Implantação de unidade de tratamento físico-químico para remoção de fósforo no efluente da ETE CIVIT II Autores: João Luis Creto Binda Juliane Giacomin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pós-graduação lato sensu em Saneamento e Meio Ambiente
Advertisements

Remoção de Nutrientes em Sistema de Lodos Ativados
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
BACIA DO RIO PARAOPEBA. BACIA DO RIO PARAOPEBA.
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Profa. Dra. Gersina N. da Rocha Carmo Junior
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
TRATAMENTO DE ESGOTO Tratamento preliminar Tratamento Primário
ETE Ponta Negra Localização: Rota do Sol, no município de Natal;
LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Tratamento de Águas Residuárias
EQUALIZAÇÃO DE RESÍDUOS
EFLUENTES INDUSTRIAIS NO SISTEMA DE ESGOTO
ETE: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
PROJETO AMBIENTAL INTEGRADO II
Estudo preliminar da utilização de filtros plantados com macrófitas (constructed wetlands) no tratamento de águas de drenagem urbana no municipio de Florianópolis/SC.
TENDÊNCIAS E DEBATES I - TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Tecnologias de Tratamento de Esgoto. Um Breve Comparativo
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Engenheiro civil Plinio Tomaz
Cefet-Ba Edital 02/2008 Área: Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Simões Filho Ponto 9: Tratamento Biológico de Efluentes Industriais Candidata: Ângela.
TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE ESGOTOS
Tratamento de águas residuárias
Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário
Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE UBERLÂNDIA
Esgotos Planeta Água: poluição
Tratamento de Esgotos Processo Anaeróbio.
Sub-Grupo UGL’s Acolher contribuições das empresas operadoras para a permanente melhoria das questões técnicas e operacionais. Avaliar a proposição de.
Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR
Cálculo da carga de DBO Um matadouro que abate 100 Cab/Bov/Dia e 30 Cab/suino/Dia produz: Carga Bovina: 7 kg de DBO/Cab/Dia 1 Bov ~ 2,5 Suínos a) Carga.
Lagoas Facultativas: Dimensionamento
Professora Luana Bacellar
REMOÇÃO DA COR DE CHORUME COM O EMPREGO DE COAGULANTES NATURAIS
Parâmetros - Qualidade de Água
Alternativas para Tratamento de Águas Residuárias
COM. COM E, para preservar, a natureza nos ensina.
Porque devemos nos preocupar com o tratamento do esgoto?
 Quando você abre uma torneira de pia ou de chuveiro, ou aciona a descarga, está iniciando a formação de esgotos.  A maior parte dos esgotos domésticos,
SISTEMAS DE TRATAMENTO
Estação de tratamento de água Prof: CLEVERSON
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
REUSO DE EFLUENTES DE VEÍCULOS EM LAVA JATO
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial
Tratamento Primário Ilustrações. A  Líquido limpo. B  Região de concentração constante. C  Região de concentração variável. D  Região de compactação.
Nutrientes Óleos e graxas.
Dragagem de Sedimentos Contaminados
SOLUÇÕES EM ENGENHARIA, SANEAMENO E MEIO AMBIENTE A LUSCHI é líder nacional de mercado em dragagem, destaca-se pela sua expertise técnica.
IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO MÓVEL PARA SISTEMAS PROVISÓRIOS NA SANASA Autores: José Gabriel Aboin Gomes Camargo Luis Gustavo Alves de.
Tratamento de efluentes por processos biológicos:
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
ESTUDO SOBRE APLICAÇÃO DE ORTOPOLIFOSFATO DE SÓDIO COMO AGENTE DESINCRUSTANTE
Elaboração de Estudos e Projetos com Ênfase em Analise Operacional em Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) Chrysthian Santiago de Araujo; Dieyner Souza;
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Proteção do meio ambiente.
ACOMPANHAMENTO DA MEDIÇÃO NA ETE PIÇARRÃO DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Maria Roseli Pires Ribeiro Deverson Simioni
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SEPARADOR ABSOLUTO
ESCUMAS EM REATORES UASB, PRÁTICAS OPERACIONAIS E MELHORIAS INDICADAS PARA SUA REMOÇÃO, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL OTÁVIO SPERCHI HENRIQUE ENGENHEIRO.
Metodologia de definição dos consumidores atendidos com o tratamento de esgoto de Campinas/SP XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De.
Sistemas de Esgotos Sanitários
Avaliação da remoção de fósforo do efluente de uma lagoa facultativa Autores: Juliane Giacomin Luciana Canuto Unidade: M-DOE Chefia imediata: Fernando.
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Oxigênio Dissolvido em Águas
FILTROS BIOLÓGICOS AERÓBIOS
CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS ORGÂNICOS
ASSEMAE MAIO Tecnologia desenvolvida no Japão. Mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento Mais de 200 estações de tratamento Motivadores : Falta.
CONCEPÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS.
Transcrição da apresentação:

