Ciclo C Domingo de PENTECOSTES Domingo de PENTECOSTES 15 de Maio de 2016 Melodia bizantina “3ª Estância Pascal”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O dia de pentecostes Actos dos apóstolos 2, 1-4a
Advertisements

19 de Julho de 2009 Domingo XVI Música: Salmo 22 em hebraico
Cântico da liturgia judeo-espanhola
31 de Maio de 2009 Domingo do PENTECOSTES Música: Vinde, Espírito
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
7 de Junho de 2009 A Santíssima Trindade
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Academia de Águias Líderes que voam.
A Videira Verdadeira João 15:1-17
PASCUA DOMINGO 2 “Enquanto ceavam” de T. L. de Victoria evoca-nos o DOM pascal que é a Eucaristia Regina.
ESPEREMOS PELO ESPÍRITO SANTO,
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O Corpo e o Sangue de Cristo
Oração, comunhão íntima com o Pai
Música Judeo-espanhola 4’50
PENTECOSTES 8 de Junho de 2014 Domingo do
Educação Cristã vs Relativismo
Ciclo B Segundo Domingo do Advento 7 de Dezembro de 2014 Música: “Lux fulgebit” século V.
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
Ascensão do Senhor Ciclo A Domingo, 5 de Junho de 2011
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Oração do Terço.
Ele mora no mais íntimo de ti, e tu moras n’Ele.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
O enchimento do Espírito Santo
V Domingo do Tempo Comum
RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
Quinta-feira Santa 2015 Música: Cântico bizantino da Semana Santa
Prazer em desfrutar da Sua plenitude
A importância da Virgem Maria em Pentecostes
Domingo de Páscoa Ressurreição do Senhor Domingo de Páscoa Ressurreição do Senhor 5 de Abril de 2015 Música: “Cristo Ressuscitou” da liturgia maronita.
O “Veni Domine” de Mendelsshon, cantado pela escolania de Montserrat, faz-nos desejar a presença do Ressuscitado O “Veni Domine” de Mendelsshon, cantado.
OS PROPÓSITOS DA IGREJA.
Jesus conforta os Discípulos antes de sua morte e ressurreição
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Imagens de Us (Edom) onde a Bíblia situa a vida de Job, o sofredor
DOMINGO DE PENTECOSTES
Ciclo B 5 de Julho de 2015 Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum Música: Cantiga de Alexandria Imagens da serra Caucásica.
A “Música calada” de Frederic Mompou convida-nos ao silêncio do AMOR
19 de Julho de 2015 Domingo XVI do Tempo Comum
2 de Agosto de 2015 Domingo XVIII Ciclo B Música sefardita Imagem: Levando uma gabela de trigo (fachada de Ripoll)
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
18 de Outubro de 2015 Domingo XXIX do Tempo Comum - B Domingo XXIX do Tempo Comum - B Música: Canto bizantino em grego Imagens de Arcabas.
Começa o Ciclo C Domingo I do Advento 29 de Novembro de 2015 Música: Kyrie de Natal do séc. XII Juízo final de Giotto.
NATAL do Senhor ORATÓRIO DE NATAL de J.S Bach. A música que ouvimos corresponde ao nº 19 (9’20): “Dorme, doce Menino” Missa da noite.
Ciclo C 17 de Janeiro de 2016 Domingo Segundo do Tempo Comum Música: Salmo 95 “Cantabo Domino” Capela antiga de Munique Imagens das muralhas de Jerusalém.
Ciclo C Terceiro domingo da Quaresma Terceiro domingo da Quaresma 28 de Fevereiro 2016 Música: “Lejà dodi” (Para Ti, amado meu) da Liturgia judaica Imagens.
Ciclo C Domingo sétimo da Páscoa Ascensão do Senhor Domingo sétimo da Páscoa Ascensão do Senhor 8 de Maio de 2016 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Ciclo C Quinto domingo da Quaresma Quinto domingo da Quaresma 13 de Março 2016 Música: Salmo “Para ti elevo os olhos” Sinagoga hebraica (2’16) Deserto.
Ciclo C Quinto domingo da Páscoa 24 de Abril 2016 Música: “Lux fulgebit” do cristianismo oriental (séc. V) Antioquia, novo centro de expansão do cristianismo.
Ciclo C Sexto Domingo da Páscoa 1 de Maio 2016 Música: “Resonemus” (3’24) da Liturgia Cristã primitiva Antioquia, primeira cidade cristã.
Cicle C Primeiro domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade Primeiro domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade 22 de Maio de 2016 Música:
Quinta-feira Santa 2016 Restos da Cidade de Tânis, com faraó vencido Música: Cântico oriental da Semana Santa.
1. Sua percepção sobre Deus pode estar errada.
Monte das Oliveiras e cume da Ascensão Música: «Esperar em silêncio» de Narcís Casanoves. Escola de Montserrat.
Ciclo C VI Domingo da Páscoa 5 de Maio de Música: “Resonemus” (3’24) Da Liturgia Cristã primitiva.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Cabrera ( Osona ) Ciclo A II DOMINGO do Tempo Comum II DOMINGO do Tempo Comum Domingo, 19 de Janeiro de 2014 Música: “ Ressoni el Nadal” séc. XII.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Ciclo C Baptismo do Senhor 13 de Janeiro de 2013.
PENTECOSTES 8 de Junho de 2014 Domingo do
PENTECOSTES 19 de Maio de 2013 Domingo de
Transcrição da apresentação:

