Matilde III - mais uma curiosidade… O Ciclo da Água Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ciclo da água .
Advertisements

Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Aprende com a água e descobre o poder que há em ti!!!
O Ciclo da Água.
História da “Salpico”, a
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente
A gota de água que precisava de tomar banho
Que Grande Abóbora Mimi! Valerie Thomas e Korky Paul
Zona Climática.
A água.
Não tenho pernas nem asas, mas corro, caio e voo
Contar-te uma história
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
VAMOS PENSAR NA RESPOSTA???
O ciclo da Água
O Ciclo da Água.
Escola Básica e Secundária de Luís de Camões
Trabalho de : Área de Projecto Professora : Teresina Paz Grupo 1.
A Água Foi este líquido incolor, inodoro e sem
"História de uma Gotinha de água"
Antoine de Saint-Exupéry
HISTORIA DE UMA GOTINHA
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
CATIVAR....
Trabalho elaborado por: Cláudia Santos nº6 Raquel Castro nº15
Sentar-se à janela do AVIÃO
Não leve a faxina tão a sério!
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
CATIVAR....
História adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de:
História da Gotinha de Água.
Realizado por Paula Carolina Ferreira da Costa
O Ciclo da Água.
Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Nosso planeta e sua vizinhança cósmica
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Porque chove?.
Como se formam as nuvens?.
Uma história adaptada e formatada por: Maria Jesus Sousa (Juca)
Era uma vez uma gotinha de água....
"História de uma gotinha de água?"
Aula de Ciências Divertida sobre a água
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
A CASTANHA CAROLINA.
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
Parabéns Igreja Filadélfia.
A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos
UMA hiSTÓRIA.
“Levanta-te, toma o teu leito e Anda.” “Lázaro, sai para fora.”
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2° BIMESTRE – 6°S ANOS
Um tempo para … Escola Básica 1 nº3 de Setúbal 4º Ano de Escolaridade.
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
TIRE O PÓ SE PRECISAR.
A água, está bem de ver! Ora sobe, ora desce!
Introdução Pretendemos com este trabalho proporcionar aos alunos do 1ºCiclo um conhecimento mais profundo sobre a ÁGUA. A água, deixou de ser, como até.
Planeta Água Guilherme Arantes Gotas de Crystal Ano:
DIA MUNDIAL da CIÊNCIA  O mundo que te rodeia está cheio de coisas curiosas. O cientista é uma pessoa que estuda muito, investiga e descobre coisas novas.
Sara Luiza 5º Ano A Cristiane keller
O Ciclo da Água.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
Estava muito frio. Durante a noite, caiu um grande nevão e ficou tudo branquinho.
Planeta Água.
O Ciclo da Água Trabalho realizado por: Ana Sofia Espírito Santo.
ADIVINHA.
O Ciclo da Água.
História da gotinha atrevida
Transcrição da apresentação:

Matilde III - mais uma curiosidade… O Ciclo da Água Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)

Um certo dia a Matilde encontrou, no beiral da sua janela, uma gotinha de água. Tinha chovido de noite e a gotinha caiu e ali ficou…

Sou uma gotinha de água e chamo-me Plim, tenho o nome do som que a água faz ao cair. Caí aqui nesta janela e agora não consigo sair… já viste que pouca sorte eu tive? Claro que a Matilde, curiosa como é, foi logo espreitar… e disse-lhe: - Olá, eu sou a Matilde e tu, quem és? - Sou uma gotinha de água e chamo-me Plim, tenho o nome do som que a água faz ao cair. Caí aqui nesta janela e agora não consigo sair… já viste que pouca sorte eu tive?

Ora, as minhas irmãs gotinhas caíram noutros sítios muito mais interessantes! Olha, algumas caem nos telhados, escorrem pelas telhas abaixo como se fossem escorregas, ganham velocidade e lá vão elas outra vez até ao chão…. é tão divertido! - Pouca sorte, porquê? - Ora, as minhas irmãs gotinhas caíram noutros sítios muito mais interessantes! - Achas? Tu sabes onde elas caíram? - Olha, algumas caem nos telhados, escorrem pelas telhas abaixo como se fossem escorregas, ganham velocidade e lá vão elas outra vez até ao chão…. é tão divertido!

Acabam por ir parar à terra e sabes o que lhes acontece depois? - Acabam por ir parar à terra e sabes o que lhes acontece depois? - Eu? Não...nunca pensei nisso...