Implantação de unidade de tratamento físico-químico para remoção de fósforo no efluente da ETE CIVIT II Autores: João Luis Creto Binda Juliane Giacomin Bof Ovani Luciana da Silva Canuto Unidade: M-DOE Chefia imediata: Fernando R. M. Baptista

Oportunidade percebida ETE CIVIT II: Início de operação: 1986 (operava como lagoa anaeróbia seguida de facultativa) Obras de melhorias (2010): novo tratamento preliminar e de lagoa de maturação com filtro de pedra, remoção de lodo de uma das lagoas anaeróbias e instalação de aeradores. Lagoa de maturação e filtro de pedra

Oportunidade percebida Histórico Jun/2009: Estudo sobre a Lagoa Maringá da SEMMA/PMS - apontou CESAN como único responsável pelo crescimento das macrófitas aquáticas na lagoa.

Oportunidade percebida Histórico (cont.) Ago/2009: como resposta ao Diagnóstico apresentado pela SEMMA/PMS, a equipe técnica da Cesan realizou campanha em 11 pontos ao longo, e concluiu, através de análises físico-químicas, que existem diversas contribuições difusas de esgoto bruto e industrial ao longo das margens e tributários contribuintes da Lagoa Maringá.

Oportunidade percebida Histórico (cont.) Out/2009: Convênio nº 016/2009 com PMS. CESAN assumiu compromisso de realizar limpeza na lagoa Maringá e aplicar um produto chamado Phoslock para reduzir as concentrações de fósforo na própria lagoa. Jun/2010: Início dos serviços de remoção, transporte e disposição da vegetação superficial da lagoa Maringá. Dez/2010: Devido problemas para compra do Phoslock. Decidiu-se aplicar coagulante na ETE, para reduzir as concentrações de fósforo no efluente da estação.

Solução adotada Serviço de Remoção, desidratação e destinação final das macrófitas presentes na superfície da lagoa Maringá. De Junho 2010 a janeiro 2011 foram retirados m 3 de macrófitas aquáticas.

Solução adotada Fotos do serviço de remoção da macrófitas aquáticas.

Solução adotada Objetivo: Implantar unidade de tratamento físico-químico no efluente da lagoa facultativa para reduzir as concentrações de fósforo no efluente final da ETE CIVIT II. Em dez/10 foi implantado a unidade de tratamento físico- químico no efluente da lagoa facultativa.

Solução adotada Ensaios “Jar test” determinar tipo coagulante e dosagem; Montagem do equipamento: 2 tanques de fibra (3000L cada) Caixa com bóia para controle de nível Tubo perfurado para gotejamento do produto Coagulante: Sulfato de Alumínio Dosagem inicial 150 mg/L (uma semana), após 100mg/L. Monitoramento de fósforo total do efluente 1 vez por semana.

Solução adotada Fotos dos equipamentos instalados Caixa com bóia e tubo perfurado.Tanques de fibra, 3000 L cada.

Resultados Analíticos – Efluente Final Resultados e conclusão Data DBO mg O 2 /l EFIC. (%) DQO mg O 2 /l SST mg/l 20/09/ /10/ /11/ /12/ /02/ /03/ /04/ Início aplicação coagulante: 07 dez 10 Média do Valor de Fósforo (mg/L) Antes da aplicação de coagulante4,83 Após aplicação coagulante1,65

Efluente Final Resultados e conclusão Após aplicação. Antes da aplicação de coagulante.

Esperados e alcançados Resultados e conclusão Redução de fósforo no efluente final; Melhoria da eficiência de tratamento; Outorga de lançamento de efluente; Melhoria da qualidade da lagoa Maringá; Realização de visita técnica com especialistas da área de saneamento como: Prof. Drº Ricardo Franci e Prof. Maurício Pereira do Nascimento. Foi convidado o prof. Myndzenty José Garozi (UFES).

João Luiz C. Binda Obrigado!