Ciclo C Domingo de PENTECOSTES Domingo de PENTECOSTES 15 de Maio de 2016 Melodia bizantina “3ª Estância Pascal”

ACTOS dos Apóstolos Estando todos reunidos, apareceram como umas línguas de fogo, que poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo. Eram de : - Jerusalém, -Partos, Medos, Elamitas (de Iraque, Mesopotâmia) -Capadócia, Ponto, Ásia, Frígia e Panfília (Turquia) -Egipto, Líbia e Cirene (norte de -África) -Roma As imagens serão de pessoas destes povos para fazer COMUNHÃO no Espírito

Actos 2, 1-11 Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus». Judeus tocando o shofar

Salmo 103 Mandai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a terra. Bendiz, ó minha alma, o Senhor. Senhor, meu Deus, como sois grande! Como são grandes, Senhor, as vossas obras! A terra está cheia das vossas criaturas. Cristãos fugindo da Mesopotâmia (Iraque)

Mandai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a terra. Se lhes tirais o alento, morrem e voltam ao pó donde vieram. Se mandais o vosso espírito, retomam a vida, e renovais a face da terra. Mosteiro da Capadócia

Mandai, Senhor, o vosso Espírito, e renovai a terra. Glória a Deus para sempre! Rejubile o Senhor nas suas obras. Grato Lhe seja o meu canto e eu terei alegria no Senhor. Refugiados na Ásia (Turquia). Deus não pode alegrar-Se do maltrato que recebem

Romanos 8, 8-17 Irmãos: Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não estais sob o domínio da carne, mas do Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não Lhe pertence. Se Cristo está em vós, embora o vosso corpo seja mortal por causa do pecado, o espírito permanece vivo por causa da justiça. E, se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós. Já não somos devedores à carne para vivermos segundo a carne. Se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se pelo Espírito fizerdes morrer as obras da carne, vivereis. Porque todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para recair no temor, mas o Espírito de adopção filial, pelo qual exclamamos: «Abba, Pai». O próprio Espírito Santo dá testemunho, em união com o nosso espírito, de que somos filhos de Deus. Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo; Se sofrermos com Ele, também com Ele seremos glorificados. Cristãos do Egipto num Mosteiro de Nítria

ALELUIA Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. ALELUIA Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Refugiados da Líbia, esperando que o Espírito acenda os corações dos fiéis...

João 14, b-26 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece. Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Roguemos que de Roma, o Espírito encha a terra

«Porque Ele é o nosso Deus, e nós o seu povo, o rebanho que Ele conduz». Salmo 94, 7

Original: Joan Ramirez (+) Imagens, leituras, música, comentários (versão catalã e castelhana): Regina Goberna, em colaboração com Àngel Casas Tradução para inglês: Vivian Townsend Tradução para italiano: Ramon Julià Tradução para euskera (basco): Periko Alkain Tradução para português: José Manuel Marques Pereira Tradução para francês: Àngel Casas Tradução para holandês: Ben Van Vossel Vídeo: Esther Lozano Monjas de S. Benito de Montserrat