1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º Ano – Ciências Naturais
Advertisements

BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Terra em transformação
Origem dos seres vivos.
Ciências Naturais – 8.º ano
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Quem surgiu primeiro? O DNA OU A PROTEÍNA ?.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcelo Henrique.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Reino Monera.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
Os cientistas supõem que, há cerca de 10 a 20 bilhões de anos, uma massa compacta de matéria explodiu, espalhando seus inúmeros fragmentos que se movem.
As Rochas Arquivos que revelam a história da Terra.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
FLUXO DE ENERGIA E CICLO DA MATÉRIA
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
1 Integrantes: Daliana A. Oliveira Hans Braunnier Aguiar Silva Isabela Luíza Batista Leite Disciplina: Microbiologia Orientadora: Juliana Calábria.
SOBREVIVÊNCIA NA BIOSFERA NECESSIDADES DOS SERES VIVOS Capítulo 3 CIENCIAS DO AMBIENTE - CAP. 3.
Como se alimentam as plantas?
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
A água na Terra 2009 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Professora: Zilda Vasconcelos Trabalho realizado por: Ana Isabel – n.º 4 Bárbara.
Origem da Vida. Criacionismo Os seres vivos foram criados por um ser superior e permanecem imutáveis até hoje.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
PLANETA TERRA Idade: 4,6 bilhões de anos.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
Capítulo 5 REINO MONERA Expectativas de aprendizagem:
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
Ciências Naturais – 7.º ano
CÉLULAS.
ORIGEM DA VIDA. ABIOGÊNESE HELMONTNEEDHAM BIOGÊNESE REDISPALLANZANIPASTEUR.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Biologia Tema: Diatomáceas.
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
Revisão Metabolismo Energético I
 Permitem estudar a evolução da vida na Terra  Permitem datar as rochas e determinar ambientes antigos. Fóssil de Idade- permitem datar as rochas onde.
A Terra conta a sua história Ciências Naturais__8 Ano.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Ciências Naturais 7.º Ano
Transcrição da apresentação:

1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico

A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas O “Livro da Terra”, que são as Rochas onde essa história está contada, “foram destruídas e arrancadas algumas páginas” 2 Introdução Porquê???

Introdução Geohistória Geohistória é a ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. Terra A Terra formou-se há, aproximadamente, 4600M.a. Os registos fósseis de células muito rudimentares, datam de 3800M.a / 3500M.a. Durante 800M.a. A Terra não teve vida. 3

A Vida no Pré – Câmbrico (1º Éon) Início : 4600M.a Fim: 570 / 540 M.a Eras: Arcaico e Proterozóico 4

5 Não!

6

7 Estromatólito actual da Austrália Estromatólito Fóssil

Conclusões / Perguntas ??? 8

 No Pré – Câmbrico os Estromatólitos ( eram os organismos que dominavam a TERRA.  No Pré – Câmbrico os Estromatólitos (estruturas calcárias formadas por cianofíceas) eram os organismos que dominavam a TERRA. 9 Conclusão… Geologia

Questão de Tempo… Origem da Terra – 4600M.a. Condições de Vida na Terra – 3800 M.a. Primeiros Fósseis – 3500 / 3800 M.a. 10

11

Meteoros vindos do Espaço??? 13

 - Como se formou o 1º ser vivo no Universo? - Esses esporos seriam capazes de resistir ao frio glacial do espaço, às radiações mortíferas e temperaturas elevadas aquando da entrada dos meteoritos na atmosfera ? “ A VIDA na Terra deve ter sido trazida de qualquer ponto do Universo sob a forma de esporos resistentes transportados por meteoritos.” 14 Meteoros vindos do Espaço??? Não existem respostas para estas perguntas Perguntas:

A atmosfera da Terra Uma característica do nosso planeta, para permitir o aparecimento de VIDA, é a composição da sua ATMOSFERA.. Uma característica do nosso planeta, para permitir o aparecimento de VIDA, é a composição da sua ATMOSFERA.. Constituição da Atmosfera terrestre primitiva : 15

Monte de S.ta Helena Qual a origem dos gases da Atmosfera da Terra? 16

Sopa primitiva … Evolução Pré – Biológica (4500M.a. e 4000M.a.) Formação das moléculas orgânicas: 17 1ª Hipótese Oceanos “Berço” onde a vida vai aparecer. Atmosfera:HidrogénioCO2Azoto 4000 M.a.

