OS REPTÉIS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Répteis A.D. de Ciências.
Advertisements

Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
RÉPTEIS.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
ANFÍBIOS.
Classe dos Répteis.
Super-classe Tetrápodes
Classe Reptilia.
Répteis Reptare= rastejar
RÉPTEIS.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Leonardo ,Lorena,Milena,Odécio
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
RÉPTEIS.
PROF. Maristela fischer lucena
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Peixes Anfíbios Répteis
AULA 26 Répteis.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
Répteis Características.
DIVERSIDADE ANIMAL III
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Mais adaptados ao meio terrestre
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula - Répteis
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
RÉPTEIS.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Répteis.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
Os Anfíbios.
RÉPTEIS.
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CirculaçãoComparada. SISTEMA CIRCULATÓRIO LACUNAR (ABERTO) SISTEMA CIRCULATÓRIO FECHADO CoraçãoPouco musculosoMuito musculoso HemocelesPresentesAusentes.
Ciências da Natureza 5º ano
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Rodrigo Marques.
AULA DE REVISÃO Profº: Luís Eduardo de Souza Gazal.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Répteis BALA 2012.
PEIXES PROF. MARCELO MIRANDA.
Organização dos organismos
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
Qual é o principal animal que conheces que, tem a capacidade de mudar de cor? Sim…?! Qual é?... É esse mesmo.
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Embriologia Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
Noções básicas de embriologia animal
Filo Porifera RICARDINHO BALA 2012.
REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
Aves Profª: Ayesa Aseff.
Curiosidade: ovo de galinha
Filo Mollusca Fellipe Eben Jonatas Cordeiro Daniel Smith.
Filo Anelídeos BALA 2012.
ANFÍBIOS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.
AVES Página 81.
RÉPTEIS.
Répteis Prof. Caroline Campos.
Transcrição da apresentação:

OS REPTÉIS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff

CARACTERÍSTICAS PRIMEIROS VERTEBRADOS A SE LIBERTAR DEFINITIVAMENTE DA ÁGUA AO DESENVOLVEREM UM OVO COM CASCA. ALÉM DA CASCA, ANEXOS EMBRIONÁRIOS, COMO SACO VITELÍNICO, BOLSA AMINIÓTICA E ALANTÓIDE, PERMITIRAM AO EMBRIÃO DESENVOLVER-SE FORA DA ÁGUA. PELE SECA, RICA EM QUERATINA, RECOBERTA POR: ESCAMAS (em cobras e lagartos) PLACAS CÓRNEAS (em jacarés e crocodilos) PALASTRÕES E CARAPAÇAS (em tartarugas, cágados e jabotis).

FISIOLOGIA Revestimento e Sustentação Pele grossa e seca (sem glândulas mucosas), com bastante queratina, que forma as escamas córneas ou as placas. Isso evita a perda excessiva de água e permite a sobrevivência em ambiente terrestre. O esqueleto ósseo e os músculos são mais fortes que os dos anfíbios.

FISIOLOGIA NUTRIÇÃO Sistema digestivo completo, terminado em cloaca. A maioria possui dentes. Há glândulas salivares, fígado e pâncreas. 3. RESPIRAÇÃO Pulmonar

FISIOLOGIA 4. CIRCULAÇÃO, EXCREÇÃO E COORDENAÇÃO CORAÇÃO: COM 4 CAVIDADES  2 ATRIOS E DOIS VENTRÍCULOS INCOMPLETAMENTE SEPARADOS. EXCEÇÃO CROCODILIANOS ONDE OS VENTRÍCULOS APARECEM TOTALMENTE SEPARADOS, MAS MESMO ASSIM O SANGUE VENOSO MISTURA-SE AO ARTERIAL ATRAVÉS DE UM ORIFÍCIO  “ FORAME DE PANIZZA”

FISIOLOGIA 4. CIRCULAÇÃO, EXCREÇÃO E COORDENAÇÃO A excreção é feita por rins e representa boa economia de água, uma vez que é produzida uma pasta desidratada de ÁCIDO ÚRICO que é eliminada pela cloaca junto com as fezes. Em alguns lagartos, crocodilos e serpentes, a bexiga urinária é ausente e o ureter liga-se à cloaca. O sistema nervoso e os órgãos dos sentidos seguem o esquema geral dos vertebrados, e o cérebro é mais desenvolvido que o dos anfíbios. Há 12 pares de nervos cranianos e terminações nervosas na pele. O paladar e a audição são menos desenvolvidos que a visão e o olfato.

FISIOLOGIA 5. REPRODUÇÃO Dióicos, com fecundação interna Desenvolvimento DIRETO Geralmente ovíparos ( embriões se desenvolvem dentro do ovo e fora do corpo materno) Ovo com casca porosa, que fornece proteção mecânica e suporte, permite a troca gasosa entre o embrião e o ambiente.

1º animais dotados de: SACO VITELÍNICO: contém alimento para o desenvolvimento do embrião. ÂMNIO: líquido onde o embrião se desenvolve e fica protegido contra desidratação e choques mecânicos. ALANTOIDE: anexo embrionário que armazena excretas. Participa das trocas gasosas do embrião com o meio externo. CÓRION: fornece uma proteção adicional e colabora com o alantoide na respiração.

CLASSIFICAÇÃO: SPHENODONTA ou RINCOCÉFALOS: Répteis primitivos, representados por apenas uma espécie, A TATUARA, restrita a ilhas da Nova Zelândia.

2. SQUAMATA: Na pela existem escamas ou placas epidérmicas córneas. Existem 2 sub-ordens: A) LACERTILIA (lagartos): corpo alongado, geralmente com 4 patas. Ex: lagartixas, lagartos, camaleão, iguanas.

Sob a pele do camaleão existem três tipos de células coloridas: vermelhas, amarelas e marrons. O animal adquire uma coloração ou outra de acordo com a mudança de tamanho dessas células. Embaixo do camaleão existe uma camada refletora que serve para misturar as cores. Assim, ele consegue se camuflar na vegetação e ficar fora do alcance de predadores Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/141/1/repteis.html

B) OFÍDIOS

3. QUELÔNIOS Tartarugas, jabutis e os cagados Corpo coberto por carapaças Maioria aquáticos

JABUTI CÁGADO

PLASTRÃO CARAPAÇA

RÉPTEIS-CROCODILIANOS Crocodilos e jacarés Corpo alongado e coberto por placas córneas São terrestre e aquáticos

JACARÉ

CROCODILO DO NILO

CROCODILO