CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GRÉCIA ANTIGA.
Advertisements

Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
Atenas Atenas foi fundada pelos jônios. A região, rodeada por montanhas, foi poupada da invasão dórica, um dos fatores do desenvolvimento da cidade. Seu.
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
Características da pólis
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
Grécia Antiga.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Cidades- estados gregas
Política e Democracia na Grécia Antiga
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
BATALHAS GREGAS.
Antiguidade Clássica - Grécia
PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS
Atenas (nos dias de hoje)
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
A Grécia Antiga.
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Grécia Antiga Agatha Honomihel, Arthur Negrão, Bruna Liberali, Roger Caricol e Laura Chan.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Cidade-Estado: Atenas
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
A Grécia Antiga FACULDADE PITÁGORAS.
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica
Cidades- estados gregas
Civilizações Classicas
Daniele Alvarez Grécia Antiga.
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
DISCIPLINA | PROFESSOR
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
Antiguidade Clássica Gregos e Romanos
Antiguidade grega e romana
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
Grécia: período clássico e período helenístico
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
A origem da Civilização Grega 6º ano
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL

LOCALIZAÇÃO: PENÍNSULA BALCÂNICA (ENTRE OS MARES EGEU E JÔNIO). RELEVO ACIDENTADO, E SOLO POBRE. GRÉCIA DEU ORIGEM Á DEMOCRÁCIA E A FILOSOFIA.(AMOR A SABEDORIA) * “GREGOS UM POVO DIFERENCIADO BUSCAVAM COMPRRENDER A NATUREZA, E A SINGULARIEDADE DE OUTROS POVOS.”

GRÉCIA ANTIGA: 5 PERIÓDOS PRÉ-HOMÉRICO, HOMÉRICO, ARCAICO, CLÁSSICO E HELENÍSTICO. * PERIÓDO CLÁSSICO: IDADE DO OURO DA CIVILIZAÇÃO GREGA.ATENAS CIDADE MAIS IMPORTANTE.GOVERNO DE PÉRICLES.

GUERRAS MÉDICAS: GREGOS XPERSAS, VITÓRIA DOS GREGOS. (FILME 300). CONFEDERAÇÃO DE DELOS: IMPERIALISMO ATENIENSE, EMBELEZAMENTO DE ATENAS. DEMOCRÁCIA GREGA: TODOS OS HOMENS NASCIDOS LIVRES, PODIAM OPINAR SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. * GUERRA DO PELOPONESO: (ATENAS X ESPARTA, GUERRA ENTRE CIDADES ESTADOS.)

ATENAS DEMOCRÁTICA, LIBERALISMO, CULTURA, FILOSOFIA, COMÉRCIO, XENOFOBIA. ESPARTA OLIGARQUIA MILITAR LACONISMO(MODO BREVE DE FALAR E ESCREVER. CONSERVADORISMO MELHORES TERRAS

EDUCAÇÃO EM CASA ATÉ OS 7 ANOS; COM PEDAGOGO DOS 7 AOS 16 ANOS.GINÁSIO DOS 16 AOS 18, EPHEBIA(DOS 18 AOS 20 ANOS, SER BELO E BOM (CULTURA FÍSICA E MORAL) MILITAR SEM DISTINÇÃO DE SEXO, SOB RESPONSABILIDADE DO ESTADO, SERVIÇO MILITAR ATÉ OS 60 ANOS.

ATENAS: TERRITÓRIO ÁTICA, MONTANHAS E COLINAS, PROXIMIDADE COM O MAR, ATENIENSES GOSTAVAM DE EXPLICAR SEU PASSADO POR LENDAS. DRÁCON: APLICAÇÃO DE LEIS DURAS SÓLON: ABOLIÇÃO DAS DÍVIDAS ANTIGAS,CRIOU DIREITOS E DEVERES PARA OS CIDADÃOS ATENIENSES,BUSCAVA REESTABELCER A PAZ.

CONTATO COM OUTROS POVOS E CIVILIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO DE ELEMENTOS DE UMA VIDA ESPIRITUAL E VOLTADA AS ARTES E CIÊNCIAS. DIVISÃO SOCIAL, 3 CLASSES: CIDADÃOS: FILHOS DE ATENIENSES METECOS: ESTRANGEIROS, NÃO ITNHAM DIREITOS PÚBLICOS, ERAM LIVRES E BEM TRATADOS. ESCRAVOS: PODERIAM CONQUISTAR A LIBERDADE.

GOVERNADO POR ARISTOCRATAS, BERÇO DA DEMOCRÁCIA, FOI DESSA CIDADE QUE SAÍRAM GRANDES FILOSOFOS, LEGISLADORES E POETAS. MULHER DE ATENAS: SERVIA O HOMEM, NÃO TINHAM GOSTO, OU VONTADE. “HELENA”.

ESPARTA: LACÔNIA, SE DISTIGUIU PELO ESPÍRITO GUERREIRO. DIVISÃO SOCIAL 3 CLASSES: ESPARTANOS: DESCENDENTES DOS DÓRIOS, CLASSE DOMINANTE. PERIECOS: ESTRANGEIROS, TINHAM ALGUNS PRIVILÉGIOS MAS NÃO PODIAM OCUPAR CARGOS POLÍTICOS. ILOTAS: ESCRAVOS, NÃO PODIAM SE AFASTAR DAS TERRAS.

