Diversidade nos animais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Advertisements

SERES VIVOS.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
REPRODUÇÃO ANIMAL.
OS ARTRÓPODES.
Como se reproduzem os animais?
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
ANFÍBIOS.
REPRODUÇÃO NOS ANIMAIS
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
REPRODUÇÃO.
Parada Nupcial Vamos observar alguns comportamentos dos animais na época da reprodução.
Transmissão de vida no Homem
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Professora Fernanda Landim
AULA 5 A REPRODUÇÃO.
REPRODUÇÃO CIÊNCIAS 5º ANO.
REPRODUÇÃO.
BIOLOGIA PROFESSOR-EDSON
Características dos Seres Vivos
REPRODUÇÃO.
Como se reproduzem os animais?
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Importante processo – preservação das espécies
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Vamos estudar…. Os Animais
PLATELMINTOS Platyhelminthes Animais Invertebrados
A diversidade de processos reprodutivos dos animais
Diversidade nos animais
Diversidade dos Seres Vivos Animais Escola Superior de Educação de Lisboa Ciência da Natureza II 1º Ciclo 2º Ano Turma B 2003/2004 Docente: Mário Mendes.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
Ciências Naturais – 9.o ano
Psicanálise Gilmaro Nogueira.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Ciclos ovárico e uterino
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
ANFÍBIOS Taís Cristine Ernst Frizzo. Características gerais O “Anfíbio” vem do grego e significa "duas vidas". Um exemplo é o sapo, cujo jovem é o girino,
Noções básicas de embriologia animal
Filo Porifera RICARDINHO BALA 2012.
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 2 Profa. Cláudia Galian.
Reprodução Das Algas.
Filo Poríferos (Espongiários) CAP. 46 SETOR B. Características Evolutivas Como são muito primitivos e não possuem órgãos ou mesmo sistemas. Assim não.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Reino Vegetal Botânica
As aves Vamos conhecer mais sobre estes fabulosos animais.
NEURULAÇÃO Problemas nas fases de Gastrulação e Neurulação:
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Professor: Guilherme Vieira
Aves.
Prof°: Leandro Penitente
Professor: Guilherme Vieira
Reprodução nos animais
Reprodução.
Reino Animalia ou Metazoa
REPRODUÇÃO SEXUADA.
Transcrição da apresentação:

Diversidade nos animais Objetivo geral 9 Compreender a diversidade de processos reprodutivos dos animais.

Porque se reproduzem os animais? A reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de originar seres semelhantes. Tem como função assegurar a continuidade das espécies. O ciclo de vida de uma espécie corresponde à sequência de acontecimentos que ocorrem na sua vida, desde que é formado até produzir os seus próprios descendentes. Apresenta as seguintes etapas: Nascimento Crescimento Reprodução

Que tipos de reprodução existem nos animais? A reprodução nos animais pode ser de dois tipos: Reprodução sexuada – o novo ser é formado a partir da união das células sexuais de um macho e de uma fêmea. Reprodução assexuada – o novo ser é formado sem a intervenção de células sexuais. Reprodução assexuada Reprodução sexuada Espermatozoide Óvulo hidra

Que tipos de reprodução existem nos animais? A fecundação pode ser: Fecundação interna Fecundação externa O macho deposita os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. Ocorre no ambiente, fora do corpo da fêmea.

Que tipos de reprodução existem nos animais? Quando atingem a fase adulta, em muitos animais, o macho e a fêmea distinguem-se pelo seu aspeto exterior, isto é, apresentam dimorfismo sexual. O leão e a leoa apresentam dimorfismo sexual. O pinguim imperador não apresenta dimorfismo sexual.

Que comportamentos estão relacionados com a reprodução dos animais? Durante a época da reprodução, vários animais apresentam comportamentos que podem ocorrer antes ou durante o acasalamento entre macho e fêmea, favorecendo a atração e a escolha de um parceiro para o acasalamento – parada nupcial ou ritual de acasalamento. Parada nupcial Comunicação Encontro Reconhecimento Acasalamento

Que comportamentos estão relacionados com a reprodução dos animais? A comunicação entre o macho e a fêmea pode ser feita através de: Mensagem visual Mensagem sonora Mensagem olfativa

Como se desenvolve o novo animal após a fecundação? Nos animais, o desenvolvimento do embrião pode ocorrer dentro do corpo materno ou no exterior do corpo materno. Dependendo do modo como o embrião se desenvolve, podem ser: Vivíparos Ovovivíparos Ovíparos O embrião desenvolve-se no interior do corpo materno. O embrião desenvolve-se dentro de um ovo, no interior do corpo materno. O embrião desenvolve-se fora do corpo materno, dentro de um ovo.

Desenvolvimento direto Desenvolvimento indireto Como se desenvolve o novo animal após a fecundação? Após o nascimento e até atingirem a fase adulta, os animas ovíparos, podem ter: Desenvolvimento direto Desenvolvimento indireto Girino Ovos Rã jovem com cauda Rã adulta Têm aspeto semelhante ao dos seus progenitores e o seu desenvolvimento baseia-se principalmente no crescimento do corpo. Têm aspeto diferente do dos seus progenitores e sofrem diversas transformações até atingirem a fase adulta – metamorfoses.

Nascimento  Crescimento  Reprodução SÍNTESE As etapas do ciclo de vida são: Nascimento  Crescimento  Reprodução A reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de originar seres semelhantes. Pode ser: – Reprodução assexuada; – Reprodução sexuada. A fecundação pode ser: – Fecundação interna; – Fecundação externa. Existe dimorfismo sexual nos animais, quando atingem a fase adulta, se o macho e a fêmea se distinguem pelo seu aspeto exterior.

SÍNTESE Dependendo do modo como o embrião se desenvolve, os animais classificam-se em: – Vivíparos; – Ovovivíparos, – Ovíparos. Após o nascimento e até atingirem a fase adulta, os animas podem ter: – Desenvolvimento direto; – Desenvolvimento indireto. Metamorfoses são as diversas transformações que um animal sofre até atingir a fase adulta.

Exercício 1 Classifica as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F). A – A reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de originar seres semelhantes. Verdadeira B – A reprodução tem como função permitir a extinção das espécies. Falsa C – As etapas do ciclo de vida são o nascimento, o crescimento e a reprodução. Verdadeira D – A reprodução nos animais é sempre sexuada. Falsa E – A fecundação é externa se o macho deposita os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. Falsa F – Existe dimorfismo sexual nos animais, quando atingem a fase adulta, se o macho e a fêmea distinguem-se pelo seu aspeto exterior. Verdadeira G – A parada nupcial favorece a atração e a escolha de um parceiro para o acasalamento. Verdadeira H – Nos animais vivíparos o embrião desenvolve-se no interior do corpo materno. Verdadeira I – O pato possui desenvolvimento indireto. Falsa J – Os animais que possuem desenvolvimento indireto, quando nascem, têm um aspeto diferente do dos seus progenitores. Verdadeira K – A rã passa por metamorfoses até atingir a fase adulta. Verdadeira

Correção do Exercício 1 A – Verdadeira B – Falsa. A reprodução tem como função assegurar a continuidade das espécies. C – Verdadeira D – Falsa. A reprodução nos animais pode ser sexuada ou assexuada. E – Falsa. A fecundação é externa se ocorrer fora do corpo da fêmea. F – Verdadeira G – Verdadeira H – Verdadeira I – Falsa. O pato possui desenvolvimento direto. J – Verdadeira K – Verdadeira

Girino Ovos Rã jovem com cauda Rã adulta