Movimentos Estudantis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LULA E COLLOR
Advertisements

Sob o domínio do Capital.
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
Componente Curricular:Políticas Públicas I
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
ERA VARGAS ( ).
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
REPÚBLICA VELHA ( ).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Brasil no século XX: o desafio da educação
AQUI SE FALA... AQUI SE PAGA!.
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
O impacto da comunicação
Betinho, uma vida de luta e afeto
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
REVISÃO DE HISTÓRIA.
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
O PROTESTO SOCIAL URBANO NOS ANOS 70 E 80
GOVERNO PROVISÓRIO – 1930 a 1934 Suspensão da Constituição de 1891, dissolução do poder Legislativo e nomeação de interventores para governar os estados.
Aula n. º ª República Educação Trabalho 1
Jornadas de Junho de 2013 Vem para a rua vem!!!. O que foram?  Estopim: reajuste das passagens do transporte público em grandes capitais, como Porto.
INTRODUÇÃO.
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
O ESTADO NOVO.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
GOVERNO COLLOR (1990/92) Profª. Carla Ferretti Santiago Colégio Santo Antônio.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
Contextualização Histórica da Obra
Nome: Paulo de Siqueira de Souza Disciplina:Módulo de gestão Integrada de Mídias na educação Atividade:Relatório Tema: Cidadania no Brasil.
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
GUERRA DO VIETNÃ.
AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES.
Ditadura Militar
Por: Bárbara Rêgo e Sara Dias
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
PARTE II A LUTA PELO DIREITO Rudolf von Ihering CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
Pré-Modernismo.
REDEMOCRATIZAÇÃO Introdução
Prof. Daniela Reis.
Curso de Realidade Brasileira Juiz de Fora º CRB, ocorreu em Juiz de Fora em âmbito nacional, com 100 participantes de várias organizações.
DITADURA MILITAR 1964 / 1985 – 50 ANOS
da 1.a República à ditadura militar
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Primavera Árabe.
A luta por participação política
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A DITADURA NO BRASIL (1964 – 1985) 31/03/1964: Deposição de João Goulart: Golpe x Revolução? Golpe civil-militar! Repressões começam no dia 02 de.
Presidenciáveis 2014 Beatriz 6º e Viviane 32º 706.
MANIFESTAÇÕES. Todos nós estamos vendo as grande manifestações que estão ocorrendo nas cidades brasileiras. O que significam essas manifestações? Que.
TORNANDO-ME PARTE. Estudar Tvs Universitárias? Problema? Hipótese?
Ilhas de História Introdução – Cap: 1, 2 e 5
Michel Pêcheux e Jacqueline Wesselius
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
PJE do Estado de SP Equipe Estadual Movimento Estudantil.
GUERRA.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Transcrição da apresentação:

Movimentos Estudantis

Introdução O movimento estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Na maior parte das universidades brasileiras Caracteriza-se por ser um movimento policlassista que representa ou defende os interesses da classe.

Início O movimento estudantil no Brasil ouve no ano de 1959 teve contribuições importantes em alguns momentos históricos como: A luta O Petróleo é Nosso; Pelo ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial; A luta contra a ditadura, nas "diretas já”; No Impeachment do Presidente Collor.

Principais movimentos estudantis Regime Ditatorial (1964 – 1985) Diretas Já (1983-1984) Movimento dos Caras-pintadas (1992)

2013 Revolta do Busão Os protestos no Brasil em 2013: São várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar o aumentos nas tarifas de transporte público Os protestos abrangeu uma grande variedade de temas, como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral.

Equipe Brígido Conrado