I GUERRA MUNDIAL 1914 - 1918. Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
Advertisements

I GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1 - Antecedentes/causas:
A Primeira Guerra Mundial
HISTÓRIA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
Primeira Guerra Mundial
A primeira Guerra Mundial
GUERRA E REVOLUÇÃO: NOVOS RUMOS DO MUNDO
Primeira Guerra Mundial
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
A 1ª Guerra Mundial
SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,
A Europa À BEIRA DA GUERRA
Colégio Mafrense PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial.
PROFESSOR: RONALDO MOURA LEAL
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
A Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa
O choque de Imperialismos
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 –1918)
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
A Primeira Guerra Mundial ( )
ATUALIDADES 1ª Guerra Mundial 1914 – 2014 : 100 ANOS DO INÍCIO DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
IMPERIALISMO.
EUROPA.
A Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) A Guerra Para Findar Todas as Guerras
1ª Guerra Mundial 1ª Guerra Mundial.
1ª Guerra Mundial O fim da Belle Époque.
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
Primeira Guerra Mundial
Apogeu e declínio da influência europeia
Desenvolvimento tecnológico
I Guerra Mundial Antecedentes/causas: Disputas imperialistas (principal): A partir de 1870 a unificação da Itália e da Alemanha, começou.
A primeira Guerra Mundial
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ). A PREPARAÇÃO DO CONFLITO As rivalidades imperialistas; A Paz Armada versus a Belle Époque; A Questão das Nacionalidades.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
A Primeira Guerra Mundial
A Grande Guerra Ap. 3 – F2 – M18/19 – Págs. 296 à 305.
A Grande Guerra Ap. 3 – F2 – M18/19 – Págs. 296 à 305.
Transcrição da apresentação:

I GUERRA MUNDIAL

Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre 1870 e 1914.

Causas: Imperialismo: disputa por territórios coloniais entre países europeus.

Rivalidades: revanchismo francês ( a França havia perdido no final do século XIX a região da Alsácia-Lorena na Guerra Franco Prussiana para a Alemanha).

Política de Alianças: agrupamento de países em dois blocos: a Tríplice Aliança ( Império Austro-Húngaro, Itália e Alemanha) e a Tríplice Entente ( Rússia, Inglaterra e França).

Paz armada: expectativa de guerra. Nacionalismos: pangermanismo (união dos povos germânicos) e pan-eslavismo (união dos povos eslavos: Rússia e Sérvia).

Estopim: Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, por um jovem da organização sérvia mão-negra, contrária a influencia da Áustria-Hungria nos Bálcãs. A Áustria- Hungria havia conquistado a Bósnia, disputada também pela Sérvia. A Áustria-Hungria não aceitou as medidas tomadas pelo governo sérvio em relação ao crime e em 28 de julho de 1914 invadiu a Sérvia. A Rússia que era aliada da Sérvia também se mobilizou. A Alemanha declarou guerra a Rússia e formou-se o cenário para a guerra.

Etapas: Primeira etapa: 1914, movimentação dos exércitos.

Segunda etapa: 1915 e 1916, guerra de trincheiras. Em 1915 a Itália deixa a Tríplice Aliança e passa para o lado da Inglaterra e França.

Terceira etapa: a Rússia se retira da guerra em razão da Revolução Russa e os EUA entram ao lado da Tríplice Entente, fortalecendo-a e definindo a guerra.

Tratado de Versalhes: Assinado ( imposto pelas nações vencedoras) pela Alemanha. Através deste, a Alemanha foi declarada culpada pela guerra, perdeu territórios, deveria indenizar as nações vencedoras e reduzir seus efetivos (exército) e armamento bélico.

Consequências: EUA saíram como potência econômica mundial. Surgiram dois países: Tchecoslováquia e Iugoslávia. Morte de aproximadamente 10 milhões de pessoas e 20 milhões de feridos. Criação da Liga das Nações, voltada à manutenção da paz mundial.