Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Bíblia e (é!) comunicação
Seminário de Pequenos Grupos
Jogo das PERGUNTAS.
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Caminho Verdade Vida.
LIVRES PARA AMAR Programa I 8º Ano EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A NATUREZA DA BÍBLIA.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O ESTUDO TEOLÓGICO 1.
Somos Um Grupo Com JESUS quando
A Bíblia e São Jerônimo.
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Os Salmos.
No mês de Setembro comemoramos o
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
FELIZ PASCOA Procura-se o Autor. FELIZ PASCOA Procura-se o Autor.
Crescer na Leitura da Bíblia
Como interpretar a Bíblia?
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
CAPÍTULO 4 DE VOLTA AS RAÍZES.
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
O livro mais importante do mundo
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Catequese 2.
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
O Caminho, a Verdade e a Vida
Maturidade exige profundidade
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
BATISMO Na Bíblia e na História.
TEMAS BÍBLICOS.
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
A Bíblia na Vida e Missão da Igreja à luz das Conferências
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
As Epístolas Católicas
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA SEMINÁRIO BETEL BRASILEIRO 2010.
INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS
CURSO BÍBLICO.
Projeto “Páscoa do Amor”
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
1 2 Clique Enoque é o nome dado uma das personagens bíblicas mais peculiares e misteriosas das Escrituras. Em hebraico, o termo “Enoque” significa “Treinado.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
HISTÓRIA DA IGREJA.
Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 8 – O CUIDADO COM A LÍNGUA
01. O que uma leitura demorada e atenciosa do livro de Jeremias revela sobre o caráter de Deus? Qual a impressão que os personagens do Antigo Testamento.
Escola Bíblica Dominical
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Nossa Senhora de La Salete, intercedei por nós!
Bíblia Sagrada.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
Organização Interna da Bíblia
Organização interna da Bíblia
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
A REVELAÇÃO BÍBLICA 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) O homem é um vocacionado a perguntar. 2º) Fazer perguntas já é estar na “ambiência” de Deus. 3º)
Organização interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013

Onde surgiu a Bíblia? Como surgiu a Bíblia? Como a Bíblia chegou até nós? Como usamos o texto?

O Palco da história bíblica é o Antigo Oriente Médio; Tradição oral versus tradição escrita; Nome: Bíblia (Antigo e Novo Testamentos); A intenção do texto bíblico; Formação da Bíblia;

No tempo: milhares de anos atrás (1.200 a.C. até 150 d.C.) No espaço: geograficamente, milhares de quilômetros nos separam (ao mesmo tempo o tamanho da Terra Santa na época era de aproximadamente 130 km x 240 km).

Foi escrita nas línguas: Hebraica Grega Aramaica.

“Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.” (Pv 17.14)

“ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1.1)

 A fé bíblica se expressa numa forma diferente da nossa.

 Antigo Testamento: 39 Livros  Novo Testamento: 27 livros  Total de 66 livros (para os Protestantes)  Total de 73 livros (para os Católicos

ANTIGO TESTAMENTO Primeiro estágio Composição oral. Local: casas, nos portões das cidades, festas da roça, etc. Segundo estágio Transmissão oral. Local: nos lugares de culto, nas festas, etc (pelos cantores, sábios.

Terceiro estágio Fixação por escrito Local: nos lugares de culto das províncias, corte em Jerusalém etc (pelos escribas) Quarto estágio Organização dos textos (redação ou pré- canonização). Local: Sinagoga e Templo (no período pós-exílico), pelos escribas e sacerdotes

Quinto estágio: Canonização Local: o texto final da Bíblia Hebraica foi conseguido, no século I d.C., através de árduas discussões entre os líderes judeus.

NOVO TESTAMENTO Primeiro estágio Composição oral Local: casas, Templo, festas, caminho etc. Segundo estágio Transmissão oral Local: Igrejas nascentes do 1º. e 2º. séculos depois de Cristo

 Terceiro estágio  Fixação por escrito  Local: comunidades cristãs nascentes, prisões, caminho, pelos seguidores de Jesus  Quarto estágio  Organização e Canonização dos textos e definição do Cânon do NT por eliminação  Local: Concílios da Igreja por volta do século IV d.C., através da idéia de Cânon que começou a aparecer em d.C. Por volta do século IV, a grosso modo, no Oriente e no Ocidente fecha-se o segundo Cânon Bíblico, NT.

 Nestes estágios de composição verifica-se que: O texto bíblico surge da vida das pessoas comuns da época; não é um tratado sobre teologia, mas uma expressão da relação entre ser humano e Deus.

1. Para que insistir no Antigo, quando o Novo já chegou?  Para os cristãos, Cristo era, e ainda é, ao mesmo tempo, realidade presente e futura. Era profecia já realizada e promessa a ser realizada ainda.

 Jeremias 32.14: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Toma esta escritura, esta escritura da compra, tanto a selada como a aberta, e coloca-as num vaso de barro, para que se possam conservar por muitos dias;  2 Coríntios 4.7: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

 Para dar “razão à fé”  No cotidiano, pois a leitura do texto Sagrado orientam às situações concretas em que vive o ser humano.

Bíblia Contexto Igreja 1. Acercar-se da realidade da Bíblia 2. Escutar a realidade da Bíblia 3. Examinar a realidade da Bíblia 4. Fazer nova leitura 5. Adotar nova perspectiva 6. Empreender nova ação 7. Novas histórias (nova realidade)

 Pregação  Liturgia  Estudo Bíblico  Escola Dominical  Culto nos lares  Devocionais  Meditações

 Visitas pastorais  Boletins  Artigos  Blogs e Sites  Programas de Rádio e Televisão  E outros

 Neste sentido a Bíblia:  Está no cotidiano  Responde a questões de fé  Orienta a fé  Procura promover a vida.

Experiência Tradição Razão BíbliaBíblia Criação Quadrilátero wesleyano

 Wesley dizia que era homem de um livro só.  Valorizava o estudo da bíblia, especialmente pelos pregadores e pregadoras.

 Alfabeto hebraico 