PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
Advertisements

PLANTAS Dióxido de Luz Carbono Oxigénio Água Glicose Amido
Reino Plantae ou Reino Vegetalia
Filos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnopermas e Angiospermas.
Reino Vegetal.
Os grandes grupos - reprodução
Reino vegetal ou Metaphyta ou
REPRODUÇÃO SEXUADA DAS PLANTAS
Características Gerais das Plantas
BRIÓFITAS  Classificação: - Musgos; Antóceros; Hepáticas;
Prof: Rodrigo Corrêa Reino Plantae.
GIMNOSPERMAS gimno = nu; sperma = semente
Professora Alba Alencar
Prof. Thiago Moraes Lima
BRIÓFITAS Habitat Locais terrestres, úmidos e sombreados. Algumas estão em água doce, mas nunca no mar. Características Gerais - Vegetal de pequeno porte.
Professora Fernanda Landim
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Gleice Cristina
REINO DAS PLANTAS.
OS COMPONENTES ATUAIS DO REINO PLANTAE
Professora Alba Alencar
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
GRUPOS VEGETAIS E REPRODUÇÃO
Reino Plantae Professora: Vanesca 7º ano Ciências 2014.
Aula: Gyminospermas Marcos Magalhães de Souza. Plantas faner ó gamas: sementes Exemplos: Ciprestes, pinheiros, pinhão (arauc á ria), sequ ó ias- gigantes,cicas.
OS VEGETAIS.
Reino Vegetal.
Reino Plantae.
Reino Plantae.
REINO PLANTAE.
Vida, Reprodução e Evolução dos Grupos Vegetais. Prof. Magrão
Reino Plantae Características Gerais : EUCARIONTES; PLURICELULARES;
Reino Plantae.
Classificação das plantas
Angiospermas.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Distribuição da Vegetação Brasileira
Reino Vegetal São pluricelulares eucariontes,com tecidos organizados. São autótrofos. Após a fecundação,há formação do embrião (embriófitas).
Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.
Botânica.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
Plantae ou Methapyta Características/ critérios:
A RAIZ Órgão subterrâneo. Sem clorofila Fixação da planta.
Briófita Briófita é um termo genérico para designar as plantas avasculares. As plantas a avasculares atuais são representadas pelos musgos, hepáticas e.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
Quais são os principais grupos de plantas que existem na actualidade?
Características Gerais e Briófitas
Reino Vegetal Vegetais são: pluricelulares, formados por tecidos,
Bases Biológicas do Comportamento Divisão celular.
Diversidade nas plantas
raiz caule distribuição de vasos no caule folha Flor embrião exemplos
Reino Vegetal Botânica
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Reino vegetal ou Metaphyta ou Plantae.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
Identificação dos alunos com nome números e turmas - colégio X
Biologia Tema: Diatomáceas.
Professora: Luci Freitas. Características:  Eucariontes  Pluricelulares  Autótrofas Características:  Eucariontes  Pluricelulares  Autótrofas.
BOTÂNICA - SISTEMÁTICA. REINO METÁFITA Fotossíntese / O 2 Medicinal Fixadores de CO 2 e Nitrogênio Alimentação Produtores na cadeia alimentar IMPORTÂNCIA.
Professor: Guilherme Vieira
Reino das Plantas Marcus Ferrassoli.
Reino Plantae I : Briófitas e Pteridófitas
Tony – Biologia (3ª Série)
EVOLUÇÃO VEGETAL.
Reino Plantae.
Reino Plantae.
Transcrição da apresentação:

PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência de tecidos de suporte Necessidade de lugares húmidos e sombrios Possível transição entre as algas e as plantas Existência de rizóides, caulóides e filóides Filóides como prolongamentos do caulóide Ausência de flores e de frutos Importância biológica na absorção de grandes quantidades de água do solo Musgo Hepáticas Antóceros

11.000 ESPÉCIES DE PTERIDÓFITAS Florestas tropicais Pequeno porte a 20 metros de alturas Aparecimento de vasos condutores (xilema e floema) Maior eficiência do transporte e nutrição Aumento do porte físico do vegetal Diferenciação em de raízes, caules e folhas Existência de caules subterrâneos (rizomas) e aéreos Ausência de flores, frutos ou sementes Exemplos: Fetos, avencas, etc Xilema Avencas Rizomas

