ADRIANE DE ROSE LÍVIA KERN CASTRO ROSIMARA DE FREITAS
O conto é um instrumento rico, aberto e pertence a todos como objeto cultural, capaz de abrir novas dimensões em nossa vida imaginária Importância do Conto: oferecem sentido à situações que as crianças tiveram ocasião de viver identificação com os personagens amadurecimento Oferece representações de nossos dramas principais (separação, rivalidade e morte) e de forma não ameaçadora, aberta, lúdica, artística. O conto por si só já possui um valor terapêutico fatos vivenciados pelas crianças entrada no mundo da simbolização
Mensagem dos Contos de Fadas Significado do Conto de Fadas Os contos transmitem importantes mensagens à mente consciente, pré-consciente e inconsciente, em qualquer nível que esteja funcionando no momento. Lidam com problemas humanos universais, particularmente os que preocupam o pensamento da criança. Funciona também como um mediador capaz de permitir à criança elaborar seus conflitos psíquicos, estimulando-a a enfrentar seus afetos mais assustadores e, ao mesmo tempo, ajudando-a a manter uma distância desses afetos.
Nos contos, o mal é tão onipresente quanto a virtude e, com freqüência, o mal encontra-se temporariamente vitorioso. A moralidade não se dá pela virtude vencer no final, mas porque o herói é mais atraente para a criança, que se identifica com ele. Os temas dos contos de fadas são vivenciados como maravilhas porque a criança se sente entendida e apreciada bem no fundo de seus sentimentos, esperanças e ansiedades, sem que tudo isso tenha que ser puxado e investigado sob uma racionalidade que ainda está aquém dela. Os contos são terapêuticos porque a criança encontra sua própria solução através da contemplação do que a estória parece implicar acerca de seus conflitos internos neste momento de vida. O conteúdo do conto escolhido usualmente não tem nada que ver com a vida exterior da criança, mas muito a ver com seus problemas interiores.
ESPAÇO LÚDICO Se forma através da combinação do que se ouve no conto e das imagens que surgem, que se formam na mente da criança. Se cria na relação do contador com o ouvinte. SEGURANÇA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL O CARÁTER SE FORMA DE UMA MESCLA DE NECESSIDADES INTERNAS (CONSTITUCIONAL) E NECESSIDADES AMBIENTAIS (EXTERNAS) QUE VÃO SE MISTURANDO E CRIANDO SITUAÇÕES QUE EXIGEM AÇÕES, FORMAS DE COMPORTAMENTOS.
PIR-LIM-PIM-PIM Quando uma criança nasce ela é assistida por uma fada, que nos concede os nossos dons, qualidades - Parte constitucional
Caminho dos tijolos amarelos – desenvolvimento infantil Primeira Fase Se reconhecer, se achar poderoso, único; Vaidade; Satisfações, insatisfações; Gula; A realidade se impõe; Frustrações; Mãe boa e má; Ansiedades, Medos: ser abandonado, de estar só, de morrer, de matar, de ser preterido pelo irmão e o de não ser amado; Voracidade; negatividade ou positividade; passividade ou atividade; curiosidade; crueldade; inveja, hostilidade, antipatia; generosidade; ciúme;
JOÃO E MARIA BRANCA DE NEVE CINDERELA PATINHO FEIO O LOBO E OS SETE CABRITINHOS AS FADAS MÃE NEVADA
Dinheiro; Riquezas; Tronos; Castelos; Ganâncias; Avarezas; Determinações; Teimosias; Mentiras; Coleções; Dar e reter; Aprender a amar Segunda Fase: João e Maria Os Três Porquinhos O Gato de Botas O Aladim e a Lâmpada Maravilhosa O Toque de Midas João e o Pé de Feijão
Terceira Fase: Ambição; Competição; Rivalidades; Espadas; Idealizações de Príncipes e Princesas; Busca laboriosa do Amor; Aprender a namorar; Casamentos; VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE Mãe Nevada Pinóquio Cinderela Branca de Neve Bela Adormecida As Rosas da Recordação
E NO FINAL NOS DEPARAMOS COM A NECESSIDADE DE SUPERAR OU ENCONTRAR UM EQUILIBRIO ENTRE TODOS ESSES TRAÇOS PARA PODER TER UM BOM DESENVOLVIMENTO MENTAL E DESENVOLVERMOS A CAPACIDADE DE AMAR E, TAL COMO EMÍLIA, LEVAR UM POUCO DE CADA FASE NA SUA CANASTRINHA PARA PODER RECORRER SEMPRE QUE SE FIZER NECESSÁRIO.
Para isso, a Identificação é regra básica nos contos. A criança atua através dela. O que ouve entra no seu mundo imaginativo e se identifica com suas figuras e imagens para então remontar uma nova versão para sua história. Modo de pensar infantil = bom ou mau Ensinar a Pensar = prevenção criar, simbolizar,fantasiar, expandir capacidade de pensar, integrar bom e mau
“A razão para que existe tanto poder em contar histórias é porque a vida é melhor entendida e tem significado quando a consideramos uma história contínua. Na verdade, não existe nenhum jeito de viver a vida sem uma história.” Brett Webb-Michell, 1995
“LER OU OUVIR CONTOS PODE SIGNIFICAR CONTINUAR PENSANDO SOBRE NÓS MESMOS, NO MOMENTO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM SENTIMENTOS E CONFLITOS DIFÍCEIS DE SEREM SUPORTADOS E SEM ESSE FILTRO DA NARRATIVA PODERÍAMOS PARALIZAR NOSSA CAPACIDADE ASSOCIATIVA OU AINDA ADOECER.” Celso Gutfriend, 2003
A competência materna vem do toque, do olhar, da voz, da tolerância. A interação pais e filhos é a base de nosso futuro, um espaço de envolver a criança, de protegê-la, de dar- lhe referências, de dar-lhe uma história de vida.
ESPAÇO LÚDICO E DINÂMICO Melhora a comunicação Ajuda a conhecer as necessidades dos filhos Busca de soluções ESPAÇO
Contar e ouvir, construir-se como ser humano capaz de ter uma identidade, de sentir, de pensar, de imaginar; ou imaginar outra história quando a que temos é terrível ou assustadora: UMA SAÍDA
Se por vezes os contos são sombrios, não importa. Porque a verdadeira doença é a ausência deles.
“Mexe as mãos, conta sobriamente ou com grandes gestos, canta, dança, desenha. Pouco importa, desde que tua alegria seja comunicativa e que sintam que estás à vontade.” ( Renoux, 1999, citado por Gutfriend, 2003)