ORGANIZAÇÃO EM ESPARTA: *ERA GOVERNANDA POR 2 REIS, EM CASO DE GUERRA UM IA PARA O COMBATE E OUTRO FICAVA NA CIDADE. *GERÚSIA: CÂMARA FORADA POR PESSOAS DE MAIS DE 60 ANOS, LEGISLAVAM PARA TODO O POVO. *CONSELHO DOS ÉFOROS: CINCO MAGISTRADOS ELEITOS PELO POVO FISCLAIZAR OS REAIS E EXPULSAR ESTRANGEIROS, ADMINISTRAR A JUSTIÇA.

PREPARADOS PARA A GUERRA, CRIANÇAS QUE NASCIAM COM PROBLEMAS FÍSICOS ERAM JOGADAS NO DESFILADEIROS.OS QUE NASCIAM BEM FICAVAM COM OS PAIS ATÉ OS 7 ANOS, O ESTADO DAÍ EDUCAVA P CARREIRA MILITAR, CUIDAVAM DA PERFEIÇÃO DO CORPO.FICAVA DOS 20 AOS 60 ANOS NO EXÉRCITO. MENINAS ENSINADAS A ARTES DOMÉSTICAS, E AOS 20 ANOS SE CASAVAM.ÓTIMAS PARTEIRAS.

CONSEQUÊNCIAS DA DISPUTA ATENAS X ESPARTA(GUERRA DO PELOPONESO) FRACASSO NO TRATADO DE PAZ(DEVIA DURAR 50 ANOS E DUROU 6 MESES, ALCEBIADES TRAIDOR) DECLÍNIO DE ATENAS, ASCENÇÃO DE ESPARTA

PERÍODO HELENÍSTICO DEPOIS DA GUERRA DO PELOPONESO, REI FELIPE DA MACEDÔNIA, DOMINOU TODA GRÉCIA, MACEDÓNIA NÃO TINHA SAÍDA PARA O MAR, E FICAVA AO NORTE DA GRÉCIA.COM A MORTE DE FELIPE SEU FILHO ALEXANDRE MAGNO O SUSCEDE.

ALEXANDRE O GRANDE: CONQUISTOU O IMPÉRIO DA GRÉCIA, ÍNDIA E EGITO. O MAIOR E MAIS RICO IMPÉRIO QUE JÁ HAVIA EXISTIDO. ALEXANDRE EXTRAORDINÁRIO GENERAL MILITAR,NUNCA PERDEU NENHUMA BATALHA. BATALHA DE QUERONEIA: FIM DA DEMOCRÁCIA ATENIENSE

*TENTOU CRIAR UMA SINTESE ENTRE ORIENTE E OCIDENTE CASAMENTOS ENTE SOLDADOS SEUS E MULHERES PERSAS. *ADMIRADOR DA CIÊNCIAS E DA ARTE FUNDOU CIDADES COMO ALEXANDRIA(EGITO) QUE SE TORNARIA O MAIOR CENTRO CIENTIFICO E ECONOMICO DA ÉPOCA. *HELENISMO: FUSÃO DAS CULTURAS GREGAS E ORIENTAL.

*Liga do corintio: comandante da retaliação contra pérsia.só esparta não aderiu. Alexandre morreu jovem e sem derrotas, seu império foi dividido entre seus generais, e sua família exterminada.

Nascimento da história: primeiros ilustres historiadores, heródoto e tucídies, conflitos militares, e guerras no centro dos estudos. TUICÍDIES:ESCREVEU SOBRE A GUERRA DO PELOPONESO E HERODOTO; GUERRAS MÉDICAS. HOMERO : POESIA ÉPICA: (ILÍADA E ODISEIA) FILOSOFIA: SOCRÁTES, PLATÃO E ARISTOTELES.

SUAS OBRAS MARCARAM O ÍNICIO DOS ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, SEUS PENSAMENTOS ATÉ HOJE EXERCE CONSIDERAVÉL INFLUÊNCIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. * SOCRÁTES: “SÓ SEI QUE NADA SEI” *PLATÃO: “alegoria da caverna”(caverna é o mundo visivel) *ARISTOTELES: “ANIMAL POLITICO” (têm necessidade natural de viver em sociedade”

Guerra de Tróia: “presente de grego” SEGUNDO O POETA HOMERO, A GUERRA FOI MOTIVADA PELO RAPTO DE HELENA, POR PÁRIS PRÍNCIPE DE TRÓIA. * CAVALO DE TRÓIA: GRANDE CAVALO DE MADEIRA, DEIXADO AS MURALHAS DE TRÓIA, O CAVALO ERA OCO POR DENTRO E ABRIGAVA ALGUNS SOLDADOS,GREGOS DENTRO DE SUA BARRIGA.OS TROIANOS ACREDITARAM SER UM PRESENTE DOS GREGOS SINALIZANDO A RENDIÇÃO DO INIMIGO.A NOITE OS GUERREIROS SAEM ABREM OS PORTÕES DA CIDADE, O EXERCITO GREVO INVADE E INCENDEIA TRÓIA.

SUGESTÃO DE FILMES: 300 TRÓIA ALEXANDRE