1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Advertisements

Indução Eletromagnética
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
ELETROSTÁTICA parte 1.
ELETROSTÁTICA parte 2.
ELETRODINÂMICA.
Correção prova cumulativa
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Indução Eletromagnética
Eletrostática. Professor:Antenor
Eletrostática: carga elétrica
Corrente elétrica.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
ELETRICIDADE (2) Prof. Cesário.
Processos de eletrização
Electricidade vs Perigo?
Eletrostática Eletricidade.
Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA.
CORRENTE ELÉTRICA.
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
É propriedade de certas partículas;
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
Eletrostática Eletricidade.
GERADORES P I L H A Geradores
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Indução Eletromagnética
Associações de resistores
ELETROSTÁTICA.
Exercícios Conservação
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletrodinâmica.
Corrente elétrica contínua e alternada.
Col. Est. Amyntas de Barros PROFESSOR: ADEMIR AMARAL
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
RESISTORES EM PARALELO
Eletricidade 1. Eletrostática.
ELETRICIDADE Carga elétrica Partículas elementares Corpo Eletrizado Neutro Positivo Negativo Princípios da Eletrostática Atração e repulsão Conservação.
1. No circuito anterior, os geradores são ideais
Professor: Marivaldo Mendonça
ENERGIA ACUMULADA NUM CONDENSADOR CARREGADO
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
ELETROSTÁTICA.
NR 10 - Instalações E Serviços Em Eletricidade
1. Uma partícula que realiza movimento retilíneo uniformemente variado tem seu gráfico, s × t, representado ao lado. Determine o módulo da velocidade inicial:
Eletromagnetismo – Aula 5
1. Na figura estão representados, num plano cartesiano, os gráficos posição × tempo do movimento de dois móveis, A e B, que percorrem a mesma reta. Se.
Condutores Esféricos e Pontiagudos
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
6.3 Eletricidade e segurança
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
II. Resistência elétrica
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum dano. Qual das alternativas indica uma explicação correta para o fato? a) A diferença de potencial elétrico entre os dois pontos de apoio do pássaro no fio (pontos A e B) é muito elevada b) A resistência elétrica do corpo do pássaro é praticamente nula. c) A diferença de potencial elétrico entre os dois pontos de apoio do pássaro no fio (pontos A e B) é quase nula.. d) O corpo do passarinho é um bom condutor de corrente elétrica. e) A corrente elétrica que circula nos fios de alta tensão é muito baixa.

2. Num livro de eletricidade você encontra três informações: a primeira afirma que isolantes são corpos que não permitem a passagem da corrente elétrica; a segunda afirma que o ar é isolante e a terceira afirma que, em média, um raio se constitui de uma descarga elétrica correspondente a uma corrente de 10000 ampères que atravessa o ar e desloca, da nuvem à Terra, cerca de 20 coulombs. Pode-se concluir que essas três informações são a) coerentes, e que o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica é de 0,002 s. b) coerentes, e que o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica é de 2,0 s. c) conflitantes, e que o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica é de 2,0 s. d) conflitantes, e que não é possível avaliar o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica. e) conflitantes, e que o intervalo de tempo médio de uma descarga elétrica é de 0,002 s.

3. Três corpos X, Y e Z estão eletrizados 3. Três corpos X, Y e Z estão eletrizados. Se X atrai Y e este repele Z, podemos afirmar que certamente: a) X e Z têm cargas de sinais diferentes b) X e Y têm cargas positivas. c)Y e Z têm cargas negativas. d) X e Z têm cargas de mesmo sinal. e) Y e Z têm cargas positivas.

4. Uma esfera condutora A, de peso P, eletrizada positivamente, é presa por um fio isolante que passa por uma roldana. A esfera A se aproxima, com velocidade constante, de uma esfera B, idêntica à anterior, mas neutra e isolada. A esfera A toca em B e, em seguida, é puxada para cima, com velocidade também constante. Quando A passa pelo ponto M a tração no fio é T1 na descida e T2 na subida. Podemos afirmar que: a) T2 < P < T1 b) T1 < P < T2 c) T2 < T1 < P d) P < T1 < T2 e) T1 < T2 < P

5. O circuito representado na figura foi projetado para medir a resistência elétrica RH do corpo de um homem. Para tanto, em pé e descalço sobre uma placa de resistência elétrica RP = 1,0 MΩ, o homem segura com uma das mãos a ponta de um fio, fechando o circuito. O circuito é alimentado por uma bateria ideal de 30 V, ligada a um resistor auxiliar RA = 1,0 MΩ, em paralelo com um voltímetro ideal. A resistência elétrica dos demais componentes do circuito é desprezível. Fechado o circuito, o voltímetro passa a marcar queda de potencial de 10 V. Pode-se concluir que a resistência elétrica RH do homem, em MΩ, é: Dado: 1 MΩ = 106 Ω

6. Uma pequena esfera condutora, isolada eletricamente, é carregada com uma quantidade de carga Q. Em seguida essa esfera é aterrada através de um resistor de 0,25 . A carga da esfera é descarregada em 0,5 s através da resistência, que dissipa uma potência de 0,5 W. A carga Q, em coulombs, vale: