Arte, literatura e seus agentes Prof. Marcel Matias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – Prof. Artur Motta
Advertisements

“O Quadro”.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
A Concepção Objetiva da Arte
Texto do Site: Música: Aurio Corrá - Azul
Arte, cultura e literatura
o amor nos tempos modernos
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
Dicas de beleza de Audrey Hepburn
Arte e representação.
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
Divisões da Filosofia.
Dicas de Beleza O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.
O DESTINO DE CADA UM....
Professsora: Aíla Rodrigues
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
Dicas de beleza por Audrey Hepburn
Marionete By Johnny Welch.
GABRIEL GARCIA MARQUEZ… …retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; Gabo sabe que tem.
Carta de despedida G.G. MARQUEZ LIGUE SUA CAIXA DE SOM.
Arte e representação.
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
A arte literária.
O Bhagavad Gita A Canção Divina de Deus Tradução Wilmar.
Introdução ao estudo da Literatura
Dicas de beleza de Audrey Hepburn
Dicas de Beleza O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.
Dicas de Beleza O texto a seguir foi escrito por Audrey Hepburn, quando lhe pediram que revelasse seus segredos de beleza.
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
Profa. Karen Neves Olivan
CONCEITO DE LITERATURA
Invisíveis, mas não Ausentes
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO SECULAR
Na Terra Santa, há dois lagos alimentados pelo mesmo rio: o Rio Jordão. Ficam situados a uns quilómetros de distância um do outro. Mas ambos possuem.
Teoria filosófica da arte.
…retirou-se da vida pública por razões de saúde: cancro linfático. Agora, parece que é cada vez mais grave; “Gabo” sabe que tem os dias contados…. Enviou.
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
O Destino de cada um By Vilma Galvão.
Clique Enter para passar os Slides / Ligue o Som.
Dicas de Redação Por Aline Malta. O tema do Enem de 2010 obviamente não foi divulgado, no entanto é importante saber um pouco de cada assunto, mostrando.
Estética Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação, sensibilidade) Alexander Gottlieb ( ) Estudo do belo e da arte Nem tudo.
Atividade –pág. 15 a 16..
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
IPÊS DO BRASIL Por
OFERTAR NOSSA VIDA QUEREMOS COMO GESTO DE AMOR, DOAÇÃO PROCURAMOS CRIAR MUNDO NOVO TRAZER PARA O POVO A LIBERTAÇÃO DE BRAÇOS ERGUIDOS A DEUS OFERTAMOS.
O ÚLTIMO SOCIALISTA A. Lana.
Dicas de beleza de Audrey Hepburn O texto a seguir foi escrito por ela, quando pediram que revelasse seus segredos de beleza.
Há vida após a morte? Há vida após a morte? Onde estão os mortos?
Bhagavad Gita O CANTO DIVINO.
“Cada pensamento seu é uma coisa real – uma força.” Prentice Mulford
Folclore Brasileiro Guilherme 4°ano A n°17.
MAS Muito de puro encanto nos dá a natureza, No ir e vir das ondas do mar, de rara beleza, No pôr do sol... No azul do céu, em límpida claridade, Ou.
O que é Arte?.
Ria Ellwanger DE TUDO, UM POUCO... Autor do texto: Lisiê Silva.
Quando morreu, no século XIX, Victor Hugo arrastou nada menos que dois milhões de acompanhantes em seu cortejo fúnebre, em plena Paris. Lutador das.
DOUTRINA DE JESUS CRISTO - CRISTOLOGIA
Estética Antiga Objetivos do texto:
Folclore Brasileiro Jociany Rodrigues.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
Vai... Para sonhar o que poucos ousaram sonhar. Para realizar aquilo que já te disseram que não podia ser feito. Para alcançar a estrela inalcançável.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
Transcrição da apresentação:

Arte, literatura e seus agentes Prof. Marcel Matias

“Andando na chuva”, Keith Haring, 1989.

Fotografia sobre os efeitos da chuva ácida.

Arte é representação! Realidade: tudo aquilo que existe no mundo. Ficção: criação, invenção, fantasia, imaginário. A obra de arte é uma representação da realidade. Arte: religião; forma de controle da natureza; busca pelo belo ao longo da história. A arte é um reflexo do pensamento do artista; também é uma expressão de sua época, de sua cultura e de sua ideologia.

“Isto não é uma maçã”, Renné Magritte, 1964.

“Clarividência”, Renné Magritte, 1936.

A arte da literatura... Nos faz sonhar, permite viver outras vidas; Provoca a nossa reflexão e ocasiona nossa mudança de comportamento; Nos proporciona divertimento; Nos ajuda a construir nossa identidade; Nos ensina a viver; Denuncia os problemas da realidade (exemplo: ditadura militar no Brasil).

Pacto com o leitor Todo texto estabelece um pacto de credibilidade com seus possíveis leitores: caso eles aceitem as condições que regem o mundo ficcional ali apresentado, esse mundo fará sentido. Verossimilhança: não é verdadeiro, mas parece verdadeiro.

Dicas de leitura

Franz kafka ( )

Edgar Allan Poe ( )

POEMA Alguém morreu na estranha madrugada. Morreu sem lamentar-se inutilmente. A noite escureceu sobre sua alma, cravaram-se as estrelas no seu corpo. Alguém morreu na estranha madrugada. Homens velhos torceram-se na cama e as colunas de sangue dessa morte pesaram sobre a terra adormecida. Um homem? Uma mulher? A nós que importa? A vida debateu-se no silêncio E foi por fim tragada pelas águas No fogo e no diamante incendiado. E as colunas de sangue dessa morte Quebraram-se na aurora contra os muros. Não houve pranto inútil nem lamentos: Alguém morreu na estranha madrugada. Ariano Suassuna