Orações complexas e grupos oracionais: A subordinação e a coordenação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Verbos – Prova Bimestral
Advertisements

Período Simples e Período Composto
Um sentimento natural Que acontece com razão
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Prof. Eduardo Pereira Machado
Análise Sintática.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PROFESSOR JESWESLEY MENDES
Frase - Oração - Período
Uma declaração de amor à você...
CHAMANDO DEUS DE PAI.
PERÍODO COMPOSTO.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Redação Publicitária.
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Análise Sintática Parte 2.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Orações Subordinadas Quem de nós dois Ana Carolina.
Frase-Oração-Período
Como é grande o meu amor por Você
“Essa foto representa as seguintes formas: pose (a senhora posicionada logo à frente do quadro, com as mãos em posição de oração nos passa a mensagem.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
PORTUGUÊS.
PORTUGUÊS.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Termos essenciais da oração.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Modelo Morfossintático
Período composto por subordinação: orações substantivas
SENHOR O PECADO ME ENFRAQUECE, SEM FORÇAS NÃO CONSIGO, EU NÃO VOU CONTINUAR! EU SEI, SÓ O TEU AMOR ME FORTALECE. TE ENTREGO MINHA VIDA, NO TEU AMOR EU.
SOL A MEIA-NOITE Letra e música: Amaury Fontenele
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
TENHO ESPERADO ESTE MOMENTO QUE VIESSES A MIM
Orações Subordinadas Substantivas
PAI, EU SEI QUE O TEU SILÊNCIO SÓ ME BASTA QUE O TEU CALAR DIZ MAIS DO QUE PALAVRAS MAS SABES NO MOMENTO QUE EU PRECISO OUVIR, OUVIR TUA VOZ PAI, EU SEI.
ANÁLISE SINTÁTICA EXTERNA
A minha vida te entreguei Pois eu preciso só de ti
SINTAXE Frase, oração, período.
FRASE ORAÇÃO PERÍODO Frase – é todo enunciado de sentido completo.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Período simples Profª Letícia
Prof.ª irlane Araújo.
Tom Jobim Eu sei te amar que vou.
Direi ao mundo que sou crente Não me envergonho de o dizer!
 Hoje eu estava aqui no meu canto, pensando na vida, quando resolvi conversar com aquele amigo que está sempre ao nosso lado o Anjo da Guarda: - Meu querido.
Frases, Orações e Períodos
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
EU TANTO ESPEREI PRA TE VER ASSIM, JÁ SOFREMOS JUNTOS, SONHAMOS JUNTOS, QUE BOM PODER DIZER: "CHEGAMOS AQUI"! TÃO BOM É O NOSSO DEUS QUE NOS QUIS ASSIM,
Grupos Oracionais Orações coordenadas.
Eu Sempre Vou Te Amar Inês Marucci. Eu Sempre Vou Te Amar Inês Marucci.
Resumo Assuntos estudados
Poema Angélica.A Slides- Lu Música Eu sei que vou te amar Wagner.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Introdução à sintaxe Estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e que as orações da língua estabelecem entre si nos períodos.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
SINTAXE Importância da gramática LER E ESCREVER
Eu sei que vou te amar Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim Eu sei que vou te amar Por toda a minha vida, eu vou te amar Em cada despedida, eu vou.
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Transcrição da apresentação:

Orações complexas e grupos oracionais: A subordinação e a coordenação. A justaposição

Rios sem discurso Quando um rio corta, corta-se de vez A Gabino Alejandro Carriedo Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de água que ele fazia; cortado, a água se quebra em pedaços, em poços de água, em água paralítica. Em situação de poço, a água equivale a uma palavra em situação dicionária: isolada, estanque no poço dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a sintaxe desse rio, o fio de água por que ele discorria. *

O curso de um rio, seu discurso-rio, chega raramente a se reatar de vez; um rio precisa de muito fio de água para refazer o fio antigo que o fez. Salvo a grandiloquência de uma cheia lhe impondo interina outra linguagem, um rio precisa de muita água em fios para que todos os poços se enfrasem: se reatando, de um para outro poço, em frases curtas, então frase e frase, até a sentença-rio do discurso único em que se tem voz a seca ele combate.   (João Cabral de Melo Neto)

Sintaxe é, como já sabemos, o estudo das relações que as palavras estabelecem entrei nas orações e que as orações estabelecem entre si nos períodos. Ao relacionar palavras e orações, estamos criando nossos discursos – o que significa dizer que estamos utilizando efetivamente a língua portuguesa para satisfazer nossa necessidade de comunicação e expressão. Pensar a sintaxe é, portanto, um instrumento útil para manusearmos mais satisfatoriamente as múltiplas possibilidades de que dispomos para combinar palavras e orações.

O que esta ausência tua me /causou. Eu sei que vou sofrer Eu sei que vou te amar Eu sei que vou te amar, Eu vou chorar, Por toda a minha vida, Mas cada volta tua Eu vou te amar. Há de apagar A cada despedida, O que esta ausência tua me /causou. Eu sei que vou sofrer Desesperadamente, A eterna desventura de viver À espera de viver ao lado teu E cada verso meu Por toda a minha vida. Será pra te dizer   Que eu sei que vou te amar ( Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.) Por toda minha vida. Eu sei que vou chorar, A cada ausência tua,

Eu sei que vou te amar que vou chorar que vou sofrer

Período É a frase organizada em orações. Período simples É formado por uma única oração. Período composto É formado por duas ou mais orações, que se podem relacionar por meio de dois processos sintáticos diferentes: a subordinação e a coordenação. Subordinação Quando um termo atua como determinante de um termo: A - Entre um verbo e seus complementos verbais: o objeto direto e o objeto indireto são subordinados ao verbo e este é o termo subordinante B – Outros termos subordinados da oração são: os adjuntos adnominais; os adjuntos adverbiais.

A noite chegou. O caçador percebeu que a noite chegou A noite chegou. O caçador percebeu que a noite chegou. Sujeito: o caçador Predicado: percebeu que a noite chegou Objeto direto: que a noite chegou. a noite chegou. Que: marca de subordinação oracional

Oração complexa e grupos oracionais O caçador chegou à cidade e procurou um hotel. O caçador chegou à cidade. Procurou um hotel.

Continua...