NÚMERO SETEBES - Velho Testamento I Pr. Ozias Lima Ribeiro
Autor Tradicionalmente, a autoria é atribuída a Moisés, a personalidade central do livro. Nm 33.2 faz uma referência especifica a Moisés, registrando pontos sobre a viagem no deserto.
O título em português Números é tirado de seu título (arithmoi) na tradução grega do AT (LXX), seguido pela Vulgata (numeri). No texto hebraico, o nome do livro é No Deserto, tirado da linha de abertura. “Falou mais o senhor a Moisés, no deserto do Sinai”.
Data Assumindo a autoria mosaica, provavelmente o livro tenha sido escrito por volta de 1400 aC., pouco antes de sua morte. Os acontecimentos deste livro ocorrem durante cerca de 40 anos, começando logo após o Êxodo, em 1400 aC.
Conteúdo A divisão dos livros de abertura do AT em cinco livros ou pergaminhos não deve obscurecer o fato de que cada um dos cinco livros é uma continuação do precedente.
Moisés, cujo nascimento é contato no Ex 2 e cuja morte é narrada em Dt 34, é a figura que une a história do Êxodo até Deuteronômio. O Livro de Número continua o relato do período mosaico, que se inicia com o Êxodo. Começa com Israel ainda no Sinai. A entrada dos israelitas no deserto do Sinai é registrada em Ex Israel deixa o Sinai em Nm
As instruções no Sinai ( ) O livro começa com uma série de orientações para organizar o povo na marcha do Sinai para a terra prometida. Caps. 1-4: Caps. 1-4: Lidam com uma série de instruções para numerar (fazer o censo de) vários grupos, seguido de um relatório de concordância com o mandamento.
Caps. 5-6: Caps. 5-6: Lidam com a imundície ritual, a infidelidade marital, e os nazireus. Cap. 7: Cap. 7: Os líderes do povo trazem ofertas para o tabernáculo. Cap. 8: Cap. 8: Fala da consagração dos levitas. Cap.9: Cap.9: Lida com a Páscoa e a nuvem e o fogo;
Cap : Cap : O motivo do preparo é reconsiderado, onde são dadas instruções para que sejam feitos sinais com as trombetas.
A seção de Números que lida com a viagem ( ) Tem duas partes principais. Primeira sub-seção, ( ) Descreve a destruição de geração que vivenciou a libertação do Egito por meio do Senhor.
Cap. 10:11-12:16: Começa a jornada, onde são enfrentadas algumas dificuldades, mas o povo chega a Cades. Cap ): O povo chega a Cades, no limite da terra, e envia doze espias para olharem a terra. O relatório pessimista leva o povo a desejar voltar para o Egito. Deus ameaça destruir a nação, mas se detém, atendendo à intercessão de Moisés.
Cap. 15: Contém leis acerca de manjares, libações, pecados arbritrários. Cap : Narra várias rebeliões contra as prerrogativas dos sacerdotes e levitas. Caps : Estabelece as ofertas que poderiam ser aceitas e as regras de purificação de um falecimento.
Cap : Depois de 40 anos, reinicia-se a marcha para a Terra Prometida. Cap : Inclui as profecias de Balaão. Cap. 25: Narra a idolatria em Baal Peor, Os pontos-chave nesta parte são os relatos das queixas, rebeliões e desobediência da primeira geração, que levou à morte deles.
A segunda subseção (26-36) Relata a preparação da segunda geração para a entrada na Terra Prometida. Este tópico narra o que aconteceu a Israel, enquanto esperava para atravessar o Jordão. Cap. 26: É feito com um novo censo (comparar com o cap. 1), observando que toda a primeira geração, exceto Josué, Calebe e Moisés, morreu no deserto.
Cap : Leis a respeito da terra, festivais e votos (27-30) Cap : A derrota dos midianitas e o pedido de Gade, Rubem e Manassés. Cap. 33: É apresentada uma lista pelos lugares onde Israel acampou. Cap Encerra com algumas leis que tratam da distribuição da terra.
