O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Advertisements

O HOMEM QUE TEVE MEDO SE DECIDIR
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
no Evangelho de S. Marcos
O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O livro dos Atos dos Apóstolos
Palavra de Vida março de 2013.
Frei Vanildo Luiz Zugno
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Depois de condenar Jesus, o concílio do Sinédrio se dirigiu a Pilatos para que confirmasse e executasse a sentença.
Domingo de Ramos.
SEGUINDO JESUS ATÉ O CALVÁRIO...
Geração de discipulos João 12:9 E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem.
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
A liturgia deste Domingo convida-nos a refletir acerca da forma como devemos equacionar a relação entre as realidades de Deus e as realidades do mundo.
São João Batista.
Caifás „Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão. 5.5 Assim, também Cristo a si mesmo não.
Catequese 2.
Vivemos em uma era na qual cada vez mais desconfiamos da justiça, porém, ao mesmo tempo, na era na qual mais necessitamos dela.
LIÇÃO 03 – SÓ JESUS PROFETA, SACERDOTE E REI MARCOS 16.15,16
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Jesus é preso, julgado e condenado
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
VIVO ESTÁ.
Quem sou eu? Catequese 2.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
A B C No Getsêmani, Jesus foi tentado pelo diabo a desistir de morrer pela humanidade "ingrata"; ali, Jesus chegou a pensar que Sua morte O separaria.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
O sofrimento do Filho do Homem
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
1 O contraste entre a religiosidade, e a verdadeira espiritualidade (Atos 23)
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Ef 2.10.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
“Stella fulget hodie” faz-nos entrar nas melodias medievais cristãs.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
O que é uma oferta de comunhão? Levítico 3.1 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/08/2010.
Evangelho São Mateus Capítulo 27 Versículos 01 a 66 Clique ENTER para continuar Este PPS não tem senha de segurança, para que você possa estudar as animações.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA o seu povo e liberta-o do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram esta.
Quem crer e for batizado será salvo. Mc Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
Lição da Escola Sabatina 26 de Março 2016 a 1 de Abril.
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA seu povo e o liberta do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram essa verdade:
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
“Stella fulget hodie” adentranos nas melodias medievais cristãs.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
ATOS DOS APÓSTOLOS Permanecei em Jerusalém até que sejam revestidos de poder.
Transcrição da apresentação:

O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25)

Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66 – 23,1  Jesus perante Pilatos : 23,2-7; 23,13-25  Jesus perante Herodes: 23,8-12

PERSONAGENS  Anciãos do povo  Chefe dos sacerdotes  Escribas  Pilatos  Herodes

Títulos em várias traduções  Bíblia de Jerusalém:  Jesus diante do Sinédrio  Jesus perante Pilatos  Jesus Perante Herodes  Jesus novamente diante de Pilatos

 Bíblia na Linguagem de hoje:  Jesus diante do Conselho Superior  Jesus diante de Pilatos  Jesus diante de Herodes  Jesus é condenado

Bíblia dos Capuchinhos  Jesus no Tribunal Judaico  Jesus no Tribunal Romano - Pilatos  Jesus perante de Herodes  Jesus e Barrabás Bíblia Tradução Ecumênica  Jesus perante o Sinédrio  Jesus perante Pilatos  Jesus perante Herodes  Jesus inocente é condenado

 Bíblia Pastoral  Quem é Jesus  Acusação contra Jesus  O Silêncio de Jesus  Jesus é um homem perigoso  Bíblia Ave - Maria  Jesus diante do Conselho  Jesus diante de Pilatos e diante de Herodes

EXEGESE DA PERÍCOPE

Jesus diante do Sinédrio - Sinédrio composto de 71 membros: Anciãos + Fariseus + Sumo Sacerdote + Saduceus + Escribas. - Lucas apresenta Jesus somente uma vez, diferente de Mc que é 2 vezes. - Lucas omite a presença de testemunhas. - Lucas omite o interrogatório noturno (Mt e Mc) Julgamento de manhã cedo: porque ter feito isso, haja vista, que os presos eram interrogados de manhã, mas a sentença era anunciado somente a tarde.

- 1º questão: “Se tu és o Cristo, dize-nos”: querem ouvir do próprio Jesus essa afirmação, mas segundo Lucas não acusa de blasfêmia. - “O Filho do Homem estará sentado a direita do poder de Deus”. Lucas omite o “vereis”. Quer evitar a expectativa da Parusia.

 “És o filho de Deus” - Lucas é quem melhor define Cristo, como Filho de Deus, Cristo, Senhor, Filho do Homem. - Dois modelos: Profeta e Salvador.

Jesus diante de Pilatos (1º)  Acusações: “Encontramos essa homem subvertendo a nação, impedindo que se paguem os impostos a Cesar e pretendendo ser Cristo Rei”  Político: querendo ser Rei  Econômico: proibindo de pagar imposto – Lc antecipa essa acusação em 20, Encontra-se relatos em Mt.22,15-22 e Mc.12,13-17  Ideológico: subvertendo a nação.

 “És tu o Rei dos Judeus?  “Tu o dizes”  Jesus não confirma respondendo sim ou não, mas através da pergunta de Pilatos.

Jesus perante Herodes  Somente Lucas relata o envio para ser interrogado por Herodes  Encontra-se relatos de Jesus falando sobre Herodes em: Mt.14,1-2; Mc.4,14-16 e Lc.9,7- 9  Curiosidade de Herodes  Jesus de cala: denuncia a falsidade do julgamento o qual estava sendo submetido.  Herodes e Pilatos se tornam amigos para destruir o Ungido de Deus.

Jesus diante de Pilatos (2º)  Pilatos convoca o povo: (somente Lucas relata isso) - Problema de leitura de Lucas, pois o povo não podia entrar no local do julgamento. - Atribuído o termo “povo” para os sacerdotes, anciãos e doutores da lei. - Para comprovar que ele afirmava a inocência de Jesus - Que houve participação do povo na condenação de Jesus e com isso tirar a responsabilidade de si e do poder romano. (volta em At.2,23)

 Pilatos declara a inocência de Jesus. Então porque condenou Jesus?  Qual a real participação de cada personagem na condenação de Jesus?  O povo, qual a sua participação e porque crucificar a quem seguiam?  Libertação de um preso: - “Solta-nos Barrabás” (At.3,13-14) - Porque foi apresentado somente Barrabás? E os outros que foram crucificados com Jesus? - Qual a origem disso?

 Declaração da inocência de Jesus 3 vezes: alusão a negação de Pedro.  Lucas não relata a decisão de Pilatos, confirmando a pena de morte, mas entregou para que fosse feito a vontade deles.  O interrogatório, condenação é feita por todos, não aparece a figura individual de ninguém, ou melhor, Lucas não mostra isso.