Mas não é dessa zica que estamos tratando. ZIKA é o nome de um vírus descoberto em um macaco Rhesus, em Uganda, África, em 1947 na Floresta Zika, daí o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
Advertisements

DENGUE – Orientações para a participação Social
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
Turma da professora Shapiro
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
OS ARTRÓPODES.
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
Filo Anelida (Anelídeos)
Filo Nematodea (Nematelmintos)
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Identificação dos mosquitos capturados
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
DENGUE Prof Edilson Soares
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, durante a pesquisa de mestrado,
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, durante a pesquisa de mestrado,
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Espécimes dos Mosquitos Coletados
Cartilha de Dengue.
AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES
Ministrantes: Rafaela Lebrego Priscyla Santiago
Prevenção Contra a Dengue
Principais funções dos bichinhos!
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Novas descobertas... Café. No combate à dengue Leia este texto Imperdível!!! 1.
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim
DIVULGANDO A PESQUISA. PROJETO LEITURA FONTE DE CONHECIMENTO
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
ESCORPIÃO-PRETO Bothriurus sp.
Dengue.
Vida de abelha Giovanna nº06.
Dengue.
Malária.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Crescimento populacional
Prof. Gilton Luiz Almada
A BARATA Um caso sério de Saúde Pública.
Gizelda Rodrigues de Araújo
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Higiene e Prevenção de Doenças
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Aedes: criadouros e soluções
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Controle aedes na ufrgs
Ministério da Saúde Sala Nacional de Coordenação e Controle e Secretaria de Vigilância em Saúde 19 de maio de 2016 Saneamento e a prevenção de doenças.
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Transcrição da apresentação:

Mas não é dessa zica que estamos tratando. ZIKA é o nome de um vírus descoberto em um macaco Rhesus, em Uganda, África, em 1947 na Floresta Zika, daí o nome do vírus. No ano seguinte este vírus foi detectado em mosquitos Aedes aegypti. na mesma floresta. E daí ????? Daí que ele é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Sim!!! O mesmo mosquito que transmite outros virus que já conhecemos bem: da dengue, da chikungunya e da febre amarela urbana e mais outras dezenas de doenças. Que zica, hein? Ou, se preferir, que azar, hein?

Vamos apresentar o Aedes aegypti para vocês Bonitinho não? Gracinha, fofo e outras saudações semelhantes. Mas não é bem assim. Vou mostrar para vocês. O nome científico deste inseto é Aedes, que vem do grego aēdēs, e significa "odioso“ e aegypti, que vem do latim ægypti, e significa "do Egito“gregolatim

Aedes aegypti Também chamado popularmente de mosquito da dengue ou pernilongo rajado ou ainda mosquito da febre amarela. Este mosquito é um inseto do tamanho de um grão de arroz, com anéis brancos nas patas e a figura de uma lira no dorso. A espécie apresenta coloração mais escura que o pernilongo comum. A fase de reprodução se dá quando o mosquito é adulto. Durante o vôo nupcial fêmea e macho acasalam uma única vez. Uma única inseminação é suficiente para fecundar todos os ovos que a fêmea venha a produzir.

Alimentação do mosquito Tanto o macho como a fêmea alimentam-se da seiva das plantas (eles são fitófagos). MAS A FÊMEA precisa das proteínas existentes no sangue para amadurecer seus ovos. Então ela vem picar a gente!!!!

Por que nós não sentimos a picada deste mosquito? Quando o mosquito pica uma pessoa ele dá uma “cuspidinha”. E na saliva dele tem substâncias que agem como anestésico e anticoagulante. Você não sente a picada e o sangue não coagula, não entupindo assim o “canudinho” da boca do mosquito. Uma curiosidade: a cada picada, a fêmea pode sugar até duas vezes seu peso em sangue.

O que acontece com a fêmea depois de sugar sangue? Essa é fácil: ela tem uma necessidade muito grande de pôr seus ovos. Uma fêmea “gravida” tem um alcance de vôo de 150 a 200 metros, permanecendo próxima ao local onde nasceu em busca de lugar adequado para a postura dos ovos. A fêmea coloca seus ovos (50 a 150) nas bordas internas de diferentes recipientes, próximo da superfície da água (lâmina de água) presente neles. A fêmea realiza a postura dos ovos no final da tarde, em condições de temperatura satisfatória e em recipientes escuros ou sombreados, com superfície áspera, preferindo água limpa.

Não é muito fácil. Os ovos do Aedes aegypti medem 1 mm de comprimento, possuindo um contorno alongado. O ovo tem uma resistência à dessecação de 1 ano aproximadamente. Isto é uma das principais causas da dificuldade de erradicação deste mosquito. Esta condição permite que o ovo seja transportado em recipientes secos, tornando-se um dos meios de dispersão do inseto. Da para ver os ovos do mosquito?

