CHINA E BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL: COMPETENCIAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS IEA – Instituto de Estudos Avançados 24 de maio de 2006 Departamento de Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Internacionalização e os Países Emergentes
Advertisements

Organização, Método & Ambiente A2
Movimentos Internacionais de Fatores
EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES / EXPORTS EVOLUTION
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Comério Exterior Sistema Financeiro Turismo
Resumo: Silas Ferreira Governança e Desenvolvimento em Cadeias de Valor Globais Humphrey e Schmitz, 2000 PRO 5809 – Redes de Cooperação Produtiva.
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
“Cada embarque é uma nova emoção”
Comércio Internacional
Políticas Públicas Lélio de Lima Prado.
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Tendências da Economia Mundial: Desafios e Oportunidades
Administração de Mercado Exterior
Panorama da Evolução Comercial Brasil-América do Sul
Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas Comitê de Comércio Exterior Brasília – de de 2011.
11ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 11 de agosto de 2011.
Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos regionais
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
PRODUTIVIDADE DO TRABALHO E COMPETITIVIDADE: BRASIL E SEUS CONCORRENTES Eduardo Augusto Guimarães Maio 2012.
Benefícios da participação em CGV
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
UFP Marketing Internacional Marketing na Ásia. Segundo diversos especialistas em comércio internacional a região da Ásia será uma região.
Livre Mercado x Intervenção do Estado: O Panorama da América Latina José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 18 de novembro de 2011.
A Defesa Comercial no Brasil
PROJETO DE COOPERAÇÃO ENTRE SECEX/UNIÃO EUROPÉIA/PNUMA
Empresas Multinacionais
Δ % 2004/2003 Exportação / Exports ,0 Importação / Imports ,0 Saldo / Surplus ,9 Corrente de Comércio.
15/4/ The International Monetary System III Dr. Antony Mueller.
HERBALIFE FAMILY FOUNDATION
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL
1 Exportação de Serviços de Engenharia: sua dimensão estratégica para o país 8 de Abril de 2015.
Internacionalização. INTERNACIONALIZAÇÃO “É um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de.
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
DESAFIOS DE LA FORMACIÓN DE RECURSOS HUMANOS DE LA SALUD Y EL EJERCICIO PROFESIONAL EN EL MERCOSUR” Asunción – Paraguay 7 de Abril de 2011 Francisco Eduardo.
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
Energia Eólica Wind Energy Maio / May, 2015.
Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Brasil – Estados Unidos Dados bilaterais de comércio
Demétrio Magnoli Um ciclo que se encerra, na hora da mudança.
BRICS.
Origem da proposta da ALCA
UMA INTRODUÇÃO GERAL – SETEMBRO 2015 Bruno Brandao Departamento das Américas.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Brasil, oportunidades de negócios 18 de abril de 2008 Alberto Alzueta
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INTEGRAÇÃO PRODUTIVA DA AMÉRICA DO SUL.
Indicadores Macroeconômicos
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
Panorama do Comércio Internacional de Serviços. BALANÇA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS* BRAZILIAN FOREIGN TRADE IN SERVICES BALANCE* Janeiro/Dezembro.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Sao Paulo School of Economics (FGV) A Inserção do Brasil no Mercado Externo de Serviços Centre for Global Trade and Investment (CGTI)1 Prof: Lucas P. do.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
1 G ESTÃO DE N EGÓCIOS I NTERNACIONAIS Prof. Ricardo S. N. Nóbrega 2009.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Desempenho do Brasil no Global Innovation Index ( )
Internationalization
Transcrição da apresentação:

CHINA E BRASIL NA ECONOMIA GLOBAL: COMPETENCIAS E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS IEA – Instituto de Estudos Avançados 24 de maio de 2006 Departamento de Engenharia de Produção Escola Politécnica da USP Afonso Fleury

“Over the next 50 years, Brazil, Russia, India and China the BRICs economies –could become a much larger force the BRICs economies –could become a much larger force in the world economy. … If things go right, in less than 40 years, the BRICs economies together could be larger than the G6 in US dollar terms”. (Wilson and Purushothaman, Goldman and Sachs Economic Papers, October 2003) HOJE BRASIL: CERCA DE 30 EMPRESAS PRODUZINDO NO EXTERIOR INDIA : GLOBAL PLAYERS (TATA GROUP,...) CHINA : GLOBAL PLAYERS (HUAWEI, HAIER, LENOVO,...) RUSSIA: ?

AGENDA 1.CHINA E BRASIL/DESEMPENHO MACRO: ALGUNS INDICADORES 2.MACRO VERSUS MICRO: QUESTÕES QUE SE COLOCAM 3.IMPACTOS DO AVANÇO DA ECONOMIA CHINESA SOBRE A INDUSTRIA BRASILEIRA 4.PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS E CHINESAS 5.CONCLUSÕES

O DESEMPENHO RECENTE DE BRASIL E CHINA: ALGUNS INDICADORES

BRASIL: INDICADORES AGREGADOS REVELAM 1)Evolução dependente do mercado interno 2) Mercado interno crescendo menos do que o resto do mundo 3)Estrutura da pauta das exportações evoluiu muito pouco 4)Participação no mercado internacional não aumentou ESTRUTURA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA A)Participação crescente das MNEs no mercado local B)Participação crescente das MNEs nas exportações C)Movimento crescente das empresas brasileiras para implantar operações no exterior

Table 1: Growth of Brazilian and World Markets – 2003 World (measured by global exports) Brazil (measured by GNP) Source: Frischtak, 2004:3

Source: Frischtak, 2004:4 Crescimento da indústria

Participa ç ão relativa nas 500 maiores empresas MNEsBrasil PrivadasBrasil Estatais %34.2%31.3% %34.5%19.7% Source: Lacerda, 2003, p.7 Participa ç ão nas exporta ç ões MNEsBrasil PrivadasBrasil Estatais %30%6% Source: America Economia, 16 August 2005

