Campanha Tema do Ano 2014 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Liturgia – 2011.
Advertisements

Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
O Bom Pastor.
«Vimos o Senhor»..
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Neste 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
encontros com meu amigo jesus
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI )
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
de Jesús. El Cuerpo Y la Sangre... “Alimenta aquele que morre de fome, porque se não o alimentas estás a matá-lo”. Vaticano II – G.S. 69 Texto: João 6,
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
Paróquia Bom Jesus (Bairro Vila Nova, Joinville)
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
1 PAMI Linhas mestras do Plano Operacional.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
O que é uma oferta de comunhão? Levítico 3.1 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/08/2010.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio, onde tudo se compra e tudo se paga... Diante dessa realidade, muitos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
Vale a pena semear Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA seu povo e o liberta do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram essa verdade:
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
1 Fomos formados para fazer parte da família de Deus.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Transcrição da apresentação:

Campanha Tema do Ano 2014 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

viDas em comunhão

Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao senhor, porque na sua paz vós tereis paz. (Jeremias 29.7)

TEMA viDas em comunhão

No ano de 2014, as comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) terão oportunidade de refletir sobre a sua missão no contexto urbano. O tema propõe um diálogo com a cidade, vendo-a como um espaço para vidas em comunhão.

Somos parte da cidade A IECLB está inserida na cidade, não é algo fora ou distante dela, seja ela grande ou pequena. Dados estatísticos apontam que 84% da população brasileira vivem nas cidades e nos seus entornos. Também as características da vida urbana atingem, cada vez mais, quem vive no meio rural.

O Lema bíblico de Jeremias 29.7, é um pedido que Deus fez, por meio do profeta, ao povo que tinha se afastado dele. Em 597 a.C., Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Parte do povo de Judá foi tirada do seu ambiente conhecido e deslocada para uma terra estranha, com tradições e hábitos diferentes. Como viver nessa terra sem perder a identidade de povo de Deus? Em terra estranha

É para esta gente, que sente saudade do seu país e da sua cidade, que brotam as palavras consoladoras de Deus, por meio do seu profeta: Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao senhor, porque na sua paz vós tereis paz. (Jeremias 29.7) Palavras consoladoras

Há uma inversão no olhar. Babilônia não é mais inimiga, mas carrega no seu meio o povo de Deus. É tempo de orar por esta nova terra e trabalhar em favor da sua paz. É tempo de reconstruir a vida, de plantar árvores, de constituir família e de cultivar a esperança até que o povo possa voltar para a sua terra. É tempo de experimentar a paz. Tempo de experimentar a paz

Para isso, o povo não está só. Ele conta com a mão cuidadora do Deus de Jerusalém, que cruza fronteiras e não abandona a sua gente. Mão cuidadora

Também o jeito luterano de viver a fé cristã apresenta-se no labirinto das cidades como um espaço para as pessoas buscarem a Deus. Jeito luterano

Guiada pelo Evangelho, que lhe dá o rumo em uma realidade com tantas incertezas, a comunidade cristã reconhece Deus como parâmetro principal. A partir de Deus, age, planeja, lida com as suas fraquezas e embasa as suas esperanças frente aos desafios. Deus como guia

- O ritmo frenético da vida - O ter se sobrepõe ao ser - A poluição - O caos no trânsito - A violência - O isolamento - A desigualdade social Alguns desafios

Qual é o papel da comunidade cristã neste meio?

Ser profética

A Igreja comprometida com o Evangelho é testemunha e expressão da graça de Deus (Mateus ). Ela é convidada: - a por em prática o seu discurso; -a se comprometer com a vida no contexto em que se encontra; - a se envolver com as questões da cidade em favor da justiça e da vida plena.

Ter abertura

A Igreja de Jesus Cristo compartilha os seus valores sempre por meio do convite e nunca da imposição. Ela dialoga com a cidade, escuta os seus anseios, conhece a dor e a alegria da sua gente.

Ter identidade

A cidade é, hoje, como nos tempos do profeta Jeremias, um mercado para as religiões. Como cristãos e cristãs, encontramo-nos diante do desafio de conviver e dialogar com pessoas que fazem escolhas diferentes das nossas. Para isso, é extremamente importante que a nossa identidade seja fortalecida. Este é o primeiro passo para um diálogo franco e aberto.

Perceber oportunidades

A Igreja é a comunidade de discípulos e discípulas, cujo sinal que a distingue é a prática do amor. Assim ela é chamada: - a adentrar na cidade e criar um vínculo com ela; - a perceber as suas luzes e as suas sombras; - a descobrir que, em meio à dor, há também alegrias, que, em meio à segregação, há espaços de convivência fraterna, que, em meio à marginalização, há espaços de acolhida.

Promover vida

No território da cidade, a comunidade cristã toma corpo e se torna viva, atuante, grávida de esperança. Acredita que dentro deste mundo há outro sendo gestado. Um mundo capaz de gerar bem-estar e espaços significativos, de mais vida. Acredita na arte do encontro.

Deus nos convoca

Pelo Batismo, somos declarados filhos e filhas de Deus, pessoas cidadãs comprometidas com a paz da cidade, uma paz que produza comunhão verdadeira, que promova o respeito pelas diferenças, que impulsione ações diaconais irmanadas com outros setores da sociedade. A comunhão e os laços de afeto unem as pessoas e transformam lugares.

Valores do Evangelho

Entre as pessoas, desgastadas pela correria diária, em meio aos diferentes espaços urbanos de onde não se distingue mais a cruz das Igrejas, alguns valores próprios do Evangelho são essenciais para tornar a cidade um espaço de bem-estar para todos e todas. Citamos alguns deles: civilidade, paz, justiça, democracia, cuidado, liberdade, diversidade, presença, diaconia, ecumenismo, fé, vínculo, harmonia, gratidão, respeito, diálogo e partilha.

Missão em favor da paz

Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao senhor, porque na sua paz vós tereis paz. (Jeremias 29.7). Este é o convite para a Igreja de Jesus Cristo: dispor-se para a missão de Deus em favor da paz.

Comunidade: espaço de expressão

Cabe à Igreja criar condições para que as pessoas, membros e não membros, tenham a comunidade como espaço e oportunidade para expressar o que são e o que sentem, para, por meio do diálogo, da convivência e à luz do Evangelho, dar rumo ao seu cotidiano.

Deus nos envia

Que o Deus da paz e da esperança conduza os nossos passos. Que Ele nos faça mensageiros e mensageiras da paz sonhada. Que Ele nos dê coragem e ousadia para promovermos vidas em comunhão.