A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

A Expansão Marítima Européia
EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Por :Natania Nogueira Professora de História
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Expansão Marítima Oriental e Ocidental.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
A FORMAÇÃO DE PORTUGAL e sua EXPANSÃO MARÍTIMA.
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
As Grandes Navegações EUROPA: IDADE MODERNA Séculos XVI - XVII
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Matemática Discreta Ciência da Computação
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
EXPANSÕES TARDIAS.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
No dia 25 de Junho a nossa turma foi visitar o Sea-Life com o objectivo de recolher dados que permitam elaborar um trabalho da Unidade de Competência.
Expansão marítimo-comercial portuguesa
Mar Português Fernando Pessoa.
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
II Aula de Gala. Cleiri Souza Dirley Moraes João Ribeiro Marcelo Honorio II Aula de Gala Universidade Católica Dom Bosco III Semestre de História Campo.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do Reino de Portugal 1137
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
Discutindo coletivamente formas de organização da turma para assegurar condições necessárias ao ensino – aprendizagem com qualidade social. . MAR PORTUGUÊS.
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Expansão marítima européia
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Expansão Marítima e Comercial
Expansão Marítima Europeia e Mercantilismo
Expansão marítima européia
Grandes Navegações A Centralização do poder nas mãos do rei absoluto facilitou a busca de novas terras para a nobreza e de novas rotas comerciais para.
A EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL PORTUGUESA
As Grandes Navegações
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Sistema Anglo de Ensino
Expansão Comercial e Marítima Europeia
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA Prof. Rodrigo Bueno

EXPANSÃO MARÍTIMA COMERCIAL EUROPEIA ATRAVÉS DOS OCEANOS ATLÂNTICO, ÍNDICO E DO MAR MEDITERRÂNEO VISANDO A OBTENÇÃO DE LUCRO E O FORTALECIMENTO DA BURGUESIA TERRITORIAL E COMERCIAL EUROPEIA

A EUROPA COMO “CENTRO” DO MUNDO: O EUROCENTRISMO O MUNDO CONHECIDO ATÉ MEADOS DO SÉCULO XV A EUROPA COMO “CENTRO” DO MUNDO: O EUROCENTRISMO

Conhecido como Mar Tenebroso O Oceano Atlântico Conhecido como Mar Tenebroso O medo prevalecia entre os navegadores LITERATURA/POESIA Destaque: Luis Vaz de Camões e o poeta Fernando Pessoa Mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. Fernando Pessoa

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA FAVORÁVEL; O PIONEIRISMO PORTUGUÊS: SITUAÇÃO GEOGRÁFICA FAVORÁVEL; DOMÍNIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NÁUTICAS (EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS – ESCOLA DE SAGRES – FUNDADA POR D.HENRIQUE); CONTATO COM TEXTOS ANTIGOS E RELATOS DE VIAGEM; AUMENTO DO PODER ECONÔMICO DOS MERCADORES; AUMENTO DO PODER DA REALEZA; PRIMEIRA MONARQUIA NACIONAL A SE FORMAR (1139).

A MONARQUIA CENTRALIZADA EM PORTUGAL: APOIO DA BURGUESIA AO REI; AS GUERRAS DA RECONQUISTA – RETOMAR DOS ÁRABES O TERRITÓRIO PORTUGUÊS; INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL: 1139 – A DINASTIA DE BORGONHA; A DINASTIA DE AVIS: 1385 AS ATIVIDADES MERCANTIS TORNAM: O REI FORTE = ESTADO FORTE; PORTUGAL TORNA-SE O 1º ESTADO NACIONAL (PAÍS).

NOVAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO

BÚSSOLA (1300): Agulha magnetizada que sempre aponta para o norte. NOVAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO Inovações tecnológicas herdadas dos árabes que viveram na Península Ibérica por mais de 700 anos ASTROLÁBIO (1450): Dava a distância do navio em relação ao seu ponto de partida. Baseado no Sol. BÚSSOLA (1300): Agulha magnetizada que sempre aponta para o norte.

NOVAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO Balestilha Cartografia – Confecção de mapas E ainda ocorreu o desenvolvimento das caravelas ...

PORTUGAL foi o reino pioneiro nas inovações em navegação. NOVAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO PORTUGAL foi o reino pioneiro nas inovações em navegação.

TRATADOS / ACORDOS PORTUGAL E ESPANHA: OS DONOS DO MUNDO. A BULA PAPAL INTERCOETERA – NÃO ACEITO POR PORTUGAL (100 LÉGUAS – A OESTE DA ILHA DE CABO VERDE); O TRATADO DE TORDESILHAS (1494); (DESAGRADA – FRANÇA, INGLATERRA E HOLANDA) A DIVISÃO DO NOVO-MUNDO (A AMÉRICA) PELOS REIS DE PORTUGAL E DA ESPANHA E A CRISTIANIZAÇÃO DOS SEUS HABITANTES (Nativos... mais tarde chamados de índios)

Tratado de Tordesilhas 1494 370 Léguas a oeste da Ilha de Cabo Verde, as terras pertenceriam a Portugal. Após a linha imaginária pertenceriam a Espanha. AMÉRICA ESPANHOLA AMÉRICA PORTUGUESA

ERAM MILHÕES AGORA RESTAM POUCO MAIS DE 750 MIL... E OS NATIVOS DA REGIÃO? ERAM MILHÕES AGORA RESTAM POUCO MAIS DE 750 MIL... CHOQUE CULTURAL

A EXPANSÃO INGLESA, FRANCESA E HOLANDESA: CONTESTAÇÃO DO DOMÍNIO IBÉRICO ; DOMÍNIO INGLÊS NA AMÉRICA DO NORTE ATRAVÉS DE PIRATAS E CORSÁRIOS (FRANCIS DRAKE); COLONIZAÇÃO INGLESA DAS 13 COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA DO NORTE (SÉCULO XVII); A FRANÇA DOMINA O TERRITÓRIO DO CANADÁ TAMBÉM NO SÉCULO XVII; INVASÕES FRANCESAS NO BRASIL: RIO DE JANEIRO (1555) E NO MARANHÃO (1612 – 1615); HOLANDA: INICIA NO SÉCULO XVI COM COMÉRCIO MARÍTIMO E O FINANCIAMENTO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL; A HOLANDA TORNA-SE A MAIOR POTÊNCIA EUROPÉIA NO INÍCIO DO SÉCULO XVII, TENDO INVADIDO O BRASIL (RECIFE) E ATÉ OS EUA (NOVA IORQUE).

1492 1498 1500 1488

PEDRO ÁLVARES CABRAL CHEGA AO BRASIL EM 1500. A CHEGADA DOS PORTUGUESES PEDRO ÁLVARES CABRAL CHEGA AO BRASIL EM 1500.

O que representa as próximas imagens??? Vamos adivinhar??? O que representa as próximas imagens???

Problemas enfrentados nas viagens… Grandes Navegações

Doença: Escorbuto Causado pela falta de Vitamina C