ADRIANE DE ROSE LÍVIA KERN CASTRO ROSIMARA DE FREITAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Oscar Brenifier Iris de Moüy.
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
INFÂNCIA.
FAMILIA 10 DESEJOS DOS PAIS
 .
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Elaboração: Vencendo a nós mesmos Elaboração:
experiências INESQUECÍVEIS!
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
O MÉTODO PSICANALÍTICO
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Os progressos da psicanálise
Filosofia Professor Breno Cunha
Conectados na Alma.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
É EXATAMENTE 13:16.
Estruturas e clínica psicanalítica
A BAGAGEM Autor desconhecido.
Literatura oral e tradicional
MOMENTOS NA VIDA Há momentos na vida em que você pensa tanto em alguém, que lhe dá vontade de tirá-la de seus sonhos e dar-lhe um abraço de verdade!
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Lei da Atração Tyberonn.
AME-SE MULHER!!!.. AME-SE MULHER!!!. Nunca se permita sentir sozinha, você pode ser Nunca se permita sentir sozinha, você pode ser ... mas também aprenda.
Por que determinada conduta alheia tem o poder de perturbar a sua paz?
FIC 2013 Gênero Textual Contos de Fadas 2ºs anos A e B - tarde.
De onde tirar as ideias?.
A Vida Dentro do Coração
Maggy Barankitse. O projeto começou quando Maggy assistiu cenas de violência e morte. Isso mexeu com ela! Por isso, quando teve a oportunidade resolveu.
Eu sou filha da casa de Maria
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
A ÁRVORE DOS DESEJOS Comentário: Olga Mendonça.
Era uma vez ………….
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
SÃO EXACTAMENTE 11:3611:3611:3611:3611:36 ORQUÍDEAS ORQUÍDEAS Música: Autumn Rose.
JESUS TEM ESPERANÇA EM VOCÊ!
DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
Deus escolhe colaboradores CATEQUESE 8 Deus precisa de Ti!
Seção 10 (Capítulos 42-43) “Negligenciar a obra de disciplinar e educar, a ponto de ser fortalecida uma disposição perversa, é causar às crianças.
PERMITA-SE.
Desdobramentos da teoria psicanalitica
Geminianos 21 DE MAIO 20 DE JUNHO FAIXA 4 DO CD; “SIGNOS SOLARES”
SEGREDO DA VIDA By Búzios Slides Automático Hei!!! Psiu!!! Vou contar um segredo... Que a mim confiaram... Mas é um segredo que pode ser contado... By.
A Vida Dentro do Cora ç ão A passagem da vida fora do coração para a vida dentro do coração é realmente um novo nascimento.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Brian Weiss. Acredito que não somos somente humanos, nem mesmo seres humanos que, eventualmente, desfrutam de experiências espirituais, mas seres espirituais.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
Qual de nós conhece o amor? Qual de nós não tem sonhos? Qual de nós não conhece o medo? E, qual de nós consegue viver nossos sonhos de forma plena?
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Na presença do Amor Pessoas que aprenderam a viver suas história de amor...
Transcrição da apresentação:

ADRIANE DE ROSE LÍVIA KERN CASTRO ROSIMARA DE FREITAS

O conto é um instrumento rico, aberto e pertence a todos como objeto cultural, capaz de abrir novas dimensões em nossa vida imaginária Importância do Conto: oferecem sentido à situações que as crianças tiveram ocasião de viver identificação com os personagens amadurecimento Oferece representações de nossos dramas principais (separação, rivalidade e morte) e de forma não ameaçadora, aberta, lúdica, artística. O conto por si só já possui um valor terapêutico fatos vivenciados pelas crianças entrada no mundo da simbolização

Mensagem dos Contos de Fadas Significado do Conto de Fadas Os contos transmitem importantes mensagens à mente consciente, pré-consciente e inconsciente, em qualquer nível que esteja funcionando no momento. Lidam com problemas humanos universais, particularmente os que preocupam o pensamento da criança. Funciona também como um mediador capaz de permitir à criança elaborar seus conflitos psíquicos, estimulando-a a enfrentar seus afetos mais assustadores e, ao mesmo tempo, ajudando-a a manter uma distância desses afetos.

Nos contos, o mal é tão onipresente quanto a virtude e, com freqüência, o mal encontra-se temporariamente vitorioso. A moralidade não se dá pela virtude vencer no final, mas porque o herói é mais atraente para a criança, que se identifica com ele. Os temas dos contos de fadas são vivenciados como maravilhas porque a criança se sente entendida e apreciada bem no fundo de seus sentimentos, esperanças e ansiedades, sem que tudo isso tenha que ser puxado e investigado sob uma racionalidade que ainda está aquém dela. Os contos são terapêuticos porque a criança encontra sua própria solução através da contemplação do que a estória parece implicar acerca de seus conflitos internos neste momento de vida. O conteúdo do conto escolhido usualmente não tem nada que ver com a vida exterior da criança, mas muito a ver com seus problemas interiores.

