A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo."— Transcrição da apresentação:

1 TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo

2 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM
16 de setembro de 2012

3 Aprofundando os textos bíblicos:
Isaías 50,5-9a; Salmo 115(114); Tiago 2,14-18; Marcos 8,27-35

4 Jesus, enquanto ensina nos povoados de Cesaréa de Filipe, manifesta sua identidade. O povo identifica Jesus com grandes personagens da tradição bíblica: João Batista, Elias, um dos profetas. Pedro, porta-voz dos discípulos, reconhece em Jesus o Messias (= ungido), o enviado de Deus, que realiza as esperanças de libertação, passando pelo sofrimento da cruz para chegar à glória da ressurreição.

5 Os discípulos são orientados a manter silêncio, para evitar falsas interpretações sobre o messianismo de Jesus. Somente à luz da fé pascal, eles compreenderão a plenitude do mistério da revelação de Cristo, que culmina com sua morte e ressurreição.

6 . Assim, a identidade de Jesus, como Messias-Cristo, revela-se plenamente a partir do anúncio da Paixão: o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado, morto e ressuscitar (v.31). Os que rejeitam Jesus, como o Messias sofredor, sua paixão, morte e ressurreição, opõem-se ao projeto de Deus. Professar que Jesus é o Cristo significa assumir adesão radical ao Mestre, que se entregou totalmente pela salvação da humanidade.

7 Contudo, o profeta está consciente de que a sua vida não foi um fracasso: quem confia no Senhor e procura viver na fidelidade ao seu projeto, triunfará sobre a perseguição e a morte. Os primeiros cristãos viram neste “servo de Jahwéh” a figura de Jesus.

8 A primeira leitura Salmo 115(114)
apresenta-nos um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumprir essa missão, enfrenta a perseguição, a tortura, a morte .

9 No salmo 114 (116), Deus ouve e salva o Servo, que suplica em meio às aflições.

10 No Evangelho, Marcos 8,27-35 Jesus é apresentado como o Messias libertador, enviado ao mundo pelo Pai para oferecer aos homens o caminho da salvação e da vida plena. Cumprindo o plano do Pai, Jesus mostra aos discípulos que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo, tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.

11 A segunda leituraTiago 2,14-18;
lembra aos cristãos que o seguimento de Jesus não se concretiza com belas palavras ou com teorias muito bem elaboradas, mas com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço, de solidariedade para com os irmãos.

12 Atualizando Jesus anuncia a esperança na vitória sobre o sofrimento e a morte através da fidelidade ao Pai e seu projeto de salvação. A trajetória e o destino do Mestre continuam na comunidade dos discípulos e discípulas, que vivem com radicalidade o compromisso evangélico.

13 A palavra de Deus na celebração No centro da celebração eucarística anunciamos a morte, proclamamos sua ressurreição e confiantes, esperamos sua vinda. Reunidos e unidos, fazemos o memorial da entrega de Jesus ao Pai, que fez dele pela ressurreição fonte de vida para todos os que assumem, como própria, a tarefa de serem, hoje, “servos do Senhor”.

14 TEXTOS EXTRAIDOS DA : REVISTA DE LITURGIAIr. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi PORTAL DAHONIANOS Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

15 Marineves Jesus de Lima


Carregar ppt "TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google