A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Professora: Alexsandra Ribeiro

2 Reprodução Assexuada Ocorre quando um ser vivo se multiplica gerando um ser idêntico ao que o originou. Nesse tipo de reprodução NÃO há SEXO (no sentido que não envolve a união de gametas). Esse tipo de reprodução não há variabilidade genética (mistura de genes – pedaços de material genético), pois os seres formados são idênticos à célula-mãe.

3 Reprodução Assexuada Esse tipo de reprodução ocorre com as bactérias, plantas e alguns animais. Eucarionte unicelular em processo de bipartição ou divisão binária

4 Reprodução Sexuada Ocorre quando uma célula reprodutora (GAMETA) masculino e uma célula reprodutora feminina se unem formando uma célula-ovo ou zigoto que é diferente das células que o originou. O gameta masculino é chamado de espermatozóide e o gameta feminino é chamado de óvulo. O processo de união dos núcleos dos gametas é chamado de FECUNDAÇÃO. O encontro dos gametas é chamado de FERTILIZAÇÃO.

5 Reprodução Sexuada Após a formação do zigoto essa célula sofre inúmeras divisões até formar um novo ser vivo. Na reprodução sexuada HÁ SEXO, pois envolve a participação de gametas. Na reprodução sexuada há variabilidade genética, pois os seres formados são semelhantes aos “pais” e não idênticos aos “pais”, como ocorria na reprodução assexuada.

6 FECUNDAÇÃO

7 HEREDITARIEDADE É a capacidade que os seres vivos têm de gerar seres semelhantes e ocorre através dos genes. Os genes são pedaços de material genético (DNA) que contêm informações responsáveis pelas características do indivíduo, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, forma do rosto, etc. Os genes se encontram no núcleo das células e estão organizados na forma de cromossomos.

8 CROMOSSOMOS

9 HEREDITARIEDADE As características de um indivíduo depende da ação dos genes e do ambiente. NÃO ESQUEÇA!!! A reprodução sexuada origina indivíduos geneticamente DIFERENTES e, portanto, há maior variedade de indivíduos.

10 EVOLUÇÃO São transformações genéticas que ocorrem nos indivíduos ao longo dos tempos, podendo ocasionar o surgimento ou o desaparecimento de espécies. Evidências da evolução: MUTAÇÕES – são erros nos genes que ocorrem ao acaso. Esses erros podem ser causados por fatores externos ou internos. Essas mutações podem originar novas características.

11 EVOLUÇÃO SELEÇÃO NATURAL – é o processo em que o indivíduo mais adaptado ao ambiente sobrevive. O principal defensor dessa teoria foi Darwin. FÓSSEIS – são vestígios de animais ou vegetais que ficaram soterrados entre as rochas. REPRODUÇÃO SEXUADA – por combinar genes maternos e paternos, produz novas combinações de genes e características, sendo importante para a evolução.


Carregar ppt "Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google