ESPAÇO LÚDICO Se forma através da combinação do que se ouve no conto e das imagens que surgem, que se formam na mente da criança. Se cria na relação do contador com o ouvinte. SEGURANÇA

DESENVOLVIMENTO INFANTIL O CARÁTER SE FORMA DE UMA MESCLA DE NECESSIDADES INTERNAS (CONSTITUCIONAL) E NECESSIDADES AMBIENTAIS (EXTERNAS) QUE VÃO SE MISTURANDO E CRIANDO SITUAÇÕES QUE EXIGEM AÇÕES, FORMAS DE COMPORTAMENTOS.

PIR-LIM-PIM-PIM Quando uma criança nasce ela é assistida por uma fada, que nos concede os nossos dons, qualidades - Parte constitucional

Caminho dos tijolos amarelos – desenvolvimento infantil Primeira Fase Se reconhecer, se achar poderoso, único; Vaidade; Satisfações, insatisfações; Gula; A realidade se impõe; Frustrações; Mãe boa e má; Ansiedades, Medos: ser abandonado, de estar só, de morrer, de matar, de ser preterido pelo irmão e o de não ser amado; Voracidade; negatividade ou positividade; passividade ou atividade; curiosidade; crueldade; inveja, hostilidade, antipatia; generosidade; ciúme;

JOÃO E MARIA BRANCA DE NEVE CINDERELA PATINHO FEIO O LOBO E OS SETE CABRITINHOS AS FADAS MÃE NEVADA

Dinheiro; Riquezas; Tronos; Castelos; Ganâncias; Avarezas; Determinações; Teimosias; Mentiras; Coleções; Dar e reter; Aprender a amar Segunda Fase: João e Maria Os Três Porquinhos O Gato de Botas O Aladim e a Lâmpada Maravilhosa O Toque de Midas João e o Pé de Feijão

Terceira Fase: Ambição; Competição; Rivalidades; Espadas; Idealizações de Príncipes e Princesas; Busca laboriosa do Amor; Aprender a namorar; Casamentos; VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE Mãe Nevada Pinóquio Cinderela Branca de Neve Bela Adormecida As Rosas da Recordação

E NO FINAL NOS DEPARAMOS COM A NECESSIDADE DE SUPERAR OU ENCONTRAR UM EQUILIBRIO ENTRE TODOS ESSES TRAÇOS PARA PODER TER UM BOM DESENVOLVIMENTO MENTAL E DESENVOLVERMOS A CAPACIDADE DE AMAR E, TAL COMO EMÍLIA, LEVAR UM POUCO DE CADA FASE NA SUA CANASTRINHA PARA PODER RECORRER SEMPRE QUE SE FIZER NECESSÁRIO.

Para isso, a Identificação é regra básica nos contos. A criança atua através dela. O que ouve entra no seu mundo imaginativo e se identifica com suas figuras e imagens para então remontar uma nova versão para sua história. Modo de pensar infantil = bom ou mau Ensinar a Pensar = prevenção criar, simbolizar,fantasiar, expandir capacidade de pensar, integrar bom e mau

“A razão para que existe tanto poder em contar histórias é porque a vida é melhor entendida e tem significado quando a consideramos uma história contínua. Na verdade, não existe nenhum jeito de viver a vida sem uma história.” Brett Webb-Michell, 1995

“LER OU OUVIR CONTOS PODE SIGNIFICAR CONTINUAR PENSANDO SOBRE NÓS MESMOS, NO MOMENTO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM SENTIMENTOS E CONFLITOS DIFÍCEIS DE SEREM SUPORTADOS E SEM ESSE FILTRO DA NARRATIVA PODERÍAMOS PARALIZAR NOSSA CAPACIDADE ASSOCIATIVA OU AINDA ADOECER.” Celso Gutfriend, 2003

A competência materna vem do toque, do olhar, da voz, da tolerância. A interação pais e filhos é a base de nosso futuro, um espaço de envolver a criança, de protegê-la, de dar- lhe referências, de dar-lhe uma história de vida.

ESPAÇO LÚDICO E DINÂMICO Melhora a comunicação Ajuda a conhecer as necessidades dos filhos Busca de soluções ESPAÇO

Contar e ouvir, construir-se como ser humano capaz de ter uma identidade, de sentir, de pensar, de imaginar; ou imaginar outra história quando a que temos é terrível ou assustadora: UMA SAÍDA

Se por vezes os contos são sombrios, não importa. Porque a verdadeira doença é a ausência deles.

“Mexe as mãos, conta sobriamente ou com grandes gestos, canta, dança, desenha. Pouco importa, desde que tua alegria seja comunicativa e que sintam que estás à vontade.” ( Renoux, 1999, citado por Gutfriend, 2003)