Aulas Multimídias – Santa Cecília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

A gota de água que precisava de tomar banho
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Repartiremos a terra, a beleza, o amor, tudo isso tem sabor de pão, forma de pão, germinação de farinha, todo nasceu para ser partilhado, para ser dado,
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
Às vezes perdemos tanto tempo na
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Os Estatutos Do Homem ATO INSTITUCIONAL PERMANENTE ESCRITO POR
Poema da Gratidãao Autor: Divaldo Pereira Franco ( médium ) Amélia Rodrigues ( espírito )
DIA DA POESIA.
Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos
Ternura e Paixão.
Divaldo Franco / Amélia Rodrigues
PRECE DE GRATIDÃO PRECE DE GRATIDÃO Música Ave Maria, de Gounoud
Esse teu olhar ao despertar de uma aurora são carícias de luar,
MIL BEIJINHOS SUA FILHINHA!!!
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE...
Jesus Eucarístico.
Frases Para Meditar...♥.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
Quando uma velha senhora morreu na seção para o tratamento de doenças da velhice em uma pequena clínica perto de Dundee, na Escócia, todos estavam convencidos.
Ninguém é feliz quando não é amado,
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Poema de Gratidão.
XXVIII Domingo do Tempo Comum Dinamização 4º Ano
Ferreira Gullar.
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
SEI QUE ÉS VERDADE E VIDA
Sou feito de sentimentos, de emoções, de luz e de amor...
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
VI DOMINGO TEMPO PASCAL
Falar de Amor... O que é o Amor?
“VERSÍCULO INÉDITO DO GÊNESIS
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
Uma oração para mim.
Escrito enquanto Davi estava escondido no sertão da Judéia.
O nome da poesia é ESTATUTOS DO HOMEM
Ministério da Catequese - Missão
MÚSICA : Jerry Vale Inamoratta Para Glória Cunha, uma pequena lembrança da amiga Denise.
Servir e Dar a Vida parte 1
AS VEZES NO SILÊNCIO DA NOITE...
Janelas Poéticas Sônia Ortega.
Mudar o mundo
Amigo... Hamilton - Slide hamilton Amigo... HAMILTON.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
“SOZINHO” ÀS VEZES, NO SILÊNCIO DA NOITE... EU FICO IMAGINANDO NÓS DOIS...
( Filme Cidade dos Anjos )
Aprendi: De: Lena Antabi. Aprendi: De: Lena Antabi.
“A DOR DO ABANDONO” By Búzios Slides Avanço automático.
Leia vagarosamente Passe para os teus amigos Leia vagarosamente Passe para os teus amigos.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
QUERO ESTAR COM VOCÊ PEÇO, SEGURE FIRME MINHA MÃO SEM VOCÊ JUNTO A MIM SÓ VEJO ESCURIDÃO QUERO ESTAR COM VOCÊ PEÇO, SEGURE FIRME MINHA MÃO SEM VOCÊ.
1º Amar a Deus acima de tudo e respeitar todos os Santos; 2º Respeitar a Semana Santa;
Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez hoje te sintas na pior. Não sei o estado de espírito em que hoje te encontras. Talvez.
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
Poemas de Amor Com Som Clique com o rato Em nome do amor... Fala-me com doçura... Necessito embalar-me em tua paz! Momentos de brandura, que só tua presença.
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
MÚSICA :Jerry Vale Inamoratta Para Glória, uma pequena lembrança da amiga Denise.
Os Estatutos do Homem.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory

FERREIRA GULLAR E THIAGO DE MELLO

NASCIDO NO Maranhão, Ferreira Gullar participou da primeira exposição de poesia concreta, em 1956. Pouco antes de 64, rompeu com a poesia concreta e, retomando o verso discursivo, passou a abordar temas de interesse social, como a Guerra Fria, a corrida atômica, o neocapitalismo, o Terceiro Mundo, a exploração da força do trabalho etc. Com a implantação da Ditadura militar, acentuou-se o engajamento do autor, que, ao lado de artistas como José J. Veiga, Gianfrancesco Guarnieri e Chico Buarque de Hollanda, realizou a partir de então uma verdadeira poesia de resistência. São dessa época seus principais poemas.

Não há vagas O preço do feijão não cabe no poema Não há vagas O preço do feijão não cabe no poema. O preço do arroz não cabe no poema. Não cabem no poema o gás a luz o telefone a sonegação do leite da carne do açúcar do pão O funcionário público não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos. Como não cabe no poema o operário que esmerila seu dia de aço e carvão nas oficinas escuras - porque o poema, senhores, está fechado: “não há vagas” Só cabe no poema o homem sem estômago a mulher de nuvens a fruta sem preço O poema, senhores, não fede nem cheira

Traduzir-se Uma parte de mim é todo mundo: outra parte é ninguém: fundo sem fundo. Uma parte de mim é multidão: outra parte estranheza e solidão. Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira. Uma parte de mim almoça e janta: outra parte se espanta. Uma parte de mim é permanente: outra parte se sabe de repente. Uma parte de mim é só vertigem: outra parte, linguagem. Traduzir-se uma parte na outra parte - que é uma questão de vida ou morte - será arte?

Madrugada Do fundo de meu quarto, do fundo de meu corpo clandestino ouço (não vejo) ouço crescer no osso e no músculo da noite a noite a noite ocidental obscenamente acesa sobre meu país dividido em classes

Subversiva A poesia Quando chega Não respeita nada. Nem pai nem mãe Subversiva A poesia Quando chega Não respeita nada. Nem pai nem mãe. Quando ela chega De qualquer de seus abismos Desconhece o Estado e a Sociedade Civil Infringe o Código de Águas Relincha Como puta Nova Em frente ao Palácio da Alvorada. E só depois Reconsidera: beija Nos olhos os que ganham mal Embala no colo Os que têm sede de felicidade E de justiça. E promete incendiar o país.

O Amazonense Thiago de Mello publicou seu primeiro livro, Palavra e Silêncio, em 1951. Durante a Ditadura militar, período em que chegou a ser preso e exilado, escreveu alguns livros que o fizeram definitivamente consagrado, como “Faz escuro mas eu canto” (1965), “Poesia comprometida com a minha e a tua vida” (1975). Os principais traços de sua obra são a luta contra a opressão, o amor à terra e à Amazônia, a solidariedade aos oprimidos, o sentimento de alteridade.

Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira. Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo. Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino. Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora. Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo. Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor. Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura. Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco. Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela. Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor. Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou. Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem. Santiago do Chile, abril de 1964

Ninguém me habita Ninguém me habita Ninguém me habita Ninguém me habita. A não ser o milagre da matéria que me faz capaz de amor, e o mistério da memória que urde o tempo em meus neurônios, para que eu, vivendo agora, possa me rever no outrora. Ninguém me habita. Sozinho resvalo pelos declives onde me esperam, me chamam (meu ser me diz se as atendo) feiúras que me fascinam, belezas que me endoidecem.