâmico começa com o dia da Hégira, no qual Maomé encetou sua jornada de Meca a Medina no ano 622. Nesse dia os muçulmanos xiitas também relembram o martírio de Hussein, neto do Profeta. Dhu al-hijja O último mês do calendário islâmico é o dhu al-hijja, no qual os fiéis praticam o hadj, ou peregrinação a Meca. Para esse fim os peregrinos cortam os cabelos e usam ihrams. Ao chegar, eles dão sete voltas ao redor da Caaba, começando pelo ângulo sudeste.

Id Mawlid O aniversário do Profeta, no décimo segundo dia do terceiro mês, é celebrado com banquetes e distribuição de comida aos pobres. Nas cidade pode haver procissões, e as casas são enfeitadas. Id al-Adha A festa do Sacrifício, Id al-Adha, dura quatro dias e constitui o clímax da peregrinação a Meca. Os peregrinos sacrificam um animal numa aldeia chamada Mina, entre Arafat e Meca, simbolizando a disposição de Ibraim de sacrificar seu filho a Deus. Depois de um sermão e orações, um animal - ovelha ou cabra - é sacrificado. Parte da carne é doada aos pobres. Desta festa também participam fiéis que não estão em peregrinação.

Id al-Fitr A festa de Id al-Fitr assinala a quebra do jejum ao final do ramada. Nesse momento de alegria, os fiéis agradecem por ter suportado o jejum. As ruas e edifícios são iluminados, doces são vendidos em feiras e bazares, trocam-se cartões e os fiéis dão presentes e dinheiro às crianças e aos pobres. Laylat al-Bar'h A Laylat al-Bar'h, ou Noite do Perdão, é celebrada no décimo quinto dia do oitavo mês. Deus determina o destino de cada pessoa para o ano seguinte. Os fiéis perdoam seus pecados mutuamente e passam a noite em oração

Laylat al-Qadr A Noite do Poder, perto do final do mês do ramadã, relembra aquela em que o Corão foi revelado pela primeira vez a Maomé. Tal como ele, muitos muçulmanos passam a noite orando na mesquita. Muharram No primeiro mês do calendário islâmico, os muçulmanos xiitas celebram a festa de Muharram, que dura dez dias. Freqüentemente é representada uma peça religiosa e procissões relembram a morte de Hussein, neto de Maomé, na batalha de Karbala, em 680. Alguns xiitas desfilam pelas ruas com o corpo untado de sangue animal, para simbolizar tristeza e pesar pelo sofrimento de Hussein.