As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

Litosfera:.
A Estrutura Interna e externa da Terra
Colégio Marista Patos de Minas
Teoria da Tectónica de Placas
Métodos indiretos para o estudo do interior da Terra
Professora Fernanda Landim
Estrutura Interna da Terra
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
A superfície e o interior da Terra
Professora: Marise Rabelo
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Professora: Alexsandra Ribeiro
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Patric Santana Silva nº 16
Dinâmica Interna da Terra.
Distância (Km) Estrutura Interna da Terra Núcleo Interior Núcleo Exterior Manto Astenosfera Crusta.
Ciências Naturais – 7.º ano
Gênese e fertilidade do solo Profª Andréia Patricia Andrade.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único.
Litosfera  A Terra e seus subsistemas  Escala do tempo geológico  Estrutura Geral da Terra  Tipos de rochas  Movimentos das placas tectônicas.
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
A Atmosfera e a Radiação Solar
Planeta terra A Terra como um sistema.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Teoria da Deriva dos Continentes
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Rochas Sedimentares Formação.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
A TECTÓNICA DE PLACAS Vítor Maia. A TECTÓNICA DE PLACAS A Tectónica de placas é a teoria actualmente aceite para explicar todos os fenómenos da dinâmica.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
CAMPO MAGNÉTICO Quando colocamos uma bússola na presença de um íman, a agulha move-se, ou seja, foi actuada por uma força. N S.
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
1. 2 Este é o aspecto actual dos Continentes, mas o processo de deriva não terminou. 3.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Deformações Falhas e Dobras.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
Ciências Naturais – 7.º ano
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
Geomagnetismo Física e Ciências da Terra (FCT) Astronomia (AST)
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Riscos da atividade vulcânica Os gases e as partículas sólidas que os vulcões emitem para a atmosfera poderão ser.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física Ensino Médio, 2ª Série Onda.
A Terra conta a sua história Ciências Naturais__8 Ano.
MAGMÁTICAS ( Classificação ) 1. 2 Composição Modo de ocorrência Ácida (>66%SiO 2 ) Intermediária (66-52%SiO 2 ) Básica (52-42%SiO 2 ) Ultrabásica (
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
As quatro camadas geológicas do Planeta Terra
Transcrição da apresentação:

As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro

As Ciências da Terra estudam: A Crosta O Interior da Terra A Atmosfera da Terra

A TERRA NO ESPAÇO A forma da terra através dos tempos A forma e o tamanho da Terra Formas de representar a Terra As calotas glaciares As estações do ano

A forma da Terra através dos tempos…

A Forma e o Tamanho da Terra Dá a volta ao sol em 365,25 dias (ano bissexto) Gira sobre si própria em 24 horas Tem um volume de 1 bilião e 80 mil milhões de Km cúbicos É uma esfera ligeiramente achatada Tem um diâmetro de km

Formas de representar a Terra

Calota Glaciar É uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. Os icebergues são pedaços de gelo que se separam destas.

Calota glaciar do Pólo Norte Flutua sobre o Oceano Árctico Assenta sobre ilhas como a Gronelândia, a terra de Baffin e outras ilhas do arquipélago Árctico

Calota Glaciar do Pólo Sul Constituída por gelo que assenta em grande parte sobre um continente, a Antártida.

ESTAÇÕES DO ANO Movimento de Translação e Rotação da Terra

ESTRUTURA DA TERRA O interior da Terra Magnetismo terrestre Tectónica das placas Vulcões Sismos Montanhas

O Interior da Terra A terra é constituída por: Núcleo (ferro e níquel) que se encontram em estado sólido. Manto (magma semilíquido muito quente) A crosta é o fino invólucro rígido da terra.