As gotinhas que caem e vão parar à terra, infiltram-se no solo e alimentam as plantas… - As gotinhas que caem e vão parar à terra, infiltram-se no solo e alimentam as plantas…

Também podem descer muito mais fundo e ir parar aos lençóis de água que correm debaixo da terra (subterrâneos)… - Também podem descer muito mais fundo e ir parar aos lençóis de água que correm debaixo da terra (subterrâneos)…

- E outras têm ainda mais sorte, caem nos lagos, nos rios ou nos mares. Tu nem imaginas a viagem maravilhosa que fazem! - Claro que sim, anda daí conhecer o Ciclo da Água! - E outras têm ainda mais sorte, caem nos lagos, nos rios ou nos mares. Tu nem imaginas a viagem maravilhosa que fazem! - A sério? Podes contar-me como é? - Claro que sim, anda daí conhecer o Ciclo da Água!

- É a viagem fantástica que a água faz pela Natureza! - O Ciclo da Água? O que é isso? - É a viagem fantástica que a água faz pela Natureza!

As gotinhas que estão juntas nos rios, lagos e mares, evaporam por ação do sol, separam-se e sobem em forma de vapor de água... - As gotinhas que estão juntas nos rios, lagos e mares, evaporam por ação do sol, separam-se e sobem em forma de vapor de água...

No céu, juntaram-se a muitas outras gotinhas e formam as nuvens... O vento empurra-as e assim viajam por toda a parte! - No céu, juntaram-se a muitas outras gotinhas e formam as nuvens... O vento empurra-as e assim viajam por toda a parte! - A sério???

Claro que sim... e depois, quando ficam mais pesadas e encontram ar mais frio, caem em forma de chuva, ou seja, em estado líquido! - Claro que sim... e depois, quando ficam mais pesadas e encontram ar mais frio, caem em forma de chuva, ou seja, em estado líquido!

Mas a chuva não é toda igual! O chuvisco vem de nuvens baixas e acinzentadas e é formado por gotas pequenas e redondas, que caem juntas e parecem flutuar. Quando as nuvens estão bem cheias de água, acontece a chuva comum, com gotas grandes. E se as nuvens estão muito carregadas e pesadas, cai a chuva forte, com gotas ainda maiores, que podem vir acompanhadas de raios (trovoada)! - Mas a chuva não é toda igual! O chuvisco vem de nuvens baixas e acinzentadas e é formado por gotas pequenas e redondas, que caem juntas e parecem flutuar. Quando as nuvens estão bem cheias de água, acontece a chuva comum, com gotas grandes. E se as nuvens estão muito carregadas e pesadas, cai a chuva forte, com gotas ainda maiores, que podem vir acompanhadas de raios (trovoada)!

Não precisas ter medo, basta compreenderes o que acontece... - Eu não gosto de trovoada, tenho medo! - Não precisas ter medo, basta compreenderes o que acontece...

As trovoadas acontecem quando o ar quente e húmido sobe depressa. O céu fica muito escuro, preto. Dentro das nuvens, as correntes de ar geram fricção entre as gotas, levando à formação de eletricidade estática. O raio é a descarga eletrica e o som do trovão vem daí. - As trovoadas acontecem quando o ar quente e húmido sobe depressa. O céu fica muito escuro, preto. Dentro das nuvens, as correntes de ar geram fricção entre as gotas, levando à formação de eletricidade estática. O raio é a descarga eletrica e o som do trovão vem daí.

Mas se o ar que encontram estiver mesmo muito frio, sabes o que acontece? As gotinhas congelam e caem em forma de neve... ou de granizo. - Mas se o ar que encontram estiver mesmo muito frio, sabes o que acontece? As gotinhas congelam e caem em forma de neve... ou de granizo.

E volta a chover, ou a nevar e tudo acontece outra vez! - E volta a chover, ou a nevar e tudo acontece outra vez! - Realmente, Plim, é mesmo uma viagem maravilhosa...

- Sabes, Plim, gostei muito de aprender tantas coisas contigo! Por isso vou levar-te até ao lago, para que possas continuar a tua viagem, anda, vem comigo! FIM

Fontes de pesquisa: Animação do ciclo da água: /index.html?sequence=8 Explicar a trovoada às crianças: udos/outubro2006.htm como_110269/ Outras: (imagens)