TRABALHO AVALIATIVO ALUNO: FRANCISCO HELIÉSUS DE MEDEIROS MATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES.

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Transcrição da apresentação:

TRABALHO AVALIATIVO ALUNO: FRANCISCO HELIÉSUS DE MEDEIROS MATÉRIA: ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

OVERFLOW Um buffer overflow (ou transbordamento de dados) acontece quando um programa informáticoexcede o uso de memória assignado a ele pelo sistema operacional, passando então a escrever no setor de memória contíguo.

SOLUÇÃO MIPS  ATUA NO MERCADO DE SEMICONDUTORES POR MAIS DE DUAS DÉCADAS  SOLUÇÕES PARA APLICAÇÕES GRÁFICAS, VÍDEO, ENTRETERIMENTO, COMUNICAÇÕES, (VoIP) E REDES  ESTÃO ENTRANDO NO MERCADO DE CONSUMO DIGITAL E MOBILE

SOLUÇÃO MIPS  Causam exceções no overflow: 1. Adição (add ) 2. Adição imediata (addi ) 3. Subtração (sub )  Não causam exceções no overflow: 1. Adição sem sinal (addu ) 2. Adição imediata sem sinal (addiu ) 3. Subtração sem sinal (subu )

Operações com ponto fixo  Adição: 1. Dígitos são somados bit a bit, da direita para a esquerda 2. Carries (vai-um) são passados para o próximo dígito à esquerda  Subtração: 1. Nega-se o subtraendo e soma-se um (complemento de 2) 2. Soma-se o resultado anterior com o diminuendo

Ponto flutuante × Ponto fixo

Cinco Componentes Clássicos

Componentes do Processador  Via de Dados (datapath) 1. Parte do processador que contem o hardware necessário para execução de todos as operações requeridas pelo computador  Controle 1. Parte do processador que comanda as ações da via de dados

Implementação de Instruções no Processador  Arquitetura tipo Ciclo Único 1. Cada instrução é executada em um 1 ciclo de clock 2. Ciclo de clock deve ser longo o suficiente para executar a instrução mais longa 3. Desvantagem: velocidade global limitada à velocidade da instrução mais lenta

Implementação de ciclo único  Para executar qualquer instrução, precisamos buscá-la na memória  O registrador Program Counter (PC) é utilizado para ler a instrução da memória e armazená-la no Registrador de Instrução (IR)  Um somador incrementa PC em 4 (uma word) e coloca o resultado de volta em PC

Implementação de ciclo único

Implementação de ciclo único >Tipo R  Instruções do tipo R: 1. Leem dois registradores (Rs, Rt) 2. Escrevem em um registrador (Rd)  Ponto de vista do Banco de Registradores: 1. Leitura: o Números (endereços) dos registradores a serem lidos o Saída de dados para os conteúdos lidos 2. Escrita o Número (endereço) do registrador a ser escrito o Entrada de dados a serem escritos

Implementação de ciclo único >Tipo R

Combinando instruções >Tipo R + Load/Store  Para criar um caminho de dados com hardware compartilhado, deve-se suportar 2 origens para: 1. Segunda entrada da ALU: o Tipo R: registrador o Load/Store: campo immediate 2. Dados escritos no banco de registradores: o Tipo R: saída da ALU o Load: memória de dados 3. Registrador a ser escrito no banco: o Tipo R: Rd o Load: Rt

Combinando instruções >Tipo R + Load/Store( Inclusão de multiplexadores (MUX) )

Implementando o Controle >Controle da ALU  Instruções do tipo R 1. ALU realiza ação determinada pelo campo funct  Load / Store 1. ALU soma conteúdo do registrador base com offset para obter o endereço de memória  Desvios 1. ALU realiza uma subtração

Implementando o Controle >Controle da ALU

 O circuito lógico da unidade de controle da ALU é obtido a partir da tabela verdade construída para as combinações desejadas do campo funct com os bits de opALU  A saída da tabela verdade (e do circuito lógico sintetizado a partir dela) será os bits de entrada do controle da ALU, os quais determinarão que operação será realizada (soma, and, shift, etc.)  Deve-se criar uma tabela verdade para as combinações desejadas do campo op da instrução gravada em IR, a fim de produzir os correspondente sinais de controle

Implementando o Controle >Unidade de controle principal  Todos os elementos de estado (registradores, memória) têm o clock como uma entrada implícita  Unidade de controle pode definir todos os sinais de controle baseada no campo opcode da instrução, exceto Branch, que depende da saída zero da ALU no caso de instruções de desvio

Desempenho Ciclo Único  Ciclo de clock tem mesma duração para todas instruções: ciclos de clocks por instrução (CPI) = 1  Ciclo de clock é longo suficiente para executar a instrução mais demorada, que neste caso é lw  Apesar do CPI ser 1, o período de clock ( Tclock) é elevado o que prejudica o desempenho do CPU

Implementação de Instruções no Processador  Arquitetura tipo Multi-ciclo 1. Quebra o ciclo de execução em vários passos 2. Executa cada passo em um ciclo de clock 3. Vantagem: cada instrução usa apenas o número de ciclos que ela necessita

Dividindo Instruções em Estágios  Possíveis estágios: 1. Instruction Fetch (IF) – Carga de instrução e incremento do registrador PC 2. Instruction Decode (ID) – Decodificação e carga de registrador(es) do banco 3. Execução (EX) – operação da ALU, cômputo de endereço de memória ou finalização de desvios 4. MEM – Acesso à memória ou finalização de instrução R 5. Write Back (WB) – Finalização de leitura de memória

Implementação de Instruções no Processador  Arquitetura tipo Pipelined (linha de montagem) 1. Cada instrução é executada em múltiplos ciclos 2. Executa uma etapa de cada instrução em cada ciclo 3. Processa múltiplas instruções em paralelo

Questões 1. Defina os estados dos sinais de controle para a arquitetura ciclo único para a instrução add $s1, $s2, $s3 Resposta:

Questões 2. Converta o seguinte número decimal para o número binário em ponto flutuante (formato IEEE 754, precisão simples): ‐2,5*2 12 dec Resposta: Sinal: ‘1’ 2,5 * 2 12 dec= 1,25 * 2 13 dec Exponente: bin + 13dec= bin + 12dec = bin Fração: 0,25dec = 2 ‐2 dec =,01bin