SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecidos: Esquelético e Muscular
O movimento e o exercício
SISTEMA NERVOSO.
MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os.
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
ANATOMIA INSTITUTO FLOR DE LÓTUS Nova Friburgo
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
TECIDOS MUSCULARES Relacionam-se com: locomoção
Sistema Muscular Nomes:Romualdo,Nícolas e Fernando Série:7ªB
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Projecto de: André Silva, Filipa, João, Rita e Sara Laranja
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Identificar os Princípios da Contração Muscular
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre.
Componentes do Sistema Nervoso Central
SISTEMA NERVOSO.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA MUSCULAR.
SISTEMA NERVOSO.
Centro Universitário Candido Rondon
Sistema Locomotor Ossos e Músculos
O Sistema Nervoso dos Vertebrados
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
SNC – morfologia interna e externa
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre – 8º ano
O corpo humano sistema musculoesquelético
Sistema muscular PROF. VICTOR PESSOA.
Disciplina Educação Física
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
SISTEMA MUSCULAR PROFESSORA: Lídia Maria Albuquerque Marques
Sistema Locomotor.
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
Nome: Arthur Caetano, Mathias Ozorio e Vitor Pires;
Sistema Nervoso.
M U S C L A R S I T E M A.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso.
ASSER Disciplina: Anatomia Humana Profa Camila Papini
Miologia.
O Sistema Nervoso.
Sistema Muscular.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso.
Introdução ao Estudo do Sistema Muscular
Locomoção: ossos e músculos
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
Tipos de Contração ISOMÉTRICA ISOTÔNICA CONCÊNTRICA EXCÊNTRICA
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
AULA RESUMO EM POWER POINT
Organização dos organismos
QUIZ DO SISTEMA NERVOSO
O SISTEMA NERVOSO Profa. Marjory Torres.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Sistema muscular nos animais domésticos
Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.
1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O osso é um tipo de epitélio b)A camada mais superficial da pele é de tecido conjuntivo c)Na cartilagem predomina o colagénio.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção.

SISTEMA MUSCULAR Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo.

SISTEMA MUSCULAR O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimentos, onde todas essas contrações musculares são controladas e coordenadas pelo cérebro.

SISTEMA MUSCULAR Salienta-se a importância dos músculos na postura e nas dores, pois sabe-se que muitas lombalgias ou cervicalgias são provocadas por encurtamento de músculos, sendo necessário com isso que os mesmos estejam em uma posição mínima de comprimento.

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR Um fato importante é com relação ao encurtamento dos músculos da cadeia posterior e fraqueza dos músculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivíduo, sendo com isso necessário termos um equilíbrio com relação aos músculos.

SISTEMA MUSCULAR As patologias mais comuns desse desequilíbrio são: as lombalgias, cervicalgias, dores no nervo ciático, entorse de tornozelo, tendinites, entre muitas outras.

SISTEMA MUSCULAR Os músculos são os órgãos ativos do movimento. São eles dotados da capacidade de contrair-se e de relaxar-se, e, em conseqüência, transmitem os seus movimentos aos ossos sobre os quais se inserem, os quais formam o sistema passivo do aparelho locomotor.

SISTEMA MUSCULAR Pode-se definir músculo como um conjunto de células musculares organizadas, unidas por tecido conectivo.

SISTEMA MUSCULAR O movimento de todo o corpo humano ou de algumas das suas partes: cabeça, pescoço, tronco, extremidades, deve-se aos músculos. De músculos estão, ainda, dotados os órgãos que podem produzir certos movimentos (coração, estômago, intestino e bexiga, etc.).

SISTEMA MUSCULAR A musculatura toda do corpo humano pode ser dividida em duas categorias: Esqueléticos: que se ligam ao esqueleto; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. São chamados vulgarmente de “carne” e são comandados pela vontade.

SISTEMA MUSCULAR Viscerais: os que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegura-lhes determinados movimentos. Estes músculos têm estrutura lisa e funcionam independentemente da nossa vontade. Cutâneos: categoria à parte.

SISTEMA MUSCULAR As células musculares, chamadas fibras, têm a capacidade de mover-se.

SISTEMA MUSCULAR                                                                              Alguns outros músculos do corpo.

SISTEMA MUSCULAR                                                                                                   Músculo esquelético

SISTEMA MUSCULAR Ações dos músculos músculos esqueléticos A unidade funcional, constituída de um neurônio motor e as fibras musculares que ele controla, é chamada unidade motora.

SISTEMA MUSCULAR Os movimentos resultam de um crescente número de unidades motoras sendo postas em ação. Durante a manutenção de uma dada posição ou postura, os músculos envolvidos estão em um estado de contração reflexa.

SISTEMA MUSCULAR O tônus é o estado de excitabilidade do sistema nervoso que controla ou influencia os músculos esqueléticos. A manutenção do tônus depende dos impulsos que chegam ao encéfalo e medula espinhal, a partir das terminações sensitivas nos músculos, tendões e articulações.

SISTEMA MUSCULAR Durante os movimentos do corpo, os músculos principais são ativos. Estes músculos, chamados agonistas ( do grego agon, luta) ou motores primários, contraem-se ativamente para produzir o movimento desejado. Um músculo que se opõe à ação de um agonista é chamado antagonista.

SISTEMA MUSCULAR A medida que um agonista se contrai, o antagonista progressivamente relaxa; esta coordenação produz um movimento suave. Os antagonistas também são ativados no final de um movimento brusco para proteger as articulações de lesões (por exemplo, as articulações do quadril, do joelho e do tornozelo durante um chute no futebol ou em uma corrida).