Tema - O Evangelho de João

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
O chamado e o encontro com o Senhor Jesus
Jesus veio cumprir a Promessa do Pai ... Seqüência da Nova Aliança.
O BATISMO E TENTAÇÃO DE JESUS
O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
APRENDENDO A CONSOLIDAR COM JESUS
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
JESUS ANUNCIA-NOS O REINO DE DEUS
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
no Evangelho de S. Marcos
A compreensão da justiça de Deus
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Batismo no Espírito Santo (parte I)
v Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que eu envio o meu mensageiro diante de ti,
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
JOÃO BATISTA E JESUS LUCAS 1:41 “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo,
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
PRIMEIROS MÁRTIRES DE ROMA
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Geração de discipulos João 12:9 E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Jesus Cristo a encarnação da graça
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Catequese 2.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ESPIRITISMO.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
Evangelho segundo São Marcos Capítulo 03 Vers. 01 a 35
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Simplesmente Igreja.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A verdadeira conversão
Leia todo o Evangelho de João durante a semana.
Evangelização de crianças, intermediários e adolescentes
O Inícío da Igreja Bíblica
1 Santidade ao Senhor! 03 de maio de 2014
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
Quem sou eu? Catequese 2.
Evangelho segundo João, capítulo 1 Revista e Atualizada (RA) da SBB
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Uma mulher cheia de Graça!
JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João.
Venha conhecer a felicidade
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
O QUE VEM DEPOIS DA CONVERSÃO?
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
Imagens de Duccio Belém Música: “Què li darem al noi de la mare” (Pop. Catalão)
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 20 João, o Homem Cícero Martins 05 Julho 2015 Bibliografia: Homens com uma Mensagem por John Stott/Stephen Motyer;
Pregação Matutina de 14 de fevereiro de 2016.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
As Primeiras Ações no Ministério Terreno.
2T16 Tema - O Evangelho de João A teologia de Jesus Texto bíblico – João 1 a 21.
Cabrera ( Osona ) Ciclo A II DOMINGO do Tempo Comum II DOMINGO do Tempo Comum Domingo, 19 de Janeiro de 2014 Música: “ Ressoni el Nadal” séc. XII.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Transcrição da apresentação:

Tema - O Evangelho de João A teologia de Jesus Texto bíblico – João 1 a 21

O quarto Evangelho é tido como o âmago dos Evangelhos, e, mesmo, do próprio Novo Testamento, por ser o que mais de perto se aproxima da descrição íntima e pessoal da vida de Jesus.

Autoria – João, o discípulo amado Introdução I Autoria – João, o discípulo amado Data - Se o Evangelho de Marcos foi escrito nos anos 60, o de Mateus nos anos 70 e o de Lucas já perto dos anos 80, o de João deve ter sido escrito nos anos 90 já bem próximo do final do primeiro século da Era Cristã. Local – Deve ter sido escrito em Éfeso, igreja que teria sido pastoreada por João antes e após o seu exílio apocalíptico em Patmos por se opor ao Imperador romano.

Lição 01 – A revelaç]ao de Deus 2T16 – Tema do Trimestre O Evangelho de João Lição 01 – A revelaç]ao de Deus Texto bíblico – João 1.1-51 Texto áureo – João 1.14 “14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”

Introdução II O colégio apostólico começa a se formar já neste primeiro capítulo de João. Cinco deles já são citados aí. O Evangelho foi escrito por João que era o último remanescente dos tempos de Cristo que convivera com ele pessoalmente. Ele o teria escrito para que as igrejas que se espalhavam pela Ásia pudessem ter conhecimento da vida de Cristo. Enquanto Mateus escreveu o seu Evangelho para os judeus, Marcos para os romanos não cristãos, e Lucas para os gregos (o mundo em geral), João o fez para os cristãos e não cristãos da região da Ásia e Europa.

Introdução III Enquanto Mateus apresenta Jesus como o “Messias de Deus, o Rei, o Filho de Davi”, Marcos o apresenta como o “Servo sofredor, o Redentor, o Servo de Deus”, e Lucas o faz como “o Filho do homem”, João o revela como o “Filho de Deus”. João é aquele que mais se detém em registrar os ensinos de Cristo sobre a pessoa de Deus, a pessoa dele mesmo Cristo, a pessoa do Espírito Santo, a doutrina da salvação, a vivência em amor, e o testemunho cristão (a ética cristã).

