RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Os Descobrimentos Portugueses.
A Expansão Marítima Européia
A colonização da ilha da Madeira
A Expansão Portuguesa.
Os Descobrimentos Portugueses
Os Descobrimentos Portugueses
Viagens e conquistas na costa africana As grandes viagens oceânicas
Aprender a divertir Para isso clica no botão da resposta que achas correcta. Lê as perguntas com atenção e procura divertir-te.
O MELHOR PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
O Expansionismo Europeu
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
História dos Portugueses no Mundo
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Descobridores Portugueses
História dos Portugueses no Mundo
Expansão marítimo-comercial ibérica
A FORMAÇÃO DE PORTUGAL e sua EXPANSÃO MARÍTIMA.
Arquipélagos Império Português no Séc. XVI Cabo Verde e
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
História dos Portugueses no Mundo Desenvolvimentos Técnicos
Expansão Marítima.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
CONCURSO LER E SABER.
Uma nova etapa para os portugueses
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
EUROPA ANTES DO BRASIL.
História e Geografia de Portugal
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Portuguesa.
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
O INTERREGNO ( ) D. LEONOR TELES O MESTRE DE AVIS
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Descobrimentos e conquistas no período henriquino
Trabalho realizado por:
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano)
Formação do Reino de Portugal 1137
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
A Expansão Portuguesa.
Expansão marítimo e comercial européia
Portugal nos Séculos XV e XVI
Expansão Marítima e Comercial
História de Portugal Aula n.º 14
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
Expansão Marítima Européia
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE
Exploração da Costa Ocidental Africana
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
A RECONQUISTA CRISTÃ.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Assim fomos abrindo aqueles mares,
Os Descobrimentos Henriquinos
A EXPANSÃO PORTUGUESA.
Transcrição da apresentação:

RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA

METAS CURRICULARES 2. Conhecer os rumos da expansão quatrocentista 2.1. Identificar os motivos da conquista de Ceuta, os seus resultados negativos e a relação destes com a prioridade concedida às descobertas na expansão portuguesa. 2.2. Localizar no espaço e no tempo as principais conquistas, descobertas e explorações portuguesas, respetivos descobridores e período político em que se verificaram, desde 1415 a 1487. 2.3. Referir a importância da passagem do Cabo Bojador, em 1434.

A CONQUISTA DE CEUTA Importância de Ceuta Era uma rica cidade do Norte de África, onde chegavam as especiarias do Oriente e o ouro do interior do continente africano. A conquista Em 1415, através de uma expedição militar comandada por D. João I, com a participação dos seus filhos D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, Portugal tomou Ceuta.

INFANTE D. HENRIQUE (O Navegador) Foi o quinto filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre. Participou na conquista de Ceuta em 1415 e foi administrador geral da Ordem de Cristo. Coube-lhe a direção da primeira fase da expansão marítima até à chegada dos Portugueses à Serra Leoa em 1460. Infante D. Henrique (1394 – 1460).

BALANÇO DA CONQUISTA DE CEUTA Um sucesso militar Permitiu alargar o território e controlar a navegação entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Um fracasso económico Os Muçulmanos desviaram as rotas comerciais, impedindo o controlo dos produtos e das riquezas que os Portugueses tanto cobiçavam.

MADEIRA E PORTO SANTO Navegadores João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo Data da ocupação 1418 - 1419

AÇORES Este arquipélago demorou alguns anos a ser totalmente conhecido... Diogo de Sives terá chegado às primeiras ilhas em 1427. Em 1439, Gonçalo Velho iniciou o povoamento da ilha de Santa Maria.

CABO BOJADOR Era o ponto a partir do qual nenhum barco europeu tinha navegado… Data em que foi dobrado 1434 Navegador Gil Eanes

RIO DO OURO Aqui, os Portugueses obtiveram as primeiras amostras de ouro… Data 1436 Navegador Afonso Baldaia

ARGUIM Data 1443 Navegador Nuno Tristão

CABO VERDE Data 1444 Navegador Dinis Dias

ILHAS DE CABO VERDE Data 1456 Navegador Luís de Cadamosto

SERRA LEOA Local até onde era conhecida a costa ocidental de África à data da morte do Infante D. Henrique (1460). Data 1460 Navegador Pedro de Sintra

PROVA QUE SABES!

GRANDE CONCURSO PERGUNTA/RESPOSTA REGULAMENTO O(A) Professor(a) indica quem vai responder. Tens 15 segundos para começar a responder. Se não conseguires, passa a vez a um colega que tem de responder imediatamente. Para cada pergunta apresentam-se 4 alternativas de resposta, identificadas por alíneas. Escolhe a alínea da única alternativa certa. Por cada resposta certa, ganhas 1 ponto (anota os pontos, porque vamos fazer mais concursos).

1. Indica o principal motivo que levou os Portugueses a aventurarem-se na expansão marítima. O estudo da vida nos mares e oceanos. A falta de cereais e de ouro. Conhecer novas plantas e animais. Conhecer outros povos. b) c) d)

2. Qual foi a primeira etapa da expansão? A passagem do Cabo Bojador. A chegada à Madeira. A chegada à Serra Leoa. A conquista de Ceuta. a) b) c) d)

3. Os Portugueses conseguiram o que pretendiam em Ceuta? Não, porque os Muçulmanos mudaram as rotas para outros locais. Sim, os Portugueses conseguiram controlar o ouro e as especiarias de Ceuta. Não, porque os Portugueses não encontraram Ceuta. Sim, os Portugueses conseguiram muito açúcar. b) c) d)

4. Seleciona a opção que apresenta as etapas da expansão pela ordem correta. Ceuta, Cabo Bojador, primeiras ilhas dos Açores, Serra Leoa, Madeira. Ceuta, Madeira, primeiras ilhas dos Açores, Serra Leoa, Cabo Bojador. Ceuta, Madeira, primeiras ilhas dos Açores, Cabo Bojador, Rio do Ouro, Arguim, Cabo Verde e Serra Leoa. Madeira, Ceuta, primeiras ilhas dos Açores, Cabo Bojador, Serra Leoa. b) c) d)

Prepara-te para novos concursos!

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! b) A falta de cereais e de ouro.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! d) A conquista de Ceuta.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! a) Não, porque os Muçulmanos mudaram as rotas para outros locais.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! c) Ceuta, Madeira, primeiras ilhas dos Açores, Cabo Bojador, Rio do Ouro, Arguim, Cabo Verde e Serra Leoa.

RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA