 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
Advertisements

CrioEstaminal – Saúde e Tecnologia, SA. CRIOESTAMINAL A Crioestaminal proporciona aos pais dos recém-nascidos a possibilidade de isolar e criopreservar.
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
Células - tronco Profº: Cláudio Giovannini.
HEMATOPOIESE Disciplina de Hematologia e Hemoterapia da EMESCAM
Crescimento e regeneração celular vs. Diferenciação celular
Diferenciação celular
Biologia – Anderson Célula Tronco
Realizado por: Liliana Henriques Rita Brites
A Controvérsia em Torno da Clonagem
Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
Stem Cells – Células Tronco
Sedentarismo e as Suas consequências.
Recensão do artigo “Mais vale prevenir…”
Um presente de Deus para os homens
Como funcionam os bancos de armazenamento de células-tronco?
Células Estaminais: O elixir da Juventude.
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
DESCOMPLICA PROFESSORA DE BIOLOGIA : LEILA JUAZEIRO DO NORTE 2013
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Gestação normal Ana Cristina d’ Andretta Tanaka Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento Materno-Infantil.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Distúrbios do Sistema Nervoso
Locomoção: ossos e músculos
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
s Dra. Claudia Batista Dr. Paulo de Tarso Frei Moser
USO DE MEDICAMENTOS NA GRAVIDEZ
Diferenciação Celular
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Professor. Me: Hélcio Marques Junior Biólogo Mestre em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável Especialista em Docência Universitária 1.
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
Aulas 4 a 6 Bio B Pag 212.  É o ser que precede a fase adulta de um animal.
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
Leucemia.
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
Crescimento e Regeneração de Tecidos vs Diferenciação Celular
Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.
Organização dos organismos
Protozoários e protozooses
Dying to see by Ralph Dahm Trabalho elaborado por: Carolina Gonçalves Diana Batista Diogo Casquiço Pedro Faria Vasco Conceição.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Embriologia Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Noções básicas de embriologia animal
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
CÉLULAS TRONCO.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
Distúrbios Circulatórios Parte II
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
Profa. Adriana Nogueira
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
Acidente vascular cerebral (AVC)
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
4ª à 8ª SEMANA DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO
Reino Vegetal Vegetais são: pluricelulares, formados por tecidos,
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
L4 Doenças e saúde do sistema nervoso CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
1- Seleccione a VERDADEIRA: a)O osso é um tipo de epitélio b)A camada mais superficial da pele é de tecido conjuntivo c)Na cartilagem predomina o colagénio.
Bases Biológicas do Comportamento Divisão celular.
Curiosidade: ovo de galinha
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
CÉLULAS.
Prof. Sandra Silva Duarte
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
NEURULAÇÃO Problemas nas fases de Gastrulação e Neurulação:
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
O CÂNCER BUCAL.
Transcrição da apresentação:

 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares  Possuem o potencial de se tornarem células maturas com características e funções especializadas, como por exemplo, células nervosas, células cardíacas, células da pele, do sangue, do osso e da cartilagem

 É um tipo de célula estaminal com maior potencial de diferenciação.  É o ovo fertilizado ou zigoto que dá origem aos tecidos que constituem o embrião e aos tecidos essenciais no desenvolvimento embrionário, como o cordão umbilical a placenta.

 De uma forma simples, e de acordo com a sua origem, podem dividir-se as células estaminais em dois grandes grupos: células estaminais embrionárias e células estaminais adultas.  As embrionárias existem numa fase inicial do desenvolvimento embrionário.  As células estaminais adultas são células não diferenciadas que se encontram em tecidos diferenciados e especializados. Estas células têm a capacidade de se auto- renovar durante toda a vida do organismo.

 As células do cordão umbilical são células estaminais adultas com o potencial de se diferenciarem em células da linhagem hematopoiética e da linhagem mesenquimal.  As células estaminais hematopoiéticas são células com capacidade de se diferenciar em células de linhagem sanguínea (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).  As células estaminais mesenquimais são uma população de células variada, precursora de células de osso, cartilagem, gordura e tecido fibroso conjuntivo.

 Os cientistas estão entusiasmados com a possibilidade de controlar o espectacular poder natural destas células para curar vários tipos de doenças. Por exemplo, as doenças de Parkinson e Alzheimer resultam de lesões em grupos de determinadas células no cérebro. Ao fazer um transplante das células estaminais de um embrião para a parte do cérebro com lesões, os cientistas esperam substituir o tecido do cérebro que se perdeu.  Num futuro próximo, a investigação das células estaminais poderá revolucionar a forma de tratamento de muitas "doenças mortais" como, por exemplo, acidentes vasculares cerebrais, a diabetes, doenças cardíacas e até mesmo a paralisia.

 Trabalho realizado por:  Roberto Vieira Nº23 11ºD