TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDOS MUSCULARES.
Advertisements

Tecido Muscular Vera Vargas, 2011.
Tecido muscular   é constituído por células alongadas que têm uma origem mesodérmica. De acordo com as suas características morfológicas e funcionais,
Profª Marília Scopel Andrighetti
ORIGEM EMBRIONÁRIA: MESODERMA
T e c i d o M u s c u l a r Características
Histologia Prof: EDSON ROBERT.
Felipe Basilato Mazega Acadêmico do 2° ano de Medicina
TECIDO MUSCULAR CONTRAÇÃO: filamentos especiais de ACTINA e MIOSINA.
HISTOLOGIA 2 TECIDO MUSCULAR E TECIDO NERNOSO.
TECIDOS MUSCULARES Relacionam-se com: locomoção
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Tecido muscular Jorge Clarêncio Andrade.
Professora Rosana Moraes
ASPECTOS BIOMECÂNICOS DO TECIDO MUSCULAR
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
TECIDO MUSCULAR PROFº RIBEIRO FILHO.
SISTEMA MUSCULAR.
Origem do tecido muscular: mesodérmica
MÚSCULO CARDÍACO :.
HISTOLOGIA TECIDO MUSCULAR
Músculos Características do Tecido Muscular:
TECIDO MUSCULAR Origem: _ mesodérmica Caract.: _ vascularizado _ inervado _ constituído de células alongadas (fibras musculares)
Tecido muscular Auxilio à secreção glandular
TECIDO MUSCULAR.
QUESTÕES 1- Assinale a alternativa incorreta e justifique a sua resposta: A- O tecido epitelial apresenta células justapostas e realiza a função de revestimento.
Profa Dra Flávia Thomaz Verechia Pereira
Estrutura e Funções dos Tecidos Básicos
CARACTERÍSTICAS GERAIS
TECIDO MUSCULAR.
Disciplina Educação Física
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Tecido Muscular.
Sistema Muscular parte I.
 a) Anatomia Humana → Estrutura do corpo humano; ANATONE = CORTE  b) Fisiologia → Funcionamento do corpo (funções do corpo humano) e os papéis desempenhados.
Miologia.
Tecido Muscular.
Fisiologia da contração muscular
REVISÃO Prof. Anderson Moreira. TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA.
BIOQUÍMICA DA CARNE II Estrutura e Fisiologia do músculo.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Professor. Me: Hélcio Marques Junior Biólogo Mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável Especialista em Docência Universitária 1.
CADEIA RESPIRATÓRIA.
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
Anatomia do Sistema Cardiovascular dos Animais Domésticos
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Organização dos organismos
HISTOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Modulo 5 : A Membrana Plasmática
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Faculdade de Tecnologia de Alagoas-FAT Biologia Celular CITOESQUELETO Prof. Gustavo Reis.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
O coração é um órgão muscular localizado abaixo do osso anterior do tórax (chamado de esterno).
1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O osso é um tipo de epitélio b)A camada mais superficial da pele é de tecido conjuntivo c)Na cartilagem predomina o colagénio.
Histologia do Tecido Muscular
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
Tecido Muscular e Nervoso
 Atrial & ventricular : Duração da contração superior ao m. esquelético  Fibras especializadas: Contração fraca   fibrilas contráteis Ritimicidade.
Ciências Naturais – 9.o ano
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 55. Movimento.
Tecido nervoso.
Tecidos Muscular e Nervoso
Músculos Características do Tecido Muscular:
Músculos Características do Tecido Muscular:
Transcrição da apresentação:

TECIDO MUSCULAR

Tipos de tecido muscular

Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma = citoplasma; Retículo sarcoplasmático = ret. Endoplasmático Mitocôndria = sarcossoma

Músculo estriado esquelético formados por células alongadas, com filamentos citoplasmáticos responsáveis pela contração muscular, e polinucleadas; apresentam estriações em suas fibras; movimentos voluntários, inserção nos ossos e nas cartilagens; fibras musculares, geralmente, cercadas de tecido conjuntivo, que une umas às outras e transmitem a força produzida pelos músculos aos ossos, ligamentos e outros órgãos executores de movimento; baixo poder de regeneração.

Músculo estriado esquelético Cada célula ou fibra muscular multinucleada é conectada às células musculares paralelas e circundada por uma camada de tecido conjuntivo denominada endomísio. Tais fibras são agrupadas em feixes mantidos juntos por outra camada de tecido conjuntivo, denominada perimísio. ( feixe = fascículo). Os grupos de fascículos, cada qual com vasos sangüíneos e tecido nervoso associados, são mantidos bem unidos por uma terceira camada de tecido conjuntivo denominada epimísio.

Estriado esquelético

Músculo estriado esquelético Cada fibra muscular esquelética apresenta o sarcoplasma preenchido por fibras menores – miofibrilas (filamento delgados e filamentos grossos). Estão dispostos em camadas que vão das mais superficiais às mais profundas e em direções variáveis. Placa motora ou junção neuromuscular o espaço de comunicação entre células nervosas e células musculares.

Contração muscular Interação (deslizamento) das proteínas contráteis de actina e miosina, na presença de íons de cálcio intracelulares e de energia: - a energia para a contração vem da hidrólise de ATP; - o cálcio (Ca +2 ) é liberado pelo retículo sarcoplasmático (RS), a partir da despolarização da membrana. a função do Ca +2 no músculo esquelético é expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina.

Contração muscular sarcômero: unidade de contração muscular miofibrilas apresentam 04 proteínas principais:actina, tropomiosina, troponina e miosina). Íons cálcio interagem com a troponina, fazendo com que esta empurre a tropomiosina para dentro do sulco da actina; o sítio de ligação com a miosina então fica disponível; a contração muscular cessa quando o impulso nervoso é interrompido na placa motora ou junção neuromuscular, que, então interrompe o sinal para liberar o cálcio. Quando o músculo está relaxado, os filamentos delgados e grossos presentes estão apenas ligeiramente sobrepostos. Com a contração muscular, os filamentos grossos se interpõem acentuadamente sobre os delgados, encurtando as miofibrilas e, conseqüentemente, toda a célula muscular.

Estriado cardíaco camada muscular do coração, o miocárdio. células alongadas, estriadas, com um ou dois núcleos centralizados; fibras cardíacas revestidas por bainha de tecido conjuntivo; presença de discos intercalares (complexos juncionais); presença de rede de células musculares modificadas que geram e conduzem o estímulo cardíaco; as fibras se dispõe, de tal forma que, através de junções comunicantes, o impulso, uma vez atingindo uma célula, passa com grande facilidade às outras que compõem o mesmo conjunto de fibras; ausência de placas motoras; ausência de regeneração.

Estriado cardíaco

Diferenças entre músculo esquelético e cardíaco 1 - As fibras musculares cardíacas têm discos intercalados entre uma fibra e outra, o que não acontece com as fibras musculares esqueléticas. Estes discos têm uma resistência elétrica muito pequena, o que permite que um potencial de ação percorra livremente entre as células musculares cardíacas. 2 - O músculo cardíaco funciona, na verdade, como um sincício de muitas células musculares cardíacas, no qual após o potencial de ação propagar de célula a célula, o músculo contrai-se em conjunto, naturalmente primeiro nos átrios depois nos ventrículos.

Músculo liso contração involuntária e lenta; células fusiformes mononucleadas. encontra-se nas paredes de órgãos ocos: vasos sanguíneos, bexiga, útero e trato gastrointestinal. contrações peristálticas são controladas, automaticamente, pelo Sistema Nervoso Autônomo; alto poder de regeneração.