Maratona cósmica Painel: “Linguagens da criação” Bruno Dias Fátima, 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

A transformação do Universo
L. Elcio Abdalla aula 4 uarta aula História térmica do universo Por quê perturbar? Teoria relativística de perturbações cosmológicas Gauges Perturbações.
Inflação e energia escura
Origem do Universo.
DA CRIAÇÃO Formação dos Mundos DA CRIAÇÃO.
( primeiros instantes do big-bang)
AS QUATRO FORÇAS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA Adaptado dum artigo na revista inglesa "Astronomy Now" por Iain Nicolson As interacções entre partículas sub-atómicas.
Litosfera:.
Os pontos principais que vamos destacar:
O UNIVERSO.
ORIGEM DO UNIVERSO No princípio, havia uma grande concentração de matéria e energia… até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande.
Cosmologia Laerte Sodré Jr. IAG/USP 14/09/2004.
Por : Diego “Moicano” Gonçalves Uma Breve História da Cosmologia, “passeando” pelo Big Bang !!! Por : Diego “Moicano” Gonçalves.
Assimetria do Universo
Radiação cósmica de fundo, flutuações primordiais e Inflação
supergravidade ou gravitação quântica gravitação eletromagnética forte t < s , T > 1032 K ERA DE PLANCK supergravidade ou gravitação quântica.
A Descoberta da Radiação Cósmica de Fundo e suas Conseqüências
Constituição da Avaliação
Estrutura Atômica Aula 1.
Dinâmica do Universo Carlos Machado João Sá José M. Silva
NASCIMENTO E ESTRUTURA DO UNIVERSO
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
ÍNDICE - Universo O CÉU ESTRUTURA DO UNIVERSO CONSTELAÇÕES
Física de Partículas e o Universo
Física de Partículas e o Universo
NASCIMENTO, VIDA E MORTE
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Cosmologia Observacional Charla II
Universo, o conjunto de tudo quanto existe
Universo História térmica.
O QUE SÃO O BIG-BANG, A ENERGIA E A MATÉRIA ESCURAS?
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
A bertura do Setor de Astronomia – CDCC
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse (Fotografia tirada.
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Um modelo Standard para o Universo
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model)
Das Estrelas ao Átomo Física e Química A 10º Ano.
A geografia do universoraul abramo - cientec A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Física Matemática - Instituto de Física - USP
Matéria e Energia Escuras, Buracos Negros
A CONCEPÇÃO MATERIALISTA E DIALÉTICA DE MUNDO
Perguntas e respostas.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Universidade Federal de Itajubá
BIG BANG E A EXPANSÃO DO UNIVERSO
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Origem dos elementos químicos no Universo
Formação dos primeiros núcleos atómicos
1.2. Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias.
Evolução Estelar Aline Tiara Mota
Física dos Buracos Negros Os trabalhos de Hawking
Explicando o universo Denise Godoy.
Evolução do Universo Jovem
ASTROFÍSICA – EXPLICANDO O UNIVERSO
185 O Universo UNIVERSIDADE DA MADEIRA Pedro Augusto et al. 7 – COSMOLOGIA 7.1 Parâmetros fundamentais Há três constantes cosmológicas fundamentais, para.
Origem do Universo.
O UNIVERSO INVISIVEL. Edwin Hubble (1889 – 1953) O Universo em expansão.
UNIVERSO Como surgiu.
Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Manual Ajuda do Telemóvel Ajuda do Professor  Cada equipa pode utilizar as três ajudas
EVOLUÇÃO ESTELAR ENTRAR.
Prof. Selma Hebling GEOLOGIA Prof. Selma Hebling
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
Ciências Físico-Químicas - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza O que existe no Universo.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Setembro de 2010.
ORIGEM DO UNIVERSO Astronomia Sistema solar Rotação e translação.
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
Modelos do Universo Universo estacionário (imutável no tempo).Herman Bondi ( ), Thomas Gold ( ) e Fred Hoyle ( ). Universo evolutivo.
Lucas P. Kamizaki Big Bang Lucas P. Kamizaki
Transcrição da apresentação:

Maratona cósmica Painel: “Linguagens da criação” Bruno Dias Fátima, 2012

Immanuel Kant (1781) Tese: Universo sempre existiu e é infinito. Antítese: O Universo teve um início e é limitado espacialmente.