750 ESPÉCIES TERRESTRES ATUAIS EM 4 DIVISÕES DISTINTAS Pinheiro Bravo 750 ESPÉCIES TERRESTRES ATUAIS EM 4 DIVISÕES DISTINTAS Ambientes maioritariamente terrestres Densa proliferação no hemisfério norte 4 grupos Coniferophyta: pinheiros, sequóias, ciprestes Cycadophyta: palmeiras Gnetófitas: arbustos Gingkophyta: Ginkgo biloba, o único representante. É considerado um fóssil vivo por ter sobrevivido às transições de períodos evolutivos que envolveram extinções em massa. Palmeira Arbustos Ginkgo Biloba

Pinha (estróbilo feminino) PLANTAS TRAQUEÓFITAS COM SEMENTES E NOVOS MECANISMOS DE DEFESA > Surgimento das sementes como vantagem evolutiva na reprodução sexuada Proteção do zigoto na fase de dispersão Fornecimento de nutrientes Maior independência da água Ausência de flores e de frutos Existência de taqueídeos no xilema Maior eficácia no transporte e suporte Crescimento secundário do xilema (madeira) Produção de resinas como proteção a fungos e insetos Tronco de Madeira Resina de âmbar Pinha (estróbilo feminino)

Existência de raízes, caule e folhas Aparecimento de estróbilos ou cones Reprodução assexuda possível, mas tipicamente sexuada Ciclo de vida haplodiplonte

PLANTAS ESPERMATÓFITAS PREDOMINANTEMENTE TERRESTRES Divisão mais diversificada com cerca de 230 mil espécies Grande distribuição global Ocupação de diversos habitats terrestres Maior capacidade de adaptação > Surgimento da flor e do fruto como vantagem evolutiva na reprodução sexuada Proteção da semente na sua fase de dispersão Grande multiplicidade de cores e de aromas das flores capta mais a atenção de potenciais polinizadores O fruto confere facilidade de gereminação ao abrir quando está maduro e ao ser digerido por animais Divisão em duas grandes grupos distintos: as monocotiledóneas e as dicotiledóneas Rosa Orquídea Laranjeira Macieira

MONOCOLTIDÓNEAS VS. DICOTILDÓNEAS Distinção feita através do número de cotilédones que estão presentes na semente, folhas embrionárias cuja função é transferir nutrientes da semente para o embrião. MONOCOLTIDÓNEAS DICOTILDÓNEAS NÚMERO DE COTILÉDONES Um dois TIPO DE NERVAÇÃO FOLIAR Paralelinérvea Não paralelinérvea TIPO DE CAULE Feixes duplos e colaterais dispersos Feixes duplos e colaterais em cilindro central TIPO DE RAÍZ Fasciculada (idêntico calibre) Aprumdada (diferenciada) COROLA Folhas em múltiplos de 3 Folhas em múltiplos de 4 ou 5 Nervação Paralelinérvea Caule de Monocotiledónea Raíz Aprumada

http://unificado. com. br/novo/didatico/ciencias_ivone_6EF http://unificado.com.br/novo/didatico/ciencias_ivone_6EF.pdf http://www.profs.iffca.edu.br/~janice/2%20reino%20vegetal.pdf http://biogilmendes.blogspot.pt/2011/04/evolucao-das-plantas-na-natureza.html http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/origem-e-evolucao-das-plantas http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/pteridofitas-caracteristicas-e-reproducao.htm http://www.infopedia.pt/$briofitas http://www.todabiologia.com/botanica/briofitas.htm http://www.infoescola.com/biologia/pteridofitas-pteridophyta/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Pteridophyta http://www.infopedia.pt/$angiospermicas http://curlygirl.no.sapo.pt/transpl.htm http://simbiosedepazverdadenaterra.blogs.sapo.pt/4562.html http://aproximar.drealentejo.pt/assumar/areaescola/natureza/plantas.htm http://www.todabiologia.com/botanica/fotossintese.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilema http://pt.wikipedia.org/wiki/Floema