Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Advertisements

JBanana.
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
Framework para desenvolvimento web
(Unified Modeling Language)
Rodrigo Braga Pinheiro
Alcides Calsavara JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara
Component-Based Frameworks for E-Commerce Agnaldo Kiyoshi Noda.
Aplicações para Web.
WebWork e JSP Keven andrade
Model-View-Controller (MVC) em Aplicações Web Eduardo Martins Guerra Desenvolvimento de Soluções WEB.
Tecnologias para Internet
EL e JSTL Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Programação WEB HTML.
Seminários Avançados 3 Conceitos Java EE Servidor de aplicação Tomcat
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
PÁginas Dinâmicas Programação Web.
Introdução ao Desenvolvimento Web
Programação para estrutura Cliente-Servidor
DESENVOLVENDO APLICAÇÕES JAVA PARA WEB UTILIZANDO OS FRAMEWORKS STRUTS 2 E HIBERNATE Alexandre Oliveira.
Programação Orientada a objetos II
A autoria - II.
Conceitos de J2EE para a WEB
PESQUISADOR: CASSIANO DALCIN / 2010 Trabalho de Conclusão de Curso MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Medianeira.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Professor: Márcio Amador
JSP e Servlets ISEP – LP2 Filipe Costa – /2004.
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Arquitetura das JSP - Aula 2
Implementação MVC Pedro Antonino.
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
Introdução a JEE Marco A. S. Reis Arquiteto de Software Abril/2011.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
Padrões de Interação com o Usuário
Unidade 1 – Introdução a J2EE Prof.: Henrique Santos
Introdução ao ASP.Net 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Tópicos Especiais J2EE Prof. Cristina Valadares Curso de Ciência da Computação.
Padrões de Interação com o Usuário
JavaServer Faces Rapid Web Application Development em Java Ricardo Cavalcanti Jobson Ronan
SISTEMA PROCESSUAL DIGITAL
Linguagem de Programação JAVA Professora Michelle Nery Nomeclaturas.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU Engenharia de Componentes com JAVA ENTERPRISE.
Developing Web Applications with JavaServer Faces (Qusay H. Mahmound) Luiza Pagliari Pablo Grigoletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa.
Introdução à JSP JavaServer Pages Alcides Calsavara.
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Rachel de Paula Thiago Lourençoni Wu Chen Lung Estágio realizado em uma empresa que atua na área de ASP (Application.
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
Aplicando Coleção Welie Utilizando Arquivo de Texto para o Desenvolvimento e Atualização de um Sítio Interativo para Web Rodolfo A. Silva, Fernando H.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Servidores.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
Conceitos Programação Web.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Aplicativos para Internet Prof. Wolley W. Silva
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Desenvolvimento WEB II Aula 3 – Conexão com o Banco de Dados
Aluno: Oscar Chamma Orientador: Armando Hage Curso de Especialização Engenharia de componentes com JAVA ENTERPRISE 1.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha Apresentação baseada no material didático elaborado pelo Prof. Pasteur Ottoni de Miranda Junior.
Apache Struts 1. Idéias principais Model View Controller Front Controller Action Mapping Form Beans Struts Tags Plugins Desenvolvimento web com Java #
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Aplicações em Três Camadas MVC – Model, View, Control.
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos
Aplicativos para Web MVC Prof. Odair Indena Jr.
ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Model-View-Controller.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Introdução As tecnologias voltadas para o desenvolvimento de aplicações WEB têm mudado constantemente. Inicialmente os sites possuíam apenas conteúdo estático, o conteúdo de uma página não podia ser modificado em tempo de execução. Depois, os sites passaram a oferecer páginas com conteúdos dinâmicos e personalizados. Diversas tecnologias estão envolvidas no desenvolvimento das aplicações WEB como, por exemplo, CGI (Common Gateway Interface), Servlets, Struts e JSP (Java Server Pages).

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Com a grande utilização dos patterns, principalmente no “mundo Java”, começaram a surgir diversos frameworks para auxiliar no desenvolvimento de aplicações WEB. Alguns que já ouvimos falar: Struts ou WebWork. Spring, e outros....

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: O que é JavaServer Faces? JSF é uma tecnologia que incorpora características de um framework MVC para WEB e de um modelo de interfaces gráficas baseado em eventos. Por basear-se no padrão de projeto MVC, uma de suas melhores vantagens é a clara separação entre a visualização e regras de negócio (modelo).

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: O Padrão MVC segundo JSF O controle é composto por: um servlet denominado FacesServlet; Por arquivos de configuração; Por um conjunto de manipuladores de ações e observadores de eventos.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: O Padrão MVC segundo JSF O FacesServlet é responsável por receber requisições da WEB, redirecioná-las para o modelo e então remeter uma resposta. Os arquivos de configuração são responsáveis por realizar associações e mapeamentos de ações e pela definição de regras de navegação. Os manipuladores de eventos são responsáveis por receber os dados vindos da camada de visualização, acessar o modelo, e então devolver o resultado para o FacesServlet.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: O modelo representa os objetos de negócio e executa uma lógica de negócio ao receber os dados vindos da camada de visualização.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: A visualização é composta por component Tree (hierarquia de componentes UI), tornando possível unir um componente ao outro para formar interfaces mais complexas.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Arquitetura JSF baseada no modelo MVC

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens JavaServer Faces oferece ganhos no desenvolvimento de aplicações WEB por diversos motivos: Permite que o desenvolvedor crie UIs através de um conjunto de componentes UIs prédefinidos; Fornece um conjunto de tags JSP para acessar os componentes; Reusa componentes da página; Associa os eventos do lado cliente com os manipuladores dos eventos do lado servidor (os componentes de entrada possuem um valor local representando o estado no lado servidor); Fornece separação de funções que envolvem a construção de aplicações WEB.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens Embora JavaServer Faces forneça tags JSP para representar os componentes em uma página, ele foi projetado para ser flexível, sem limitar-se a nenhuma linguagem markup em particular, nem a protocolos ou tipo de clientes.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens Também permite a criação de componentes próprios a partir de classes de componentes.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens JSF possui dois principais componentes: Java APIs para a representação de componentes UI e o gerenciamento de seus estados, manipulação/observação de eventos, validação de entrada, conversão de dados, internacionalização e acessibilidade;

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens Taglibs JSP que expressam a interface JSF em uma página JSP e que realizam a conexão dos objetos no lado servidor.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens Conclusão: JavaServer Faces é uma tecnologia bastante recente para o desenvolvimento de aplicações WEB e está em grande acessão nos novos projetos no mercado. Existe muito mais a ser dito a respeito dessa tecnologia, basta agora arregaçar as mangas e estudar e colocar em prática.

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos Exemplo

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos Exemplo

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos Exemplo

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos Exemplo

Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos JavaServer Faces: Características e Vantagens Referências: JavaServer Faces in Action - KITO D. MANN Core Java Server Faces - David M. Geary Java Server Pages: Avançado - David M. Geary C&dq=java+server+faces&pg=PP1&ots=5j7yG2ilJg&so urce=bn&sig=XX3FHHWY6LTIuMrCOVsK1zIIYzU&hl=pt - BR&sa=X&oi=book_result&resnum=4&ct=result#PPP1, M1