Paradoxo de Olbers (1823) Universo infinito e eterno: –A contribuição de luz de cada camada é constante –densidade uniforme de estrelas –Todas as linhas de visão deveriam terminar na superfície de uma estrela; –O Céu deveria ser cheio de luz O Universo não existiu sempre, ou o Universo tem um tamanho finito, ou... Ambos!

Relatividade Geral (1915) As equações de Einstein relacionam a curvatura do espaço com a massa localizada neste. Alexander Friedmann obtém a equação que governa a expansão do universo (1922). Georges Lemaître sugere em 1927 que as Equações de Einstein implicam um universo em expansão.

Uma nova química Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen concluíram é possível determinar os elementos que existiam numa estrela através da análise espectral. As riscas no espectro solar indicam que elementos há na atmosfera solar.

Redshift - Edwin Hubble (1929) Desvio para o vermelho

Constante de Hubble Descobre que a maioria das galáxias estão a afastar-se de nós. v = Hr T=1/H 13,8 ×10 9 anos Valor atual: 13,7 ×10 9

Opositor à teoria do Big Bang Fred Hoyle Mas duas descobertas fazem a balança pender para o Big Bang.

Arno Penzias/Robert Wilson Arno Penzias e Robert Wilson tinham um objetivo modesto. Infelizmente não conseguiam livrar-se de um silvo persistente. E de um modo acidental descobrem a prova fulcral. Robert Dicke percebe que os engenheiros da Bell detetaram a radiação inicial do Big Bang.

Síntese primordial A percentagem, em massa, de vários átomos é constante: –Hidrogénio: 74% de massa do Universo –Hélio: 25% de massa do Universo. –Traços de lítio-7 e hélio-3.

18 de fevereiro de 2012 O início da maratona!

Formação de galáxias T = 1000 milhões de anos (Depois do Big Bang) 18K

Álbum de recordações Flutuações na densidade local são as sementes a partir da qual se formam as galáxias e as estrelas.

Formação dos elementos químicos Z > 56: –supernovas 5 ≤ Z ≤ 56: –estrelas Z < 5 –elementos primordiais

O Universo deixa de ser transparente! anos A temperatura aumenta (T= 4000 K). Estabelece-se o equilíbrio entre a radiação e os átomos. A radiação passa a ter energia suficiente para destruir um átomo. Densidade g/cm 3 O início da era da radiação A radiação liberta os eletrões do núcleo

Nucleossíntese primordial (5 minutos – 3 minutos) T = 10 9 K Formam-se os núcleos mais leves até ao hélio-4. Protões e neutrões sem estrutura?

Protões e neutrões

Partículas elementares

Quarks ficam livres; Criação e aniquilação de pares quarks-antiquark; Proporção Matéria/antimatéria: 1 em mil milhões. T = K g/cm 3 O Universo tem a dimensão do sistema solar Aniquilação quark-antiquark (10 -6 s)

Era eletrofraca ( s) O aumento da temperatura permite que a interacção eletromagnética e fraca acoplem. Surge uma nova interação! W e Z.

Quanto mais quente melhor!

Zoo das partículas: s s Desacoplamento da interação forte Origina um excesso da matéria sobre antimatéria de 1 para mil milhões. A temperatura é demasiado alta para os quarks ficarem confinados aos núcleos. Plasma de quarks e gluões.

Inflação: s – s Quando a inflação terminou o Universo tinha aumentado de um factor de T = K, t = s A inflação explica como regiões opostas do Universo podem ter a mesma temperatura.

Era de Planck: Big Bang - Era da Gravidade Quântica (T = K) Partículas e anti-partículas em equilíbrio térmico. São criadas e aniquiladas em igual ritmo. Coexistem com fotões. A gravidade separa-se das outras interacções fundamentais.

No Céu tudo é perfeito? Não! As estrelas parecem mover-se mais rapidamente do que seria expectável. Para explicar esta diferença introduz-se a Matéria Escura. Sujeita somente à força gravitacional.

Mas não é tudo! A taxa de expansão devia estar a diminuir desde o Big Bang. Para grande surpresa está a aumentar (1998). O Universo está a acelerar, tudo está a ficar cada vez mais afastado! Algo está a sobrepor-se à gravidade. Os cientistas chamam-lhe energia escura.

This is not the End!