A Liturgia de hoje focaliza algo de fundamental da nossa vida cristã: O maior Mandamento: O AMOR. Na 1.ª Leitura O mandamento do Amor é concretizado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Advertisements

Amai-vos com Eu vos amei
A Morada de Deus.
veio morar no meio de nós
O amor no Antigo Testamento
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
A Trindade
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
Hoje, as leituras nos convidam a amar a Deus sobre todas as coisas e, ainda, nos comprometem a amar os necessitados. O amor de Deus e o amor ao próximo.
Fala com Autoridade.
O Profeta.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
O Verbo se fez carne.
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
O Maior Mandamento.
A Lei.
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
«Vimos o Senhor»..
Batismo de Jesus.
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
Trindade.
A Liturgia nos convida a refletir sobre o sentido da "LEI". Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe a sua "Lei"
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
Ressuscitou, Aleluia!.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Eu quero ver.
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
I- Leitura– Is 62,1-5 Salmo 95 (96) L II -leitura– 1 Cor 12,4-11 Evangelho – Jo 2,1-11.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
Porquê esta Festa? - Se no ano todo revivemos a vida e as mensagens de Cristo... - Se hoje é um regime político um tanto abandonado… - Se entre os homens.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O Seguimento de Jesus Neste domingo, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje fala-nos da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
A Despedida Na Liturgia destes domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Povo sempre procura ou fabrica alguém que seja o "salvador da pátria". O Povo de Deus também aguardava um Salvador, a quem chamavam de "Messias".
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.
O Senhor está a chegar O 3.º domingo do Advento é conhecido como "Domingo da ALEGRIA". O Natal do Senhor aproxima-se.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Ainda em clima de Natal... a liturgia apresenta-nos a FAMÍLIA SAGRADA onde essa criança cresceu e viveu... como exemplo e modelo para todas as famílias...
Transcrição da apresentação:

A Liturgia de hoje focaliza algo de fundamental da nossa vida cristã: O maior Mandamento: O AMOR. Na 1.ª Leitura O mandamento do Amor é concretizado na defesa dos mais necessitados e desprotegidos: migrantes, viúvas, órfãos e endividados. (Ex 22,20-26) * O Deus da Aliança, que libertou o povo da escravidão do Egipto, defende a VIDA dos oprimidos, que clamam por justiça e salvação.

Na 2.ª leitura, São Paulo destaca o exemplo de amor vivido pela comunidade de Tessalónica. (1Ts, 5c-10) Tornou-se semente de fé e amor, que deu frutos em outras comunidades. No Evangelho, Jesus resume toda a LEI no Amor: Amor a Deus e aos irmãos. (Mt 22,34-40)

Segue-se o confronto de Jesus com as lideranças judaicas. Os fariseus apresentam armadilhas bem montadas, destinadas a provocar afirmações polémicas de Jesus, para acusá-lo e condená-lo. - Os fariseus perguntam: "Qual é o maior mandamento?" Era uma questão muito polémica. Uns afirmavam que era guardar o sábado. Outros diziam que todos tinham o mesmo valor. E os mandamentos eram Era um grande emaranhado de preceitos e proibições...

Jesus responde, buscando fundamentação em duas passagens da Bíblia: - Deuteronómio: "Amarás o Senhor teu Deus..." ( Dt 6,5) - Levítico: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo..." (Lv 19,18) Estes dois mandamentos já eram conhecidos, mas a originalidade está em dois pontos: - Define o Amor a Deus e ao irmão como Centro da Lei; - Unifica e equipara os dois Mandamentos: "Resumem toda a Lei e os Profetas". Portanto, não são dois mandamentos diversos, mas duas faces da mesma moeda.

- Jesus não quer definir qual o mandamento mais importante, mas encontrar a raiz de todos: o Amor a Deus e ao Próximo. - A Lei e os Profetas são apenas comentários a estes dois. O amor a Deus é fonte de serviço ao próximo e o amor ao Próximo deve ser expressão concreta do nosso grande amor a Deus...

O que nos diz este Evangelho, hoje? Ao longo dos dois mil anos de cristianismo fomos criando muitos mandamentos, preceitos, proibições, exigências, opiniões, pecados e virtudes, que arrastamos pesadamente pela história. E acabamos perdendo a noção do que é de facto importante. Ficamos discutindo certas questões secundárias, sem discernir muitas vezes o essencial da proposta de Jesus.

O Evangelho de hoje é claro: O essencial é o amor a Deus e o amor aos irmãos. Nisto se resume toda a revelação de Deus e a sua proposta de vida plena e definitiva para os homens. Talvez tenhamos de remover muito lixo acumulado com o tempo, que nos impede de compreender, de viver, de anunciar e de testemunhar o cerne da proposta de Jesus.

O AMOR A DEUS nós manifestamos quando nos mantemos na Escuta da sua Palavra e na disposição de cumprir a sua vontade. * Esforço-me, de facto, em escutar as propostas de Deus, mantendo um diálogo pessoal com Ele, procurando reflectir e interiorizar a sua Palavra, tentando interpretar os sinais com que Ele me interpela na vida? - Tenho o coração aberto ou fechado às suas propostas? - Procuro ser uma testemunha profética de Deus e do seu Reino?

O AMOR AOS IRMÃOS nós manifestamos ao dar atenção a cada pessoa com quem nos cruzamos pelos caminhos da vida, ao sentir-nos solidários com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa, ao partilhar as desilusões e esperanças do próximo, ao fazer da nossa vida um dom total a todos. O mundo, em que vivemos, precisa redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha, o dom da vida…

Estamos no último domingo do mês missionário... Vivendo intensamente estes dois amores (a Deus e ao Próximo), crescerá também em nós um novo "Ardor Missionário". “Vai, vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor. Cristo também chegou para anunciar: não tenhas medo de evangelizar...” Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima A nossa Assembléia, convocada pelo amor do Pai, realiza ao mesmo tempo o duplo mandamento (os dois amores). Unidos na caridade fraterna dirigimo-nos ao Pai como filhos...