Conclusão da Experiência: Os materiais não se misturam porque têm densidades diferentes. Os materiais mais densos (xarope) deram origem ao núcleo Os materiais menos densos (óleo) ascenderam à superfície formando a crosta. Os materiais de densidade intermédia (água) formaram o manto. O Interior da Terra

Magnetismo Terrestre A grande quantidade de ferro e níquel existente no interior do nosso planeta confere-lhe propriedades magnéticas. A terra funciona como um ÍMAN GIGANTE, cujo campo de acção se estende pelo espaço num raio superior a Km.

Magnetismo Terrestre Conclusão da Experiência: A disposição da limalha de ferro mostra a direcção da força magnética em cada ponto em redor do íman. Tal como acontece no nosso planeta, junto aos pólos o aglomerado de partículas é maior, pois aí a força magnética também é superior.

Tectónica das placas À semelhança de um gigantesco jogo de encaixes, a litosfera (camada externa da crosta terrestre) é dividida em numerosas placas que se deslocam em diversas direcções. É este movimento que faz com que o aspecto do nosso planeta venha mudando ao longo dos tempos.

Jurássico Inferior (200 Ma)

Jurássico Inferior (190 Ma)

Jurássico Médio (180 Ma)

Jurássico Médio (170 Ma)

Jurássico Médio (160 Ma)

Jurássico Superior (150 Ma)

Cretácico Inferior (140 Ma)

Cretácico Inferior (130 Ma)

Cretácico Inferior (120 Ma)

Cretácico Inferior (110 Ma)

Cretácico Inferior (100 Ma)

Cretácico Superior (90 Ma)

Cretácico Superior (80 Ma)

Paleocénico Superior (60 Ma)

Cretácico Superior (70 Ma)

Eocénico Inferior (50 Ma)

Eocénico Médio (40 Ma)

Oligocénico Inferior (30 Ma)

Miocénico Inferior (20 Ma)

Miocénico Superior (10 Ma)

Na actualidade

Tectónica das placas Conclusão da Experiência: Os continentes actuais resultaram da fractura de um grande continente primitivo. Ao soprar simulamos a formação das correntes de convecção. São estas correntes que provocam o afastamento contínuo dos continentes, tal como aconteceu com as placas.

Vulcões O vulcão é uma abertura na crosta terrestre, por onde se libertam rocha fundindo, gases e outros materiais provenientes do interior da terra.

Vulcões Conclusão da Experiência: Acabamos de simular uma erupção efusiva, dado que a lava flui facilmente, sem se verificar uma explosão.

Sismos Os sismos são fenómenos naturais, resultantes da fricção ou do choque entre as placas tectónicas que constituem a crosta terrestre.

Sismos Conclusão da Experiência: Os movimentos originados na placa superior correspondem às ondas sísmicas provocadas pelo tremor de terra. Com o abalo da placa, os objectos deslocaram e caíram, estes correspondem aos edifícios nas cidades que, consoante a magnitude do sismo, podem sofrer maior ou menor destruição.

A maioria das grandes montanhas tem origem em enrugamentos da crosta terrestre. Tal como um tapete forma numerosas dobras, quando empurrado contra uma parede, também quando duas placas da superfície da crosta colidem, amachucam-se e formam cadeias montanhosas. Montanhas

Conclusão da Experiência: Com esta experiência, simulamos a formação de uma montanha por enrugamento. Este efeito ocorre quando duas placas da crosta colidem e elevam a superfície. Nas camadas comprimidas, formam-se dobras que podem quebrar-se, originando os característicos cumes pontiagudos das montanhas jovens

A ORIGEM DA TERRA Fósseis

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e ficaram registados nas rochas, normalmente apenas são conservadas as partes duras do organismo como: ossos, dentes, conchas… Fósseis

Conclusão da Experiência: Com esta experiência reproduzimos o processo de fossilização – organismo original é inteiramente dissolvido deixando na rocha uma cavidade que, ao ser preenchida por minerais, produz uma réplica do organismo.

A ORIGEM DA TERRA

WEBGRAFIA BIBLIOGRAFIA