O TEATRO ROMANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teatro Romano Teatro de Mérida.
Advertisements

Deve-se notar, também, que vários imperadores apresentados como cruéis ordenavam que os os espetáculos se tornassem “realistas”: quando aparecia no.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
O TEATRO ROMANO.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
A sociedade grega na Antiguidade
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
MARGUERITE YOURCENAR Bruxelas - Bélgica, Vida e obra BE - EPALF.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Estados Nacionais Modernos
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
ARTE PRÉ-COLOMBIANA Prof. GILDO JÚNIOR.
Livro de Daniel Capítulo 02
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
ÉTICA E MORAL
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
61 Teatro PIBID Reforma/Contra-Reforma Grandes Navegações Brasil Colonia/Escravatura Jogos teatrais/Concentração/Coordenação motora Improvisação Teatral/pequenas.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
A Civilização Romana – parte 1
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
A Origem dos calçados Escola: Coopen Aluno: Augusto Série: 5°ano A.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Terra entre rios..
GRÉCIA ANTIGA. DIREITO GREGO PERÍODO DE APARECIMENTO DA PÓLIS SÉC. VIII a.C. REINOS HELENÍSTICOS: SÉC III a.C. ÉPOCA ARCAICA: 776 a 480 a.C. PRIMEIROS.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
Projeto: Vanguardas Europeias
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Seja bem vindo a Semana de Oração chamada “A oferta sou Eu”.
Breve história do teatro
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Transcrição da apresentação:

O TEATRO ROMANO

O teatro romano, apesar de não deixar relevante legado para a História posterior, teve diferentes gêneros. Os romanos tinham uma forma embrionária de teatro. COLISEU ROMA

Teatro Romano de Mérida, atual Espanha Seguia influência etrusca, espécie de representações religiosas de caráter sério ou satírico (curiosamente de forma semelhante ao aparecimento do teatro grego), que eram apresentadas em ocasiões especiais, como cerimônias e casamentos. Teatro Romano de Mérida, atual Espanha

Quando entraram em contato com a Grécia, o evento significou a morte do primitivo teatro romano, que imediatamente copiou as formas gregas (tragédia, comédia). COLISEU - ROMA

Começaram por traduzir peças gregas (séc Começaram por traduzir peças gregas (séc. III AC); depois, estrangeiros radicados em Roma e romanos escreveram peças, adaptando temas gregos, ou inventando mesmo temas romanos (normalmente baseados na História); o apogeu do teatro romano se dá no séc. III-II a.C., com Plauto e Terêncio.

PLAUTO TERENCIO Titus Maccus Plautus

Em sua maior parte, o teatro romano foi inteiramente calcado na tradição grega. Seu declínio, que causou um vácuo de quatro séculos na produção teatral, parece ter sido mais significativo para a história da cultura ocidental do que sua própria existência.

No ano 240 a.C. foi apresentada pela primeira vez uma peça traduzida do grego durante os jogos romanos.

O primeiro autor teatral romano a produzir uma obra de qualidade, que estreou em 235 a.C., foi Cneu Nevius. O teatro histórico foi a primeira criação original desse autor, que incorporou às suas peças, mordazes e francas, críticas à aristocracia romana, pelo que parece ter sido preso ou exilado.

Atores de Teatro Romano

Talvez em vista dessas circunstâncias, seu sucessor, o grande poeta Quintus Enius, tenha adaptado seu talento às exigências do momento e se dedicou à tradução das tragédias gregas.

A verdadeira comédia latina surgiu apenas no final do século II a.C. As representações teatrais eram parte do entretenimento gratuito oferecido nos festivais públicos.

Desde o início, no entanto, o teatro romano dependeu do gosto popular, de uma forma que nunca havia ocorrido na Grécia. Caso uma peça não agradasse ao público, o promotor do festival era obrigado a devolver parte do subsídio que recebera.

Por isso, mesmo durante a República, havia certa ansiedade em oferecer à platéia algo que a agradasse, o que logo se comprovou ser o sensacional, o espetacular e o grosseiro.

Principalmente durante o declínio do Império, os imperadores romanos fizeram um uso perverso desse fato, provendo "pão e circo", segundo a famosa frase do satirista Juvenal, para que o povo se distraísse de suas miseráveis condições de vida.

O grandioso Coliseu e outros anfiteatros espalhados por todo o império atestam o poder e a grandeza de Roma, mas não sua energia artística.

Coliseu, Roma, Itália. Não há razões para crer que tais construções se destinavam a outra coisa que não espetáculos banais e degradantes.

Os romanos construíram vários teatros (especificamente para representações), mas, na maioria dos casos, nas pequenas cidades, direcionavam os edifícios para vários outros usos (anfiteatros), como espetáculos de gladiadores, corridas, representações.

Ruínas do Teatro Romano de Mérida, atual Espanha

As arenas foram totalmente ocupadas por gladiadores em combates mortais, feras espicaçadas até se fazerem em pedaços, cristãos cobertos de piche usados como tochas humanas.

Não é de se admirarque tanto os escritores, quanto o público de outra índole, passassem a considerar o teatro como manifestação indigna e aviltante.

Cena de Gladiadores de Roma Antiga

Ainda durante a República, a mímica e a pantomima tornaram-se as formas teatrais mais populares. Baseadas nas improvisações e agilidade física dos atores, ofereciam ampla oportunidade para a audaciosa apresentação de cenas imorais e pornográficas.

O público preferia os espetáculos de mimos e pantomimas devido, dentre outros motivos, à dificuldade dos latinos menos instruídos de compreenderem peças complexas, e preferirem espetáculos simples e que apelassem aos sentidos.

Durante o período imperial, surgiram as tragédias para pequenos recintos privados ou para declamação sem encenação.

São desse tipo as obras de Sêneca, filósofo estóico e principal conselheiro de Nero, as quais exerceram enorme influência durante o Renascimento, sobretudo na Inglaterra.

A Morte de Sêneca, de Rubens.

Ficaram conhecidos imperadores com uma enorme paixão pelo teatro Ficaram conhecidos imperadores com uma enorme paixão pelo teatro. Nero é o mais conhecido: adorava espetáculos de mimos (acabou por casar-se com uma atriz depois de livrar-se de sua 2ª esposa “ Poppaea”. (“Poppaea” foi morta por Nero a pontapés quando estava grávida)

representava ele próprio; dado o baixo estatuto dos atores (normalmente escravos ou ex- escravos), isso foi motivo de escândalo.

Nero, que tentou envenenar várias vezes a própria mãe, Agripina; assassinou duas de suas esposas; e condenou ao suicídio seu preceptor e antigo conselheiro, o filósofo Sêneca.

Dedicar-se ao teatro era muito mal visto: os atores eram, normalmente, escravos ou ex-escravos; raramente mulheres representavam, tendo má reputação as que o faziam (os papéis femininos eram feitos por homens).

Cômicos