Laboratório de Computação Aula 03 Prof. Fábio Dias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Advertisements

Construção de Algoritmos 2
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Estruturas de Repetição
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Sockets Marco Antonio – marcoreis.net Arquiteto de Software Dezembro/2007.
Tratamento de Exceções
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Prof. Thiago Pereira Rique
Wagner Santos C. de Jesus
Capítulo 15 Swing – Parte 1.
Apresentação da linguagem Python
Aula de reposição Prof. Grace e Ângela
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Introdução a Programação JAVA
Tópicos Tipos de Dados Variáveis por Valor Variáveis por Referência
Linguagem de Programação JAVA
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Componentes GUI GUI – Grafical User Interface – São construídas a partir de componentes GUI chamados de controles ou widgets (windows gadgets – engenhocas.
Professor José Rui Aula 07
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Streams –input e output
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 2 Introdução ao VS.Net Professores: Fábio de Paula Santos Eduardo Mantovani.
Linguagem técnica de programação I Java
Fábio de Oliveira Borges
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Introdução a aplicativos Java
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
1 Introdução a C# Sharp Shooters.NET Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Recife, 15/08/2002 Autor: Marden Menezes Costa.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Linguagem de Programação C#
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
PHP e Formulários Web.
Programação I CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo.
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
Estrutura de Controle em JAVA
Linguagem de Programação JAVA
Módulo 9 Strings , Coleções e I/O
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
GUI – Graphic User Interface Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal.
Exercícios Laboratório. Inicio Escreva (“Olá Mundo!”) Fim static void main (string[] args) { Console.WriteLine (“Olá Mundo!”); }
PROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof. Marcos LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO 06.
Programação Gráfica em Java Introdução
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CTC - CENTRO TECNOLÓGICO INE - DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DISCIPLINA DE COMPUTAÇÃO COM OBJETOS DISTRIBUÍDOS.
Introdução à Programação
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Capítulo 1 A Classe Scanner Pág. 31 a 34.
Programação Orientada a Objetos
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Aula 3. ListView ListView é um componente que mostra uma lista de itens Os itens da lista são automaticamente inseridos usando um adapter, implementado.
CIn-UFPE1 Projeto de Objetos de Interface. CIn-UFPE2 Objetivos n A Interface do usuário e a arquitetura em três camadas - camada de apresentação. n Adicionando.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO BANNER PARA O II EMMEC 2016 (Times New Roman 48, Negrito, Caixa alta) (Linha em branco, tamanho 28) Nome do autor (Instituição)
Java Básico Lab Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Pesquisando no EBSCOhost Tutorial. Bem-vindo ao tutorial sobre os eBooks da EBSCO. Neste tutorial, vamos conhecer como procurar e ler os livros eletrônicos.
Minicurso Java Básico Cristian Backy | Cristian Costa | Ruddá Beltrão.
Módulo II Capítulo 5: Interface Gráfica William Ivanski Curso de Programação C#
Introdução ao Eclipse 3.2 Prof. Gustavo Wagner (modificações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Java Básico  Centro de Informática, UFPE.
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
CONSTRUINDO CLASSES Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Computação Aula 03 Prof. Fábio Dias

Criar códigos para a captura de dados pelo teclado Usar a classe BufferedReader para captura, através de uma janela de console, de dados digitados no teclado Utilizar a classe Scanner para captura, através de uma janela de console, de dados digitados no teclado Utilizar a classe JOptionPane para captura, através de uma interface gráfica, de dados digitados no teclado Objetivos

Foram discutidos três métodos de capturar entrada de dados utilizando-se as Classes: BufferedReader Scanner JOptionPane Breve visão de pacotes Sumário

API Interfaces de Programação de Aplicações, ou Application Programming Interface (API) contêm centenas de classes pré-definidas que se pode utilizar no programas Classes são organizadas dentro do que chamamos de pacotes Pacotes contêm classes que se relacionam com um determinado propósito

Capturando entrada de dados através do teclado Existem três formas para entrada de dados: Através da Classe BufferedReader Através da Classe Scanner Através da Classe JOptionPane

Usando a Classe BufferedReader Digite as seguintes instru ç ões no in í cio do programa: import java.io.BufferedReader; import java.io.InputStreamReader; import java.io.IOException; Adicione as seguintes instru ç ões no m é todo main: BufferedReader dataIn = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));

Usando a Classe BufferedReader Declare uma vari á vel tempor á ria do tipo String para receber a entrada de dados e chame o m é todo readLine() para capturar, linha a linha, o que for digitado. Deve ser colocado em um bloco try-catch: try { String temp = dataIn.readLine(); } catch(IOException e) { System.out.println("Error in getting input"); }

Usando a Classe Scanner Digite a seguinte linha no início do código: import java.util.Scanner; Inicialize uma variável da classe Scanner: Scanner sc = new Scanner(System.in);

Usando a Classe Scanner Utilize um dos métodos abaixo para capturar os dados:

Usando a Classe JOptionPane Outro modo de receber a entrada de dados é utilizar a classe JOptionPane, que pertence ao pacote javax.swing. A JOptionPane possui m é todos que permitem mostrar uma caixa de di á logo para que o usu á rio informe os dados.

Obtendo Dados A instru ç ão: name=JoptionPane.showInputDialog( “ Please enter your name"); cria uma caixa de entrada, que exibir á um di á logo com uma mensagem, um campo de texto, para receber os dados do usu á rio, e um botão OK, como mostrado na figura

Mostrando Dados A instru ç ão: JOptionPane.showMessageDialog(null, msg); exibir á um di á logo contendo a mensagem e o botão de OK

As 3 palavras (versão Console) Utilizando a classe BufferedReader ou Scanner, capture três palavras digitadas pelo usuário e mostre-as como uma única frase na mesma linha. Por exemplo: Palavra 1: Goodbye Palavra 2: and Palavra 3: Hello Goodbye and Hello Exercícios

As 3 palavras (versão Interface Gráfica) Utilizando a classe JOptionPane, capture palavras em três caixas de diálogos distintas e mostre-as como uma única frase. Por exemplo: Exercícios

Apostila JEDI – Introdução a Programação I - aula Referência Bibliográfica