PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Pof. Marcelo.
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Endereçamento ARP MAC Nível de Rede Nível de Enlace CEL Placa de Rede
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
Passo a passo PASSO A PASSO
NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores
Rodrigo de Souza Couto Redes de Computadores II
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
Apresentação do Sistema
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Atua Sistemas de Informação Manual Sistema de Administração de Servidores.
Redes de Comunicação – Módulo 3
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Apresentação do Sistema
ACESSO DATAPONTO ACADEMIA
Monitoramento com software livre!
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Firewall (Isa Server 2006) Curso: Ciências da Computação Disciplina: Rede de Computadores I Alunos: Anderson Mello, Bruno Macedo, Daniel Coelho, Indaian.
Sistemas Operacionais
MRTG: Muito Ruim Ter que Gravar :D (Brincadeira) na verdade é:
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Terminal Server - licenciamento e gerenciamento do TS no Windows Server 2003 R2 Acesse remotamente o seu servidor de qualquer lugar do universo para administrar.
Gerenciamento de Redes
Portfólio de Serviços TI
GUIA DE CONFIGURAÇÃO DE UM SERVIDOR LINUX PARA UTILIZAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA. Marco Antonio Fonseca da Silva Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Ferramenta Nessus e.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Tiago Pasa SERVIÇO NACIONAL DE.
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1º Seminário Servidores Windows e.
Centro Politécnico – Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Pelotas – RS – Brasil REDES II Evandro Brasil Fonseca, Marlos Martins.
SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA CORPORATIVO FACULDADES SENAC PELOTAS – REDES DE COMPUTADORES.
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Compartilhamento nas nuvens para redes locais baseado em P2P Jerônimo Feijó Noble da Rosa Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia.
Compartilhamento nas nuvens para redes locais baseado em P2P Jerônimo Feijó Noble da Rosa Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso Seminário de Andamento Transição.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Internet Segura.
Wireshark Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi UCPEL Centro Politécnico Ciência da Computação Redes II.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminário de Andamento.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II – Seminário de Andamento.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso Apresentação Final Transição.
Pandora FMS Leandro Ferreira Canhada
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Seminário de Andamento.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Henrique Rippel SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Final Servidores Linux.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento II Nélio T. Neitzke SERVIÇO NACIONAL.
Rafael C. Marques Projeto Integrador II SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Tiago Alves SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de conclusão de curso 1º Seminário de andamento.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Apresentação do Projeto Tiago Alves SERVIÇO NACIONAL DE.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Julio Borba SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Uso da ferramenta Dude.
SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA CORPORATIVO FACULDADES SENAC PELOTAS – REDES DE COMPUTADORES.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1º Seminário Servidores Windows e.
Apresentação sobre WIRESHARK.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso Seminário Final Solução de.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1° Seminário de Andamento SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores TCC Seminário de Andamento II Leandro Ferreira Canhada Orientador: Prof. Msc.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento II Henrique Rippel SERVIÇO NACIONAL.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento Funcionalidades.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I 2º Seminário de Andamento Internet.
Transcrição da apresentação:

PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador

Faculdades Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Éverton Perleberg Disciplina: Projeto Integrador II

Objetivo Este projeto visa mostrar a ferramenta PRTG, O Paessler Router Traffic Grapher é uma ferramtenta de adminstração projetada para o sistema Windows, a qual mostra ser uma ferramenta excelente, servindo de apoio ao Administrador de rede, possibilitando-o acompanhar e monitorar facilmente uma rede, obtendo diversas informações a seu respeito.

PRTG O Paessler Router Traffic Grapher é um sistema de monitoramento de rede em tempo real, roda em ambiente Windows, o qual funciona em conjunto com o agente SNMP, possibilitando monitorar desde o trafego de rede de um host até o uso de Memoria e CPU do mesmo. O PRTG tem um funcionamento simples, possuindo uma interface web para acompanhamento remoto, a qual o usuário final pode acompanhar sem nenhum tipo de problema.

PRTG O PRTG pode monitorar qualquer tipo de host que utilize Windows ou Linux, Switches, Roteadores, entre outros. O unico requisito é possuir suporte ao Agente SNMP e ter uma conexão de dados.

Ferramentas O PRTG Conta com um Scanner chamado Automatic Network Discovery, o qual possibilita ao Administrador selecionar uma faixa de endereços a qual deseja escanear, sendo assim possivel adicionar sensores de trafego de rede dos hosts pesquisados, sendo tambem possivel fazer a pesquiza de um agente SNMP diretamente ao IP do Host.

Ferramentas Tambem podem ser adicionados outros tipos de sensores, entre os quais estao : – Porcentagem do uso de CPU – Uso de Memoria Fisica – Uso de Memoria Virtual – Uso dos Discos Locais

Ferramentas Para cada sensor SNMP ativo é gerado um gráfico que é atualizado de acordo com o que é programado, alem de um gráfico das ultimas 24 horas, dos 30 dias e outro do ano inteiro. Também sao geradas tabelas para facilitar a visualização das informações pelo administrador, as informaçoes são mostradas em uma tabela de 24 horas, 30 dias e de um ano.

Ambiente O ambiente utilizado é a rede de uma pequena empresa, a qual conta com um link de internet de 1 Mbps empresarial e 5 computadores. Foi implementado uma estação de monitoramento rodando Windows Xp com 512 MB de memoria.

Pagina Inicial PRTG

Adicionando um Sensor SNMP

Uso de Rede Pc Impressora

Uso de Rede Pc Jhonatan

Uso de Rede Recepção

Uso de Rede Pc Clairton

Conclusões Os Gráficos acima demonstram o consumo de banda no período em que o PRTG esta ativo. É possível verificar que durante o horário de expediente todos os computadores tem uma transferência de dados considerada normal para o padrão da empresa. A única anormalidade acontece fora do horário de expediente e nos finais de semana, período este que a empresa fica por responsabilidade de funcionários.

Considerações Finais A aceitação do PRTG por parte do Empresário foi positiva, visto que foi liberado o acesso via web ao mesmo, possibilitando-o acompanhar o desempenho de sua rede local. Portanto o PRTG comportou-se de acordo com o esperado e apresentou resultados satisfatórios, os quais realmente auxiliam o Administrador da rede da Empresa e possibilita ao Empresário uma maneira fácil de acompanhar seu funcionamento em tempo real, surgindo a possibilidade de manter o projeto em funcionamento dentro da empresa.

Referências PRTG Network Monitor - Disponível em: – Acesso em 20/08/2011 Monitoramento da Rede utilizando PRTG –29 Novembro Disponível em: acesso em: 20/08/2011 Sistema de Monitoração – PRTG -04 Setembro 2011 – Disponível em: acesso em: 22/09/2011

Cronograma AgostoSetembroOutubroNovembro Documentação da Ferramenta XXX Implementação da estaçãoXX TestesXX Escrita do RelatórioXXX

Wiki =projeto15:relatorio