CHINA: INDICADORES AGREGADOS REVELAM 1)Forte orientação para os mercados externos (escalas globais) 2) Mercados internos dinâmicos 3)Exportação com valor agregado crescente 4)Aumento de participação nos mercados internacionais ESTRUTURA DA INDÚSTRIA CHINESA A)Crescente participação das MNEs nos mercados locais e exportações B)Empresas privadas chinesas pequenas iniciando scale-up C) Movimento incipiente de internacionalização de empresas

5.39%5.86%0.66%0.98% %5.07%0.75%0.94% %4.34%0.92%0.95% %3.91%0.89%0.86% %2.50%1.03%0.91% %1.49%0.63%0.91%1990 ImportsExportsImportsExports Year ChinaBrazil Table 2: Participation of Brazil and China in the world market Source: IMF, Direction of Trade Statistics Yearbook 2004

BRASIL – CHINA : EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO BRASIL EXPORTA COMMODITIES PRINCIPALMENTE (95% VALOR) CHINA EXPORTA BENS MANUFATURADOS BÁSICOS PARA BRASIL (Exportados por SOEs e POEs chinesas e importados por subsidiárias locais de MNEs globais) A balança comercial tem favorecido o Brasil mas espera-se reversão Há empresas brasileiras operando na China mas não há empresas Chinesas operando no Brasil

Source:: accessed in 21 August 2005

SUMARISANDO Os indicadores macroeconomicos revelam um dinamismo muito maior da economia Chinesa quando comparada à brasileira QUESTÕES Como as condições macro econômicas influenciam o processo de internacionalização de empresas em países emergentes, como é o caso de Brasil e China. Qual o impacto do desenvolvimento acelerado chinês sobre as global value chains em geral e sobre a indústria brasileira. As trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e chinesas – pontos de semelhança e diferença.

COMO O AVANÇO CHINÊS NA ECONOMIA GLOBALIZADA AFETOU A INDÚSTRIA BRASILEIRA?

IMPACTOS INDIRETOS (em função de decisões das MNEs) 1)Relocalização da produção 2)Deslocamento (e upgrading) da produção 3)Alteração nas políticas de compra

IMPACTOS DIRETOS 1)Empresas brasileiras produzindo no exterior e na China 2)Empresas chinesas produzindo no exterior e no Brasil

YEARPRIOR TO 1992 TO TO TO TO TOTAL START NEW FACT ORIES TYPE OF INVESTMENT ACQUISITIONGREENFIELD JOINT VENTURE FOREIGN FACTORIES 80 %3 %17 % BASIC CHARACTERISTICS OF BRAZILIAN MNEs

Brazilian companies with plants abroadPlants outside Brazil CompanySector # of Plants # of Plants Abroad Countries AmbevBeverages356Uruguay, Argentina, Venezuela and Paraguay BusscarBuses’ bodies95 Cuba, Mexico, Norway, Venezuela and Colombia CSNSteel2USA, Portugal CitrosucoOrange Juice?USA CoopinhalCoffee1Russia CutraleOrange Juice2USA DuratexConstruction102Argentina EmbracoCompressors63Italy, China and Slovakia EMBRAERAERONAUTICS31China GerdauSteel2314Argentina, Canada, Chile, USA and Uruguay MarcopoloBuses’ bodies95 South Africa, Argentina, Colombia, Mexico and Portugal SABO AUTO COMPONENTS 34Argentina, Germany, Austria and Hungary SantistaTextile83Argentina, Chile and Mexico Tigre Tubes and Pipe connections 6Argentina, Bolivia, Chile and Paraguay VOTORANTIMCement53USA and Canada WegElectric Engines94Argentina, Mexico and Portugal

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS RAPIDOS MOVIMENTOS PARA CAPTURAR OPORTUNIDADES DE MERCADO VOTORANTIM ADQUIRE PLANTAS NO CANADA GERDAU E CSN AVANÇAM COM AQUISIÇÕES NOS USA E EU

EMPRESAS BRASILEIRAS NA CHINA QUARENTA EMPRESAS BRASILEIRAS (TODOS OS SETORES) COM OPERAÇÕES NA CHINA DAS 20 MULTINACIONAIS BRASILEIRAS, QUATRO TEM OPERAÇÕES NA CHINA CVRDEMBRACOEMBRAERWEG E OUTRAS JÁ ANUNCIARAM: GERDAU, MARCOPOLO, AZALEIA,

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS CHINESAS GRANDES AQUISIÇÕES (POR SOEs) RELACIONADAS À CAPTURA DE MARCAS E À RÁPIDA INCORPORAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS LENOVO ADQUIRE IBM (PERSONAL COMPUTERS, USA) “CHINA MOTORS” ADQUIRE ROVER (AUTOMÓVEIS, UK) BEIJING MACHINE TOOLS ADQUIRE WALDRICH-COBURG (GER)

CONCLUINDO Como as condições macro econômicas influenciam o processo de internacionalização de empresas em países emergentes, comoé o caso de Brasil e China? No caso da China: internacionalização é projeto político-estratégico. No caso do Brasil: internacionalização é projeto das empresas Qual o impacto do desenvolvimento acelerado chinês sobre as global value chains em geral e sobre a indústria brasileira em particular? Há um impacto direto relacionado aos conteúdos de pauta de importação- exportação e um impacto indireto relacionado ao movimento das MNEs. As trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e chinesas – pontos de semelhança e diferença. Empresas brasileiras internacionalizam para explorar competências adquiridas. Empresas chinesas internacionalizam para incorporar rapidamente competências estratégicas com alto poder de agregação de valor