E depois o que acontece com os ovos? A fase larvária é obrigatoriamente aquática. É a fase da alimentação (material orgânico e organismos microscópicos) e de crescimento. Tem aspecto esbranquiçado, esverdeado, avermelhado ou mesmo enegrecido. São sensíveis à luz e a movimentos bruscos. Deslocam-se em "S" (forma de serpente). As larvas passam por quatro mudas e no fim transformam-se em pupas. Esta fase dura de 4 a 5 dias. Na fase de pupa elas não se alimentam. Tem a aparência de uma "vírgula" e, como as larvas, possuem tubos respiratórios (trompetas), os quais atravessam a água e permitem a respiração. Esta fase dura de 2 a 3 dias e as pupas se mantêm flutuando para facilitar a eclosão do inseto adulto. O desenvolvimento do embrião se completa em 48 horas dando origem a uma larva. Esse tempo depende das condições de temperatura da água e alimento para a larva.

Ao emergir, o inseto adulto pousa nas paredes do criadouro por várias horas. Neste momento ocorre o endurecimento do seu corpo (exoesqueleto) e das asas. Tem coloração escura, com faixas brancas nas patas e no corpo. No dorso do tórax existe o desenho de uma "lira", uma das características que identifica a espécie. O Aedes aegypti é uma espécie urbana de hábito diurno que vive dentro das residências e que voa de 150 a 200 m aproximadamente. Em condições normais pode permanecer vivo em média de 30 a 45 dias. E nasce mais um Aedes !!!!!!

Boa pergunta! Como você já sabe, os ovos são depositados nas paredes dos locais que contenham água parada e de preferência limpa, próximos à superfície da água. A fêmea escolhe locais onde há pouca luz devido à sensibilidade das larvas à luminosidade. OS RECIPIENTES ESTÃO BEM DEBAIXO DE NOSSO NARIZ!!! Em que tipos de recipientes fêmea coloca seus ovos? Prato de um vaso com água. Bromélia

CRIADOURO DE LARVAS DO Aedes aegypti EM CASA Nas geladeiras com degelo automático existe um dep ó sito para receber água deste degelo. Em geral ele está acima do compressor. É escuro, recebe água limpa e é quentinho: ideal para proliferação de ovos e larvas do mosquito. A solu ç ão é simples: limpeza com uma esponja e adição de sal de cozinha ou água de lavadeira no depósito: as larvas não se desenvolverão nesta água. Puxadores de tampas de caixas de passagem (por incrível que pareça, tem sido encontrado larvas em locais assim tão pequenos).

Restos de poda de árvores que possam acumular água No quintal, jardim ou na rua e terrenos baldios Copos, latas e garrafas abertas e que podem acumular água. Lixeiras destampadasCascas de coco abandonadas.

Cisterna Pneus Lona Lage Engradados, garrafas Lixo a céu aberto e outros recipientes No quintal, jardim ou na rua e terrenos baldios

NAS CASAS FECHADAS E TERRENOS DO BAIRRO Se próximo de onde você mora tiver uma casa fechada, sem moradores, ou terrenos sem maiores cuidados, fique alerta. Isso constitui uma grave ameaça, com prováveis corpos de água que são excelentes criadouros de Aedes e outros mosquitos. Avise a SAAP. Nós teremos todo o empenho para contatar e avisar os proprietários.

1 - Eliminação de recipientes/depósitos que não sirvam mais como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa, recipientes sem tampa, casca de côco e outros; 2 - Verificar se estão bem vedados: caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água; 3 - Manter canaletas e calhas desobstruídas e com caimento adequado para não acumular água; 4 - Não deixar restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas. Muito cuidado com as caçambas de entulho; 5 - Manter ralos e os ladrões de caixas d’água protegidos com telas; 6 - Lavar e escovar bebedouros de animais, no mínimo 1 vez por semana; E agora? O que eu posso fazer para combater o Aedes? Uma vez por semana procure fazer o seguinte:

Se você quiser saber mais sobre o assunto aconselhamos assistir consultar os seguintes sites: Módulo 1 | O Aedes e sua História Módulo 2 | Biologia do Aedes Módulo 3 | Criadouros e Hábitos Módulo 4 | Aedes X Culex Módulo 5 | Estratégias de Controle do Vetor Módulo 6 | Armadilhas: Vigilância ou Controle? Módulo 7 | Mitos e Verdades sobre Dengue Módulo 8 | Campanha 10 Minutos Contra a Dengue Módulo 9 | Mosquito X Vírus Módulo 10 | Novas Alternativas de Controle do Vetor OU Faculdade de Higiêne e Saúde Publica da USP: OU Secretaria de Saúde do estado de Santa Catarina: o_Dengue.pdf