O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Dificuldades da Língua Portuguesa
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
CASA NO CAMPO Zé Rodrix e Tavito
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
Orações Subordinadas Substantivas
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Frase - Oração - Período
Características e empregos dos pronomes relativos – Profª Andréa
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
COMPLEMENTO NOMINAL.
Revisão – termos da oração
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Pronomes Relativos.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Substantivas
Frase - Oração - Período
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Advérbios Preposições Conjunções Coesão e coerência
Deixis Este termo está relacionado com o gesto de apontar: um gesto, um fazer, que, pressupondo uma situação de comunicação face a face e uma intencionalidade.
Período composto por subordinação
Por que, por quê, porque, porquê
Orações Subordinadas Adjetivas
Prof. Júnior Oliveira ORAÇÕES REDUZIDAS.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Termos Linguísticos Frases Subordinadas
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
LÍNGUA PORTUGUESA PRONOMES USO DOS RELATIVOS
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Dicionário Terminológico
Orações subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Pronomes Relativos Prof. Ulisses Coelho.
Pronomes Relativos.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
PRONOME RELATIVO.
8as séries.  Enfim, chegou o momento _____ precisava tomar uma decisão ____ não me agradava, mas _____ resultado era importante. a- em que – que – cujo.
Substantivas Adjetivas Adverbiais Professora Lilian Lorenz
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Período Composto.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Funções morfológicas da partícula que
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
PAUTA – Oração subordinada substantiva – pág. 25 Exercícios.
PROFA. JOELMA ARAGÃO PRONOMES RELATIVOS. PRONOMES RELATIVOS: CONCEITO São aqueles que retomam um termo (substantivo ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
USOS ESPECIAIS DOS PRONOMES RELATIVOS PROFA. JOELMA ARAGÃO.
Transcrição da apresentação:

O PRONOME RELATIVO É a subclassificação dos pronomes responsável por estabelecer relações de sentido entre duas orações. Por isso, é um importante elemento coesivo: Possui função anafórica, quer dizer, retoma um elemento (substantivo, pronome ou palavra substantivada) da oração anterior: Ex.: O jogo / que decidirá o campeonato / será no domingo. - Introduz as orações subordinadas adjetivas (às vezes, introduz as substantivas).

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: que: é uma espécie de coringa, pois pode ser usado em quase todas as situações. No entanto, o uso constante dessa partícula no texto pode produzir um vício de linguagem, um problema, denominado queísmo, que deve ser evitado. Ex.: É muito valiosa a amizade das pessoas / em que confiamos. Obs.: Assim como as conjunções, os pronomes relativos atraem a preposição!

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: quem: só pode ser utilizado quando retoma um substantivo que nomeia pessoa. Ex.: Desejo / esclarecer / que não foi ela / quem nos prejudicou. Ex.: O jaguar, / a quem alguns povos andinos temiam, / era considerado um deus.

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: o (s), a (s) qual: só pode ser utilizado quando for necessário evitar uma ambiguidade ou quando a preposição que acompanha o pronome relativo tiver mais de uma sílaba. Ex.: Ele trabalha na maior unidade do grupo empresarial, / a qual produz sofisticados equipamentos eletrônicos. Ex.: As únicas teses / sobre as quais ninguém tem dúvidas / já foram discutidas e rediscutidas.

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: cujo (s) / cuja (s): só pode ser utilizado quando estabelece uma relação de posse. É empregado entre dois substantivos – quem possui e o que é possuído. Ex.: Serão atendidas as pessoas / cujos nomes constem na lista. Ex.: É um homem / de cujas opiniões só se pode discordar.

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: onde / aonde: só pode ser utilizado quando retoma um lugar. Ex.: Visitarei a cidade / onde nasci. Ex.: Conheço a cidade / aonde você irá. Obs.: Perceba que o uso de onde / aonde depende do verbo da 2ª oração: quem nasce, nasce em; quem vai, vai a!

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: quanto: possui função de pronome relativo apenas quando acompanhado das palavras tudo, todo (s), toda (s), tanto (s), tanta (s). Ex.: Ele já comprou tudo / quanto precisará durante a viagem. Ex.: Você fará o exercício tantas vezes / quantas forem necessárias.

O PRONOME RELATIVO São pronomes relativos: Quando e como: são pronomes relativos, mas exercem função adverbial de modo e tempo. Falaremos mais deles quando estudarmos as orações adverbiais.