Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÉTODOS DE COMB. A CORROSÃO
Advertisements

Pintura Industrial - Preparo da Superfície - Classificação das Tintas - Pintura ELS.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva
Corrosão e Proteção Anticorrosiva NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS EM PINTURA ANTICORROSIVA Publicações em Congressos, Revistas Técnicas Relatórios Técnicos.
I NVESTIGAÇÃO E XPERIMENTAL DA CONFORMABILIDADE DE C HAPAS DE A ÇO COM R EVESTIMENTO O RGÂNICO.
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
METALURGIA DO PÓ - (MP) A metalurgia do pó abrange a produção de metais na forma de pó e a manufatura desses pós em produtos úteis pelo processo conhecido.
Prof. Paulo Baltazar, eng mecânico Práticas de Manutenção Solventes e Lubrificantes.
História das células a combustível
Noções básicas sobre Aço Galvanizado
1 Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Métodos de enformação por Fundição.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Métodos para combate à Corrosão
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
Ensaio de dureza.
Pilhas comerciais Pilha seca (pilha de Leclanché)
Corrosão Associada a Solicitações Mecânicas
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
Rochas Sedimentares Formação.
O QUE É A CONCRETTA? Escola de Cursos na área da Construção Civil, focado em qualificar e capacitar profissionalmente jovens e adultos interessados em.
Fundamentos de Corrosão Metálica
Mecanismos Básicos Meios Corrosivos
Aula 12 - Extrusão Para ter acesso a esse material acesse:
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Para ter acesso a esse material acesse:
Revestimentos metálicos Processo de eletrodeposição
Produtos Metálicos Profa. Juliana Casali Revisado: Prof. Adalberto Matoski.
STUDY OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF THE HOT DIP GALVANIZED STEEL AND GALVALUME® N. Coni; M. L. Gipiela; A. S. C. M. D’Oliveira; P. V. P. Marcondes ESTUDO.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Graus de intemperismo de aço carbono Inspeção de Pintura
CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO E COMPÔMEROS.
Aula 11 – Tratamentos térmicos e termoquímicos
TRATAMENTO PRELIMINAR DE ESGOTOS GRADEAMENTO E CAIXA DE AREIA
Quimica 11º.
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva
AÇOS PARA CONCRETO ARMADO
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva CUSTO DE CORROSÃO NO SETOR ELÉTRICO PROJETO 1839 Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do.
Laboratório de Corrosão do Cepel – parte 2
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS ME 37N – FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
UNIFACS Materiais Metálicos
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
FÍSICO-QUÍMICA II Profº. Dr. André Rosa Martins
Produtos Metálicos Continuação. Principais produtos e componentes não-estruturais Esquadria de Alumínio:
Exercícios.
Hidráulica.
TOLUENO OU METIL- BENZENO
Para ter acesso a esse material acesse:
Polímeros Módulo II - Reciclagem
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Eletroquímica.
 Uso em Alimentos. “Aditivo alimentar é toda e qualquer substância ou mistura de substâncias adicionadas intencionalmente aos alimentos sem o propósito.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
Dipolos permanentes Ligação de hidrogénio: entre cadeias poliméricas Devida a interacções permanentes DIPOLO-DIPOLO entre moléculas polares Cerâmicos IÓNICAS.
Transcrição da apresentação:

Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Terminologia

Norma ABNT NBR Corrosão Processo de deterioração que sofrem os materiais, geralmente metálicos, causado pela reação química e/ou eletroquímica com o meio, associado ou não a esforços mecânicos. Corrosão branca Corrosão caracterizada pela presença de produtos de oxidação na forma de pó branco não aderente à superfície metálica, normalmente verificada em ligas de alumínio e de zinco. Corrosão galvânica Corrosão causada pela diferença de potenciais de metais em contato elétrico na presença de um eletrólito.

Norma ABNT NBR Carepa de laminação Camada superficial de óxidos de ferro, dura e aderente ao metal-base, oriunda do processo de laminação a quente. Alvéolo Resultado de corrosão em forma de cavidade, no substrato metálico, com fundo arredondado e, geralmente, profundidade menor que o seu diâmetro. Aço-carbono Liga de ferro e carbono com até 2% de carbono. Aço galvanizado Aço submetido ao processo de galvanização. (Galvanização: revestimento metálico obtido pela deposição de camada de zinco sobre uma superfície de aço-carbono, por meio de imersão a quente ou eletrodeposição). Decapagem Remoção de óxidos por processo químico ou eletroquímico.

Norma ABNT NBR – Preparação de Superfície Abrasivo Material granulométrico utilizado na preparação de superfícies, com a finalidade de limpeza e/ou de abrir perfil de rugosidade. Lixamento Método mecânico ou manual de remoção de impurezas aderidas à superfície, podendo ser usado para “quebra de brilho”, com o objetivo de promover melhor ancoragem da demão subsequente. Jateamento abrasivo Método de preparação de superfícies para aplicação de pintura e revestimentos, pelo emprego de materiais abrasivos, impelidos por meio de ar comprimido ou por meio de turbinas por ação de força centrífuga. Hidrojateamento Processo que utiliza jato de água para limpeza e preparo de superfície metálica, podendo ser de baixa, alta e ultra-alta pressões. Hidrojateamento com abrasivo Processo que utiliza jato de água com abrasivos para o preparo da superfície metálica removendo a carepa de laminação e obtendo um perfil de rugosidade definido.

Norma ABNT NBR – Tintas Esquema de pintura Detalhamento do preparo da superfície, sistemas de pintura, cores, espessura seca e métodos de aplicação. Aderência Propriedade de união entre o revestimento e o substrato ou entre demãos de revestimento. Coesão Força que mantém unidos entre si os constituintes de uma película, promovendo sua integridade e propriedades mecânicas. Secagem Endurecimento resultante da evaporação de solventes e/ou da reação química da resina. Cura Processo de mudança das propriedades de uma tinta para formação de uma película seca.