1.A transformação da água em vinho; Introdução IV João, que a tradição cristã apresenta sempre como o mais jovem dos apóstolos (vejam a idealização ao lado) é o único dos evangelistas que registra os seguintes eventos e fatos do ministério de Cristo: 1.A transformação da água em vinho; 2. Sua ida a Sicar – A mulher samaritana; 3. A cura do filho de um oficial do rei; 4. A cura do paralítico no poço de Betesda; 5. A confissão de Pedro; 6. O episódio da mulher adúltera; 7. A cura de um cego de nascença; 8. A ressurreição de Lázaro.

João 1.1-14 O texto escrito por João é a melhor revelação de Deus ao homem sobre Jesus Cristo, seu Filho e Salvador do mundo. Em nenhum outro texto neotestamentário teremos uma descrição tão profunda e íntima da pessoa de Cristo como Senhor e Salvador. João, saltando os fatos iniciais da vida de Cristo, talvez porque não houvesse nascido ainda, vai introduzir o seu Evangelho numa exposição teológica sobre o sentido e significado da vinda de Jesus ao mundo como o ápice da revelação do Pai à sua criatura.

2. Ele estava no princípio com Deus. João 1:1-14 1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5. a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7. Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9. Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. 10. Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 11. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; 13. os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. 14. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

João 1.15-27 Um dos personagens mais marcantes no Evangelho de João será a pessoa do primo carnal de Jesus, João Batista. Os testemunhos deste profeta anunciado por Isaías serão essenciais para que a mensagem de Cristo venha a ser aceita e pregada posteriormente. Sua influência como emissário de Deus era muito forte entre os judeus da época.

16. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. João 1:15-27 15. João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. 16. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. 17. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18. Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. 19. E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? 20. Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo. 21. Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. 22. Disseram-lhe, pois: Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? 23. Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 24. E os que tinham sido enviados eram dos fariseus. 25. Então lhe perguntaram: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 26. Respondeu-lhes João: Eu batizo em água; no meio de vós está um a quem vós não conheceis, 27. aquele que vem depois de mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia da alparca.  

João Batista tinha perfeita noção de sua missão. Ele era apenas o anunciador. Aquele que apresentaria ao mundo o Salvador que já estava presente. Ele o apresenta aos seus discípulos de forma tão enfática que dois deles, passam a seguir a Cristo e irão se tornar os seus primeiros discípulos. A visão que João Batista tinha do Mestre é maravilhosa. Ele via Cristo, como o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

36. e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! João 1:28-39 28. Estas coisas aconteceram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 29. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.30. Este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um varão que passou adiante de mim, porque antes de mim ele já existia. 31. Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, é que vim batizando em água. 32. E João deu testemunho, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33. Eu não o conhecia; mas o que me enviou a batizar em água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza no Espírito Santo. 34. Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus. 35. No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos 36. e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37. Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. 38. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? 39. Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.  

João 1.40-51 Os dois discípulos devem ter ficado tão entusiasmados que logo devem ter tratado de ir buscar seus irmãos para conhecerem o Mestre. André chama a Pedro, João deve ter descido à Cafarnaum para chamar a Tiago. Enquanto isto, Felipe, que também era conhecido de Pedro vai ser chamado por Cristo para segui-lo. Tão animado fica que corre em busca de seu amigo Natanael para também levá-lo ao Senhor. Quando Natanael chega ao encontro de Cristo, um momento especial acontece para impressionar a todos.

João 1:40-51 40. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. 41. Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). 42. E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). 43. No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Filipe disse-lhe: Segue-me. 44. Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45. Filipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa boa vinda de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem e vê. 47. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48. Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 49. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. 50. Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. 51. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.  

Conclusão 1.Admiremos a inspiração de João. Os versículos de 1 a 5 são uma verdadeira enciclopédia teológica sobre a pessoa de Cristo. 2.Inspiremo-nos na vida de João Batista: seu desprendimento em favor do Evangelho, sua humildade e sua visão de Cristo como Senhor; 3.Copiemos o espírito evangelístico de André que logo que toma conhecimento de Cristo resolve levar outro a ele; 4.Imitemos a disposição de Filipe que chamado por Cristo, imediatamente o seguiu. 5.Procuremos viver o exemplo de Natanael, homem em quem, segundo avaliação do próprio Senhor Jesus “não havia dolo”.