18 Evolução Biológica Os primeiros seres vivos eram unicelulares, procariontes, heterotróficos e anaeróbios. Os primeiros seres vivos eram unicelulares, procariontes, heterotróficos e anaeróbios. autotróficos No processo evolutivo alguns desses seres vivos tornam-se autotróficos (aparece a clorofila e utilizam a energia luminosa na síntese de compostos orgânicos). Ao realizar a fotossíntese esses seres libertam para o meio oxigénio (O2). Ao realizar a fotossíntese esses seres libertam para o meio oxigénio (O2). Mas este O2 era fixado pelos sedimentos. Mas este O2 era fixado pelos sedimentos.

19 Evolução Biológica (Continuação) Só há cerca de 2000 M.a. O O2 foi aumentando na atmosfera, e apareceu a respiração aeróbia. Através dela os seres vivos obtinham mais energia o que permitiu uma maior diversificação da vida. Por outro lado o O2 foi-se acumulando nas altas camadas da atmosfera e formou a camada de ozono (O3) ( 400 a 500 M.a.) A camada de ozono filtra as radiações ultravioletas nocivas para a vida. Esta protecção permitiu a vida marinha perto da superfície dos oceanos e a sua passagem para a Terra. A camada de ozono filtra as radiações ultravioletas nocivas para a vida. Esta protecção permitiu a vida marinha perto da superfície dos oceanos e a sua passagem para a Terra.

20 Célula procariótica 3800 M.a. / 3500 M.a.

21 Célula eucariótica 1500 M. a.

22 Alga filamentosa ( Pluricelular) Para poderem sobreviver, os organismos passam a ser multicelulares 1200 M.a.

Conclusão: Os estromatólitos podem ser estruturas calcárias formadas por cianobactérias. Talvez não fossem os 1º seres vivos. Então onde estão os fósseis dos 1º seres vivos? Como eram seres microscópicos, unicelulares e não apresentavam partes duras capazes de fossilizarem, foi difícil preservar algum vestígio da sua presença. Como eram seres microscópicos, unicelulares e não apresentavam partes duras capazes de fossilizarem, foi difícil preservar algum vestígio da sua presença. 23

24 Evolução da atmosfera desde a formação da Terra até à actualidade

Entre 3000 M.a. E 1500 M.a. verificaram-se importantes modificações na atmosfera da Terra… Hidrogénio O Hidrogénio, gás muito leve, libertou-se gradualmente para o espaço, acabando praticamente por desaparecer da atmosfera. CO2 O CO2 foi diminuindo à medida que era fixado para a formação das Rochas calcárias e mais tarde,também no processo fotossintético. Azoto O Azoto foi aumentando devido à intensa actividade vulcânica. O2 O O2 aumentou devido à Fotossíntese 25

Composição actual da Atmosfera terrestre 26

27

Fauna de Ediacara 28

29

A fauna de Ediacara era constituída por organismos com corpo mole 30

Em Síntese… Os principais acontecimentos do Pré – Câmbrico são: Os principais acontecimentos do Pré – Câmbrico são: Formação da atmosfera primitiva da Terra e dos Oceanos; Formação da atmosfera primitiva da Terra e dos Oceanos; Aparecimento das primeiras células procariontes, heterotróficas e anaeróbias há 3800M.a. Aparecimento das primeiras células procariontes, heterotróficas e anaeróbias há 3800M.a. Fósseis de Estromatólitos(cianobactérias) com 3500M.a. Fósseis de Estromatólitos(cianobactérias) com 3500M.a. Aparecimento há 1500M.a. das primeiras células eucariontes; Aparecimento há 1500M.a. das primeiras células eucariontes; Aparecimento dos primeiros organismos pluricelulares,talvez há 1200M.a. Aparecimento dos primeiros organismos pluricelulares,talvez há 1200M.a. Formação da atmosfera actual da Terra, há 570 M.a.(Com Oxigénio e formação da camada de ozono). Formação da atmosfera actual da Terra, há 570 M.a.(Com Oxigénio e formação da camada de ozono). Aparecimento da Fauna de Ediacara, organismos de corpo mole. Aparecimento da Fauna de Ediacara, organismos de corpo mole. Formação da Pangea. Formação da Pangea. 31