A páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes. Isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS
Advertisements

Páscoa Seu Significado
Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
A PÁSCOA NA VISÃO ESPÍRITA
Símbolos de Páscoa.
TRÍDUO PASCAL.
AULA: O CORDEIRO DA PÁSCOA E, JESUS, O CORDEIRO DA NOSSA PÁSCOA.
28/03/2010 CULTO DE CELEBRAÇÃO.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
A PÁSCOA NA VISÃO ESPÍRITA
PÁSCOA....
Feliz Páscoa Letícia Thompson Som.
FELIZ PÁSCOA Letícia Thompson.
Símbolos da Páscoa.
Tema: A Quaresma.
PÁSCOA FESTA RESSURREIÇÃO.
CELEBRAMOS A PÁSCOA! MAS QUAL?
Estória de Páscoa.
PÁSCOA ORIGEM E SIGNIFICADO
A OSTERA.
Pêssach é um feriado judaico de origem bíblica com oito dias de duração. Marca o nascimento dos judeus como um povo há mais de anos, e também seu.
A PALAVRA A PALAVRA Is 50, ª Leitura Fl 2, Fl 2, ª Leitura Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Salmo Resp. Mt 26, ,
COMO SURGIRAM OS DIAS, OS MESES, OS ANOS E OS CALENDÁRIOS?
“... PORQUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI SACRIFICADO POR NÓS.”
Lembranças da Páscoa Êxodo
páscoa, foi sacrificado
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
PÁSCOA.
Semana Santa by A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo.
A Palavra Páscoa em vários idiomas
façam soar trombetas fulgurantes a vitória de um rei anunciando
LIÇÃO 4 A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA
Projeto “Páscoa do Amor”
LIÇÃO 11 - A ÚLTIMA CEIA Prof. Lucas Neto.
Projeto “Páscoa do Amor”
Felizes os convidados Catequese 15.
A SANTA CEIA DO SENHOR.
Resolvi fazer um pps com nossas fotos para comemorar a Páscoa!
CATEQUESE COM ADULTO.
A Páscoa A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde.
Advento    .
O que é a Quaresma?.
Índice:  O Cristianismo;  Livro Sagrado;  Templo dos cristãos;  O Fundador do Cristianismo;  Cidade Sagrada;  Calendário litúrgico;  Bibliografia;
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Páscoa, A Grande Celebração pela Liberdade Pr. Leôncio Martins.
PÁSCOA  Páscoa Cristã  Páscoa Judaica. Índice  Introdução  Páscoa Cristã  História;  Símbolos;  Tradições.  Páscoa Judaica  História;  Significado;
JEOVÁ JIRÉH: O DEUS PROVEDOR
O que é a páscoa? A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais.
Cristianismo Educação Moral e Religiosa Católica EMRC Colégio do Amor de Deus prof. jj guedes.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Escola Bíblica Dominical Adolescentes Instituto Bíblico Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – A Festa da Dedicação - 1 a aula.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
O que significa Páscoa? Amor, passagem, Jesus, compartilhar, ovo, coelho, compaixão, paz, cruz, ressurreição, carinho, união...
Páscoa de Ressurreição de Jesus -A- João 20, 1-9 Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Grieg. La Mañana //Haendel. Aleluya.Orfeón Donostiarra.
 Colégio Nossa Senhora das Mercês, Nova Friburgo 04 de março de 2010  Disciplina:Religião  Professora:Regina  Alunos:Brenda Grandini Caetano, n°
Curso de Formação Litúrgica
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
Não há fonema pra rima, Não há palavra tão pura, Nem mesmo expressão que exprima Tanto amor...Tanta ternura.
Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
PAZ PAZ PÁSCOA! AMORAMOR RESSUREIÇÃORESSUREIÇÃO.
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
Transcrição da apresentação:

A páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes. Isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra “páscoa” significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera. Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Easter, em inglês, derivada de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer. Ostera ou Ostara, é a deusa da primavera que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone; na mitologia romana é Ceres.

Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I ( ), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá- los para os seus amigos e aliados. Em hebraico, temos a “ Pessach”, a chamada “Páscoa Judaica” que se originou quando os hebreus, há cerca de 3 mil anos, celebram o êxodo e libertação do seu povo após 400 anos de cativeiro no Egito pela mão de Moisés. Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação: saíram do solo egípcio, ficaram 40 anos no deserto até chegar à região da Palestina, terra prometida, atualmente chamada de Israel.

A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa. Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e sua elevação ao céu. As imagens deste momento são a morte de Jesus na cruz e a sua aparição. A celebração sempre começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa: é a chamada semana santa. A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicea em 325 d.C, como sendo “o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal”

E a vida continua.

Texto: Lilian Russo. Imagens: Internet. Música: Reflexions ( Ernesto Cortazar ) Formatação: Anna Ponzetta