. Essa seção termina com a distribuição da terra entre as tribos depois de elas terem entrado na Terra Prometida.
Esboço de Números I. Instruções para a viagem do Sinai Relato sobre a tomada do censo ) Censo militar ) Censo não militar: levitas
Instruções e relatos adicionais ) Cinco instruções ) Ofertas dos líderes ) Levitas dedicados ) Segunda Páscoa ) Direção pela nuvem e fogo ) As trombetas de prata
II. Relato da viagem do Sinai Rebelião e punição da primeira geração )Relato da primeira marcha do Sinai ) Queixas do povo ) Ansiando por carne ) Desafio para Moisés ) Recusa a entrar na Terra Prometida
6) Instruções relacionadas às ofertas ) Desafios à autoridade de Arão ) Leis da purificação ) A morte de Miriã e Arão ) Do monte Hor às planícies do Moabe ) Balaque e Balaão
Preparo da nova geração ) Um novo censo ) Instruções relacionadas à herança, ofertas e votos ) Vingança sobre os midianitas ) As tribos da Transjordânia ) Itinerário do Egito até Moabe ) Instruções para a ocupação de Canaã
CADES-BARNÉIA A palavra Kades, em hebráico significa “consagração”. Está em foco o lugar onde os israelitas acampam duas vezes, em sua jornada do Egito para a Palestina. O nome original parece ser Ritmá, mas passou a ser chamado de Cades depois que o Tabernáculo foi montado lá. Foi deste lugar que Moisés envia doze espias para observarem a terra de Canaã.
Porém estes voltam com um relatório que deixa o povo aterrorizado, chegando ao extremo de quererem eleger um novo líder para levá-los de volta ao Egito.Assim, Cades passou a se chamar Em-Mispate, fonte do julgamento, pois ali os Israelitas foram condenados a voltarem para o deserto e peregrinarem por quarenta anos.
No primeiro mês do quadragésimo ano Deus conduziu o povo de volta a Cades, para finalmente marcharem para Canaã.
Monte Sinai Monte Sinai
Monte Sinai Monte Sinai A palavra é de significado incerto, podendo ser “lamacento, brilhante ou barrento”. Sua localização exata é desconhecida. Há evidências de onde se tem tirado deduções de que o monte Sinai seria um dos picos existentes na vizinhança de Cades-Barnéia. Em certas referências, ele é mencionado em conexão com Seir, Edom, Parã e Temã.
Desde o século IV uma tradição contínua tem identificado o monte Sinai com Jebel Musa, que fica localizado na cadeia de montanhas na ponta sul da península do Sinaí.
MOABE
O nome significa “do pai”, e é uma alusão a como este povo teve sua origem, como descendentes de Ló e sua filha mais velha. A parte principal do território moabita era o planalto existente a leste do mar Morto, entre os rios Arnom e Zerebe.
Em Números , vemos que a convivência entre os dois povos ficou difícil depois que as mulheres moabitas induziram os homens de Israel à pratica da idolatria, perdurando um clima hostil entre eles até que Moabe foi subjugado por Davi com tributos pesados.
MARA Do hebráico Noemi, “amargo”, Esse nome foi dado à sexta parada de Israel durante a sua peregrinação pela península do Sinai. As águas do lugar eram amargas, o que explica o nome, porém, de maneira miraculosa, Moisés as torna boa para o consumo humano, ao jogar nela determinada árvore.
Acredita-se que a fonte seja aquela, atualmente chamada “Ain Hawarad”, que fica a cercva de 76 Km a suleste de Suez e cerca de 11 Km das margens do Mar Vermelho.
MONTE NEBO MONTE NEBO É um monte diante do qual ficava a cidsade de Jericó, no outro lado do rio Jordão. Foi dali que Moisés contemplou, ao longe, a Terra Prometida.